
Se o BTS Week no The Tonight Show mostrou performances épicas, a estreia no clássico MTV Unplugged (que chegou ao país com o nome de Acústico MTV) trouxe um cenário bem mais intimista. Além disso, foi a chance de ver “Blue & Grey” e “Telepathy” — ambas do álbum BE — pela primeira vez na voz de Suga, Jimin, Jin, Jungkook, V, RM e J-Hope. Para completar, o septeto fez um cover de “Fix You” da banda Coldplay. Eu reuni todas as músicas neste post. Assim, eu e você podemos ver e rever sempre que der vontade. Então, vem comigo!
BTS estreia no MTV Unplugged com performances intimistas
Desde antes do meu primeiro show do BTS — quando o grupo esteve aqui no Brasil em 2019 — eu acompanho as performances de Suga, Jimin, Jin, Jungkook, V, RM e J-Hope. A estreia no MTV Unplugged foi uma das mais intimistas e acolhedoras que eu já vi. Começou em uma sala colorida e cercada por arcade games para dar o clima de “Telepathy”. Depois, passou por um corredor com flores silvestres (eu me lembrei um pouco de FFVII, alguém mais?), grama e o reflexo da luz do sol na janela para “Blue & Grey”.
Então, foi a vez de um palco com luz baixa para apresentar o cover “Fix You” do Coldplay. Para encerrar, os idols foram acompanhados por uma banda e cenários que têm tudo a ver com a indústria musical. E o repertório foi fechado com “Life Goes On” e, claro, “Dynamite”.
As gravações aconteceram em Seul, na Coreia do Sul, seguindo o mesmo molde de outros programas internacionais em que os meninos apareceram como convidados.
Vale lembrar que o MTV Unplugged é um clássico no cenário musical, que existe desde 1989 e já recebeu grandes nomes como Nirvana, Aerosmith, Mariah Carey, Paul McCartney e por aí vai. O programa especial com o BTS foi ao ar no dia 23 de fevereiro (um dia depois do comeback do SHINee).
Setlist apresenta “Blue & Grey”, “Telepathy” e cover de Coldplay
Não apenas as performances, mas todo o setlist ganhou uma roupagem mais intimista no melhor clima acústico. Ao todo, foram cinco músicas. Todas fazem parte do álbum BE — lançado em novembro de 2020 — com recorde atrás de recorde. A exceção é o cover de “Fix You”, um hit de 2005 da banda Coldplay.
Telepathy
Em uma sala com jogos de arcade, visual retrô e colorido, Suga, Jimin, Jin, Jungkook, V, RM e J-Hope abriram o repertório com uma performance inédita. A música tem uma melodia animada e divertida, com inspiração no gênero disco-funk dos anos 80. Tanto a letra quanto a composição passaram pelas mãos do Suga. Todo o cenário e até mesmo a mensagem por trás do som fazem uma referência ao tempo na quarentena, buscando formas de entretenimento e de fugir da monotonia.
Blue & Grey
No lugar do cenário colorido e vibrante, a performance — também inédita — de “Blue & Grey” traz um visual mais sóbrio e sereno. Afinal, é uma balada pop com uma melodia mais introspectiva. Já a letra, escrita por V, representa a busca por um escape diante da ansiedade causada pela pandemia. Em um corredor vazio, cercado por flores silvestres e muito verde, com o reflexo do sol na janela ao fundo, os membros aparecem um a um, conforme as suas partes na música. É melancólico e poético!
Fix You (cover Coldplay)
Em um palco, cada membro é iluminado por holofotes individuais. Com ternos escuros e sentados, Suga, Jimin, Jin, Jungkook, V, RM e J-Hope estão prontos para o cover de “Fix You”. Mesclando entre notas mais altas e uma linha de rap consistente, o BTS manteve uma apresentação bem próxima ao som original. Inclusive, com a música toda em inglês. E o grupo recebeu até feedback do Coldplay pelo Twitter, em coreano. O som foi escolhido pela mensagem de conforto que traz: “Lights will guide you home…”.
Life Goes On
Na reta final do repertório, foi a vez de “Life Goes On”. Sendo um dos maiores clássicos do álbum BE, assim como “Dynamite”, não poderia ficar de fora, né? O cenário me lembrou muito o mood do disco, com as cortinas azuis, o clima caseiro e a banda para acompanhar. A melodia original já é gostosa e suave de ouvir. Cada vez que a música começa, parece fazer um carinho nos ouvidos. Não sei o porquê, mas sempre tenho vontade de ouvir quando não estou pensando em nada ou durante dias de chuva.
Dynamite
Para encerrar a participação no MTV Unplugged, a cereja do bolo ficou com um dos maiores hits do BTS: “Dynamite”. O cenário é similar ao de “Life Goes One”, mas com quadros de discos de platina e de ouro ao fundo, estatuetas de premiações e a banda, mais uma vez, para trazer uma nova cara à música que rendeu a primeira nomeação para o Grammy. O septeto usou ternos brancos brilhantes similares aos do MV de “Life Goes On”, na cena final. Mesmo na versão acústica, a música manteve o astral que a colocou no topo das paradas musicais.
Apesar das adversidades, parece que 2021 será um ano e tanto para o cenário do K-pop. Nesta semana, teve o retorno do SHINee e eu sigo por aqui no “play e repeat” do álbum “Don’t Call Me”. Teve a estreia do BTS no MTV Unplugged, tão épica quanto o BTS Week, mas de um jeito diferente. Há rumores de que Girl’s Generation (mais um xodó das minhas playlists) pode fazer um comeback com as oito integrantes pelos próximos meses. E logo mais tem o Grammy!
Por falar em novidades, qual é a que faz o seu coração bater mais forte? Para mim, foi a volta do SHINee e para você? Deixe aqui nos comentários!