
Após fazer a sua estreia oficial com “Step and a Step” em novembro de 2020, NiziU está de volta com o seu primeiro comeback. Para marcar o retorno, o grupo (de J-Pop / K-Pop) criado a partir de uma parceria entre a JYP Entertainment e a Sony Music Japan traz duas title tracks — “Take a Picture” e “Poppin’ Shakin'”.
O lançamento do terceiro miniálbum de Mako, Riku, Rima, Rio, Maya, Miihi, Mayuka, Ayaka e Nina ocorreu nesta quarta-feira, 7, e os MVs das duas músicas foram liberados de forma antecipada no YouTube. Vamos ver como foi a volta de NiziU? Vem comigo!
NiziU traz sonoridade divertida e visual colorido
Se você acompanha o grupo desde o pré-debut logo após o Nizi Project, sabe que o conceito por trás do nome remete às cores do arco-íris. Afinal, NiziU vem da palavra japonesa 虹 (niji), que significa arco-íris. Em março, foram reveladas inclusive as cores que representam cada membro. A distribuição ficou assim:
| Rima: vermelho | Mayuka: verde | Maya: roxo |
| Mako: laranja | Rio: azul claro | Miihi: rosa |
| Riku: amarelo | Nina: azul escuro | Ayaka: branco |
Por isso, trazer um visual colorido e uma sonoridade mais divertida se encaixa bem com o estilo NiziU de ser — um grupo de J-Pop com o treinamento dos grupos de K-Pop.
Em seus primeiros anos de carreira, o grupo Twice seguia essa mesma vibe colorida e divertida, com melodias vibrantes e cheias de energia, para ganhar espaço também no mercado japonês. A música pré-debut “Make You Happy” de NiziU já tinha essa fórmula. Depois veio “Step and a Step”, um pouco mais contido, já que o branco foi o grande destaque. Talvez para representar a estreia oficial.
No seu primeiro comeback, NiziU volta a apostar forte no visual colorido nas duas title tracks — “Take a Picture” e “Poppin’ Shakin”’ — e na mesma sonoridade divertida com uma melodia chiclete de “Make You Happy”. Assim que você assistir os MVs, entenderá o que quero dizer.
Comeback tem miniálbum com duas title tracks

Se a gente contar todos os lançamentos de NiziU, incluindo o pré-debut, “Take a Picture / Poppin’ Shakin'” é o terceiro miniálbum do grupo e o segundo single desde o debut oficial. Seguindo o mesmo modelo adotado pela IU no álbum LILAC, NiziU traz duas faixas-título para marcar o seu primeiro comeback, além de mais uma música inédita “I AM”, bem como as suas versões instrumentais.
A title track “Take a Picture” foi revelada antes, inclusive como música de um comercial da Coca-Cola no Japão. Tanto o MV quanto o single digital chegaram no dia 29 de março. Pouco mais de uma semana depois, foi a vez de “Poppin’ Shakin'” ganhar os holofotes. A segunda title track foi utilizada para divulgar o app NiziU LAB — uma parceria com a SoftBank para mostrar uma performance cheia de recursos tecnológicos (VR, AR e FR).
O single de estreia, “Step and a Step” ficou em primeiro lugar na Oricon, parada musical que faz um ranqueamento das músicas mais vendidas no Japão. Foram mais de 300 mil cópias vendidas na primeira semana do lançamento. Além disso, as meninas também alcançaram o topo da Billboard no Japão. Elas estão com tudo, hein?
“Take a Picture”
“Take a Picture” tem uma vibe bem astral para cima, seguindo a fórmula daquele pop agudo, fofo, açucarado e divertido, que logo vicia. E a melodia pode pegar, mesmo contra a sua vontade. Está no DNA dela colar, assim como “Make You Happy” e “Step and a Step”.
Por falar nisso, o arranjo musical destaca um sentimento de euforia, com linhas vocais sempre puxando para cima. No entanto, a música parece deixar alguns ganchos soltos. Tem momentos em que uma nota mais alta começa a ganhar corpo para logo voltar para um tom mais baixo (e até desalinhado), sem mais nem menos.
Essa sonoridade não me agradou muito, já que meio que passa a sensação de desgaste. E o som dos flashes cada vez que entra o “Take a Picture” cansam com o tempo.





O rap da dupla Rima e Mayuka, por sua vez, deixou uma boa impressão, encaixou bem e não ficou deslocado para o tipo de música. A coreografia, para mim, é o ponto forte, com movimentos que podem facilmente viralizar, com influência de Itzy em alguns momentos (“Wannabe” feelings). Destaque para a dança com os números e os gestos que simulam uma foto sendo tirada cada vez que entra o “Take a Picture”. O MV, no geral, é divertido de ver.
Já o Dance Practice foi lançado um dia antes da chegada do álbum em uma quadra de basquete toda estilizada e com boa iluminação, criando um ar intimista para a performance. Ficou bem produzido!
“Take a Picture” é o tipo de canção que preciso ouvir mais algumas vezes para saber se gostei ou não. À primeira ouvida, não me conquistou.
“Poppin’ Shakin'”
“Poppin’ Shakin'” tem a mesma sonoridade de pop chiclete que ouvimos em “Take a Picture”, mas mais próxima de “Make You Happy”. Se a primeira title track colou, espere para sentir os efeitos de “Poppin’ Shakin'”, que pode ser ainda mais viciante pela combinação da batida pop e sintetizadores, especialmente no refrão. Lembra um pouco o estilo de “Dance the Night Away” do Twice. “La la la la la la la…” pra cá. “Feel it up, Feel it up, Feel it up! Need your love!” pra lá. As repetições logo se transformam em um mantra.
Quando vi vídeos do TikTok com o point dance (principais movimentos da coreografia) da música, o refrão já ficou na minha cabeça. A coreografia também, pois lembra o clássico “Embalos de Sábado à Noite”. O MV, aliás, é ainda mais colorido e divertido de ver, combinando bem como a sonoridade de “Poppin’ Shakin'”.



Ver a Rima abrindo a música logo depois da primeira rodada de “la la la la la la la…” foi uma boa surpresa. A melodia vocal casou bem com o arranjo, seguindo com a Nina e a Miihi logo depois. Também gostei do “welcome to the stage” na voz da Ayaka. O rap da Rima nunca decepciona, senti falta apenas da participação da Mayuka, já que ela ficou mais na linha vocal dessa vez.



Por mais viciante que o som seja, também não foi um dos meus trabalhos preferidos de NiziU. Inclusive, acho “Beyond the Rainbow” e “Boom Boom Boom” — ambos singles do pré-debut — mais fortes em termos de sonoridade (ao menos para o meu estilo musical). Mesmo assim, a música tem os seus méritos e traz uma pegada mais comercial do que “Take a Picture”.
“I AM”
Por fim, “I AM” é o último single inédito, que foi mantido em segredo até pouco antes do lançamento do álbum. O som é um pouco mais maduro que as duas faixas-título e me lembrou o estilo de “Boom Boom Boom” e “Sweet Bomb” em algumas partes. Também parece com outra música que eu conheço, mas não consegui reconhecer. O destaque principal fica por conta da letra “I like to be who I am…” sobre gostar de ser quem você é.
Embora “Poppin’ Shakin'” tenha me conquistado um pouco mais que “Take a Picture”, ainda não estou 100% na vibe a música. A sensação é parecida com o que senti ao ouvir “Black Mamba” do aespa pela primeira vez. Até agora, “I AM” é forte candidata a se tornar uma das minhas preferidas com o tempo. Por mais que eu goste de NiziU, o primeiro comeback não foi tão marcante para mim. Agora é esperar para ver os próximos passos de Mako, Riku, Rima, Rio, Maya, Miihi, Mayuka, Ayaka e Nina.
Ainda não conhece o grupo? Então, deixo o convite para você acompanhar a trajetória de NiziU até o debut, com os primeiros singles no Nizi Project e o lançamento do 2º miniálbum.