K-Rock · Música

Gosta de K-Rock? Conheça a Rolling Quartz e o single de debut “Blaze”

Banda de K-Rock Rolling Quartz com Yeongeun, Areum, Jayoung, Iree e Hyunjung

O que eu vou trazer aqui hoje não é exatamente uma novidade, mas eu gostei bastante do que eu ouvi e sigo ouvindo em loop. Por isso, resolvi compartilhar com você. Depois de alguns covers como Dynamite (BTS), Bad Romance (Lady Gaga) e Shape of You (Ed Sheeran), Rolling Quartz fez o seu debut oficial em dezembro com o single “Blaze”.

A banda de K-Rock é formada por cinco amigas que se uniram bem ao estilo old school — combinando talento, determinação e os contatos certos (ou talvez um pouco de sorte). Jayoung, Iree, Hyunjung, Areum e Yeongeun chegaram com tudo, já apostando em um single autoral para estrear com o pé direito no palco. Longe dos holofotes do K-Pop, o quinteto começa a trilhar o seu próprio caminho em direção ao sucesso. Ainda não conhece? Então, vem comigo!

Quem é a banda Rolling Quartz?

Banda de K-Rock Rolling Quartz com Yeongeun, Areum, Jayoung, Iree e Hyunjung

Sempre gostei de rock, mas, até agora, não tinha me identificado muito com o gênero na Coreia do Sul. Minhas referências orientais vêm de bandas japonesas como Scandal e Stereopony (também formado por meninas), além de nomes clássicos da cena do J-Rock — Gackt, Malice Mizer, X Japan, L’Arc~en~Ciel, Dir En Grey. Algumas já saíram de cena, mas continuam na minha playlist.

Lembra quando eu disse que a Rolling Quartz não era bem uma novidade? Pois a banda foi formada no final de 2019 pela Rolling Star Entertainment e começou as suas atividades no início de 2020. As cinco amigas — Jayoung, Iree, Hyunjung, Areum e Yeongeun — participaram de lives, gravaram demos (incluindo “Delight”, “Rock and Roll Paradise” e “Blaze”), fizeram uma collab com a dupla de produtores 015B (parte do projeto “New Edition”) e apresentaram alguns covers ao longo do ano. Todas as músicas estão disponíveis no canal oficial da banda no YouTube

Antes da estreia, a banda ainda divulgou o nome do seu fandom, escolhido por meio de uma votação entre os fãs: “Diadem”. No dia 30 de dezembro, enfim, saiu o debut oficial com o single “Blaze”. Além da versão final, a música também ganhou um MV, que contabilizou mais de 300 mil visualizações em três semanas. Um volume relativamente expressivo para quem está começando, de certa forma. 

Single “Blaze”

Antes de falar do single que marcou o debut oficial, quero compartilhar rapidamente a minha opinião sobre as outras músicas da Rolling Quartz. O que você achou das demos “Delight” e “Rock and Roll Paradise”? Eu gostei mais da sonoridade da segunda música, mas não achei nenhuma delas tão comercial quanto a “Blaze”. 

A que mais me agradou, embora tenha uma melodia suave, sem pender tanto para o rock clássico, foi a collab “Random” para o projeto “New Edition”. O som mostra um outro lado da banda, que contrasta bastante com todas as demos. Tem um tom mais melódico, embalado por uma balada que se intensifica conforme a música avança. Se quiser ir além e explorar o potencial musical das meninas, confira os covers da Rolling Quartz, passando por BTS, Lady Gaga, Paramore, Ed Sheeran e até a abertura do anime Shaman King (“Northern Lights”) — que aliás tem remake marcado para chegar em abril deste ano.

Banda de K-Rock Rolling Quartz com Yeongeun, Areum, Jayoung, Iree e Hyunjung

O que falar de “Blaze” então? O single marca a estreia autoral da Rolling Quartz, já que teve a participação das meninas na letra, composição, arranjo e produção musical como um todo. “Delight” e “Rock and Roll Paradise” também são músicas próprias, mas além de sinalizar o debut oficial, “Blaze” é quase uma biografia do momento atual da banda. 

 "I feel complete confidence
 Keep on going, just watch
 There’s nothing that can't be achieved..." 

A letra fala sobre a inspiração para seguir em frente com confiança. Afinal, não há nada que não possa ser alcançado. Já o arranjo traz uma batida rápida, com uma bateria firme, um baixo marcante e uma guitarra de impor respeito. Sem contar o vocal, que entra com tudo para acompanhar a sonoridade forte, energizante e cheia de personalidade. Prepare-se para deixar a música em loop infinito. É quase impossível ouvir uma vez só. 🙂

Quem são as meninas da banda?

Banda de K-Rock Rolling Quartz com Yeongeun, Areum, Jayoung, Iree e Hyunjung

A banda Rolling Quartz é formada por cinco amigas, tendo a Jayoung no vocal, Iree e Hyunjung na guitarra, Areum no baixo e Yeongeun na bateria. Sem a mesma popularidade do K-Pop, o K-Rock ainda não tem tanto peso na Coreia do Sul, ainda mais quando falamos de uma banda composta apenas por meninas. Além disso, o gênero segue os moldes da indústria tradicional, com foco em instrumentos musicais, deixando a coreografia de lado. 

A produção visual, no entanto, não fica para trás. Ao ver as apresentações da banda, você vai entender um pouco melhor o que eu quero dizer. Parece até ter mais liberdade, já que as meninas têm tatuagens à mostra, piercings e até mesmo contas pessoais no Instagram. Algo que não costumamos ver no K-Pop. Apesar da participação em lives desde 2019, ainda não há tantas informações sobre a banda na web. Por isso, reuni aqui um pouco do que eu encontrei sobre cada integrante. Vem comigo!

JAYOUNG

Jayoung, vocalista da banda de K-Rock Rolling Quartz

Park Ja Young (박자영) é a vocalista principal da Rolling Quartz. De acordo com o Kprofiles.com, ela tem 23 anos (27 de outubro de 1996), é vocal coach (treinadora vocal) e sabe fazer rap. Além do coreano, Jayoung também fala inglês. Gosta do anime Sailor Moon e é fã de SHINee, IU e Chung Ha. Tem bom gosto, né?

IREE

Iree, guitarrista da banda de K-Rock Rolling Quartz

Iree (아이리) é uma das guitarristas da banda. Por enquanto, pouco se sabe sobre ela. Uma das curiosidades é que ela tem três gatos, ou seja, é uma legítima mãe de gatíneos. Iree fala inglês e japonês, além de estar aprendendo árabe e saber ler russo. Já reparou no sorriso dela? É tanto carisma que chega a contagiar!

HYUNJUNG

Hyunjung, guitarrista da banda de K-Rock Rolling Quartz

Assim como Iree, Choi Hyunjung (최현정) também é guitarrista e a “maknae” (mais nova) da banda. Embora tenha a mesma idade da vocalista Jayoung, faz aniversário alguns dias depois (31 de outubro de 1996). Entre as informações disponíveis sobre ela, Hyunjung tem tatuagem em forma de diamante na mão e gosta de postar covers em seu canal no YouTube.

AREUM

Areum, baixista da banda de K-Rock Rolling Quartz

Kim Areum (김아름) completa o time dos instrumentos de corda como a baixista da Rolling Quartz. Ela tem várias tatoos e piercings pelo corpo, além de constantemente adotar aquele visual mais clássico (e dark) do rock n’roll. Areum é ex-integrante do REDDOT, gosta de postar cover de dança no YouTube e é fluente em japonês. 

YEONGEUN

Yeongeun, baterista da banda de K-Rock Rolling Quartz

Por fim, Im Yeongeun (임영 은) é a baterista da Rolling Quartz. Formanda em música prática e bateria na Seoul Performing Arts High School, Yeongeun gosta de postar covers solo e da banda em seu canal no YouTube. Seu visual lembra o de uma boneca, não acha? Delicada e com o cabelo cor de rosa ou roxo em diversas fotos do seu Instagram. 

Mesmo que a Rolling Quartz não seja exatamente uma novidade, para mim foi uma surpresa boa. Eu descobri a banda recentemente, após ouvir o single do debut oficial e acompanhar as primeiras aparições na TV — estreia no M! Countdown em fevereiro e algumas participações no programa Simply K-Pop (Arirang TV). Além da música — que lembra muito a sonoridade do J-Rock — é bom poder ver o gênero ganhando força na Coreia do Sul, em uma cena onde o K-Pop domina e ainda não tem muitos holofotes voltados para o K-Rock. Sem contar que vemos poucas bandas com meninas se destacando dessa forma. Espero que com “Blaze”, a RQ consiga trazer mais visibilidade para o rock coreano.

Curtiu o som da Rolling Quartz? Então, confira a playlist que eu preparei no YouTube com músicas na vibe rock n’roll oriental!

Deixe um comentário