
Todos os anos, no dia 8 de março, o Dia Internacional da Mulher é celebrado como forma de incentivar a igualdade de gênero. Para marcar a data e inspirar o seu dia, resolvi fazer uma lista com as 12 personagens femininas de animes que, de uma forma ou de outra, se destacaram. Afinal, a gente sabe quem tem muito fanservice por aí e contos de príncipes encantados prontos para o resgate.
A representatividade feminina vai além de “donzelas em perigo”. Também tem as mulheres protagonistas de suas próprias histórias, que correm atrás dos seus sonhos e enfrentam as adversidades na busca pelo seu destino. Confira a seleção que eu preparei e, ao final, deixe a sua opinião! Vamos lá?
1. Alice Zunberg (SAO)

Embora a escolha natural de muitos em Sword Art Online seja a Yuuki Asuna, eu resolvi ir contra a maré e incluir a Alice na lista. A Asuna é, de fato, uma das personagens femininas mais fortes quando falamos em protagonismo feminino e independência para cuidar de si mesma. O que me fez seguir com a Alice foi a complexidade da personagem, que se vê em meio a um dilema existencial — entre a Alice Zunberg da Aldeia Rulid e a cavaleira da integridade Alice Synthesis Thirty — e passa por uma jornada de autodescobrimento para encontrar a sua identidade.
Sem contar que Alice é a estrela do arco Alicization, uma guerreira nata e habilidosa, fiel aos seus princípios e às pessoas próximas a ela. Como se não bastasse, ainda é cheia de carisma. Não tem como não torcer pela personagem ao longo da saga.
2. Shihouin Yoruichi (Bleach)

Shihouin Yoruichi é uma personagem tão lendária quanto o próprio anime Bleach, que fez a sua estreia em 2004 e ainda hoje mantém a sua popularidade em alta. Ela era uma shinigami de alta patente na Soul Society e chegou a comandar a 2ª Divisão do Gotei 13 — grupo militar de elite, responsável por proteger a Soul Society de qualquer ameaça — e o Onmitsukidō — uma espécie de organização secreta.
Yoruichi abandonou ambas as posições para viver no Mundo Humano na forma de um gato (na maioria das vezes). Ela é independente, extremamente habilidosa no combate corpo a corpo e faz o que quer. Conhecida como “Deusa Relâmpago” por suas habilidades com o Shunpo — técnica para se deslocar em alta velocidade — ela surpreende até mesmo os capitães mais fortes do Gotei 13, como Byakuya e Soifon.
3. Tsunemori Akane (Psycho Pass)

Psycho Pass é um anime de 2012, que se passa em um cenário distópico, futurista e altamente dependente da tecnologia. Traz alguns questionamentos e pontos de vista interessantes, dignos de debate. Embora a animação tenha me surpreendido de forma positiva, a protagonista Tsunemori Akane também se sobressai. Ao sair da faculdade, ela se torna inspetora da Unidade 1 da Divisão de Investigação Criminal do Departamento de Segurança Pública.
Apesar de começar como novata pelo modo como Akane escolhe a profissão — com base nas possibilidades levantadas pelo Sistema Sybil e parecer até ingênua à primeira vista — ela se mostra apta ao cargo, inteligente e perspicaz, além de sempre confiar em seus instintos para fazer justiça. Uma de suas principais características é a forte capacidade mental e psicológica, que raramente se abala, mesmo diante das situações mais difíceis. Aos poucos, a personagem vai evoluindo e começa a questionar o que é justo até desvendar o que há por trás dessa misteriosa sociedade tecnológica que guia o Japão.
4. C.C. (Code Geass)

C.C. é uma das protagonistas do anime Code Geass, exibido em 2006. Se você gosta do gênero mecha, com uma pitada de drama, recomendo. De tempos em tempos, gosto de maratonar animes nesse estilo (Gundam Wing, Macross Frontier, Kuromukuro, Last Hope…). Mas de volta à personagem, C.C. — pronunciado como C2 — é um mistério, começando pelo seu verdadeiro nome que não é revelado na animação.
Ela tem uma personalidade bastante reservada, mantém uma visão prática e lógica do mundo, está sempre fazendo o que quer e age de forma independente, embora também atue ao lado de Lelouch pelo contrato de Geass. C.C. parece ter uma autoconfiança inabalável, o que a torna uma das personagens femininas mais populares e admiráveis. Apesar de seu humor por vezes sarcástico, ela é uma personagem leal aos seus princípios e, principalmente, ao Lelouch, com quem se importa profundamente (e do seu jeito) mesmo sem admitir.
5. Osaki Nana e Komatsu Nana (Nana)

Nana é um anime de 2006 e foi, para mim, um dos mais densos pela complexidade dos personagens e as camadas profundas que vão sendo reveladas conforme eles evoluem. A história traz duas protagonistas que compartilham o mesmo nome: a independente Osaki Nana que quer se tornar uma estrela do rock com a sua banda e a romântica Komatsu Nana que se apega facilmente às pessoas à sua volta.
Embora muito diferentes em personalidade, as protagonistas se ajudam como podem em suas vulnerabilidades e na busca por seus sonhos. Enquanto Osaki quer conquistar a fama sem usar privilégios, Komatsu quer se tornar mais independente e dona de si. Esse lado humano e frágil, que é mostrado para contextualizar a trajetória das duas Nanas, é o ponto alto do anime e também o que torna as personagens tão fortes e cativantes.
6. Hayasaka Yukari (Paradise Kiss)

Paradise Kiss, ou Parakiss, também foi uma grande referência para mim quando o anime foi lançado em 2005. Primeiro porque ele mergulha no universo da moda, trazendo um olhar dos bastidores. Além disso, a animação também resguarda um grau de complexidade, em especial quando acompanhamos o desenvolvimento da protagonista Hayasaka Yukari — carinhosamente apelidada de Caroline ao longo da trama. Ela é uma estudante esforçada, mas com uma vida, de certa forma, monótona e pacata. Tudo muda ao ser convidada para ser modelo da escola Yazawa Gakuen.
Mesmo contra a vontade dos pais, Yukari segue firme com o propósito de investir na carreira de modelo. A rigidez da mãe para focar nos estudos e o conturbado relacionamento com Koizumi Jōji contribuem para o seu desenvolvimento pessoal. Como modelo, Caroline encontra a liberdade que procurava, além de ganhar confiança para se dedicar aos desfiles e ir atrás do caminho escolhido por ela.
7. Nome Sheryl (Macross Frontier)

Tanto o anime Macross Frontier (2008) quanto a sequência Macross Frontier Movie: The Wings of Goodbye também me marcaram muito, tanto que cheguei a esboçar um review para extravasar o que senti quando vi, mas não consegui finalizar (ainda). Lembro que logo depois de assistir, fiquei com uma vontade imensa de ir para San Francisco, porque alguns cenários da Via Láctea e a missão de resgate em Alcatraz me lembravam a cidade. E agora que eu descobri o Macross Frontier Short Film: Labyrinth of Time, quem sabe eu consigo retomar, né?
De volta ao que importa, Sheryl é uma das melhores personagens femininas de animes para mim. Forte, madura, independente, determinada, dona de si e sabe o que quer. É o pacote completo em uma protagonista só. Conforme aprendemos sobre o passado da popular cantora — também conhecida como Fada Galáctica — a empatia por ela aumenta, assim como a torcida para que Sheryl fique com Saotome Alto.
8. Mogami Kyoko (Skip Beat)

Mogami Kyoko é, no mínimo, uma personagem interessante e que logo desperta o interesse de quem acompanha o anime Skip Beat (2008). A popularidade até rendeu uma adaptação em Taiwan com um dorama, que teve no elenco Siwon e Donghae (Super Junior). Seja como for, a principal mensagem que a protagonista quer passar é que até mesmo os sonhos mais inusitados podem se tornar reais.
No início, Kyoko era apenas uma fangirl dedicada ao idol e amigo de infância, Fuwa Shoutarou. Porém, ao perceber que ele não dá a mínima para ela, Kyoko resolve se vingar ao entrar na indústria do entretenimento. Essa nova vida, no entanto, serve para a personagem amadurecer, valorizar a si mesma e buscar uma carreira para chamar de sua. O mais legal é que ela acaba se identificando com a nova profissão, faz amizades e se aproxima de Tsuruga Ren.
9. Naegino Sora (Kaleido Star)

Quando pensei em escrever sobre personagens femininas dos animes, Naegino Sora foi um dos primeiros nomes que veio à tona. Kaleido Star (2003) é uma animação que eu ainda lembro com muito carinho, porque fala sobre a realização de sonhos. E também me remete muito ao mundo mágico do Cirque du Soleil. Naegino Sora é uma garota japonesa que viaja até os Estados Unidos para participar de uma audição e se unir ao Kaleido Stage, considerado o maior circo do mundo.
Até chegar aos holofotes, conquistar a confiança dos colegas e se tornar a estrela do palco, Sora passa por diversas provações. No entanto, uma de suas maiores características é não perder o entusiasmo mesmo diante das adversidades. Durante todo o anime, ela mantém uma atitude positiva e sempre focada em transformar o seu sonho em realidade.
10. Ayase Chihaya (Chihayafuru)

Ayase Chihaya é a personagem principal do anime Chihayafuru, lançado em 2011, e divide o protagonismo com os amigos Mashima Taichi e Wataya Arata. O que une o trio é o karuta, jogo de cartas japonês baseado na leitura de poemas. O objetivo é ouvir um trecho do poema, identificar a carta com a continuação e pegá-la antes. Em um jogo de agilidade, foco e precisão, vence quem conseguir pegar todas as cartas primeiro.
Não preciso nem dizer que o sonho da Ayase é se tornar a maior jogadora do Japão e do mundo, né? Entre os três, ela é a mais experiente, além de determinada a realizar o seu sonho e apaixonada pelo jogo. É um sentimento que contagia quem assiste o anime. Ela sempre quer aprender mais e enfrentar os oponentes mais fortes para evoluir constantemente e, assim, chegar cada vez mais perto do seu objetivo.
11. Saber e Tohsaka Rin (Fate Stay/Night)

Eu já fiz review aqui no blog de Fate Stay/Night e alguns de seus antecessores, mas agora quero duas protagonistas que se sobressaem. Não consegui escolher uma só, porque cada uma tem o seu motivo para brilhar. Saber é uma das minhas personagens femininas preferidas e sempre lembro dela — não sei se por mera coincidência ou inspiração — em outros animes, como Violet Evergarden, Fate/Apocrypha e SAO Alicization.
Saber é uma guerreira com princípios, que coloca os seus deveres acima de tudo e preza pela lealdade ao mago que a acompanha na jornada pelo Graal e aos seus propósitos. Seu verdadeiro nome é Arturia Pendragon, em alusão ao Rei Arthur que, embora seja considerado um homem na história, é apresentado como uma mulher no anime.
Tohsaka Rin tem uma personalidade oposta à de Saber, mas também é fiel aos seus ideais e busca o Graal como maga, ao lado de Archer. Desde criança, Rin estuda magia. Além de ser talentosa pela dedicação ao longo dos anos — que lhe deram a capacidade de manipular os cinco elementos — ela é esperta e altamente competitiva.
12. Kishu Arashi (X/1999)

Para fechar a lista de personagens femininas de animes, escolhi a sacerdotisa Arashi — um dos sete Dragões do Céu (ou Sete Selos) — de X/1999. Quando vi e li X, eu já me identifiquei com ela pela crença em seus ideais e pela determinação de defender aquilo em que acredita. Embora a sua trajetória em X/1999 não conte com um final tão feliz quanto eu gostaria, nem a sua personalidade (à primeira vista) mostre a sua verdadeira natureza, Arashi cumpre papel de protagonismo ao seguir o seu destino com coragem, mesmo sabendo o que iria acontecer mais à frente.
Começamos a conhecê-la mais a fundo a partir do seu relacionamento com Arisugawa Sorata, que também integra o time dos Dragões do Céu ao lado de Kamui. Arashi é uma personagem complexa, coberta pelas camadas do destino que a aguarda. Enquanto caminha em direção ao seu inevitável destino, ela também tenta ser uma mulher comum e apaixonada.
Sei que muitas personagens femininas de animes ficaram de fora da lista. Ao mesmo tempo, não queria deixar o post mais extenso do que já deixei. Ao fazer a minha seleção para o Dia Internacional da Mulher, tentei trazer aquelas que mais se sobressaíram de uma forma ou de outra. Seja pela personalidade, força de vontade ou evolução ao longo da trama, cada protagonista tem o seu próprio brilho, além de diferentes motivações para inspirar o seu dia.
Gostou da lista? Se identificou com alguma das personagens? Conte para mim aqui nos comentários qual protagonista você mais admira nos animes.