
Para encerrar a série de posts especiais em comemoração ao Dia dos Namorados pelo mundo afora, eu preparei uma lista de animes românticos. Já passamos por uma playlist cheia de amor para inspirar o clima de romance e uma seleção de doramas para maratonar em boa companhia. Agora, vou compartilhar 7 sugestões de adaptações de mangás. Incluí nomes clássicos e um toque pessoal com algumas obras que eu, particularmente, gostei bastante. Então, prepare mais uma lista de #mustsee para dar check enquanto você conhece animes para rir, chorar e se apaixonar. Que uma nova maratona de romances comece!
1. Kimi Ni Todoke (2009 – 2011)
Episódios: 25 (1ª temporada) + 13 (2ª temporada)
Assim que pensei em escrever este post, o primeiro nome que me veio à cabeça foi “Kimi ni Todoke”. Se você já viu, sabe que não tem como começar uma seleção de animes românticos se não for por ele. Se você ainda não assistiu, entenderá depois. Em duas temporadas, o anime conta a história de Sawako Kuronuma. Apesar de sua aparência um pouco sombria (na visão de seus colegas), ela é extremamente meiga e gentil. A sua timidez, no entanto, faz com que Sawako não consiga se expressar direito.
As coisas começam a mudar quando Sawako conhece Kazehaya Shouta, um garoto popular e tão gentil quanto ela. É a primeira pessoa a conversar com ela sem se desculpar ou sair correndo. Com o desenrolar da história, uma linda história de amor floresce em meio a uma montanha-russa de emoções. Além de tocar os personagens, vai fazer você sorrir, chorar, torcer e deixar o seu coração bater mais forte. Em 2010, o anime ganhou um filme live-action com Haruma Miura e Mikako Tabe.
2. Kaichou wa Maid-Sama (2010)
Episódios: 26
Já pensou em um romance onde a protagonista é totalmente girl power? Pois é! A Ayuzawa Misaki é a presidente do conselho estudantil em um colégio predominantemente masculino. Ela é dedicada aos estudos e esportes, uma aluna exemplar, mas guarda um segredo. Quando Misaki tira o uniforme escolar, ela trabalha em um maid café para ajudar a família. É aqui que a história começa! Em um dia como outro qualquer (ou não), Takumi Usui, o garoto mais popular da escola descobre o seu segredo e usa isso para provocá-la sempre que tem a chance.
O que parece uma implicância no início é, na verdade, um amor prestes a florescer. Conforme o anime “Kaichou wa Maid-Sama” avança, situações divertidas tomam conta, enquanto Misaki também começa a se apaixonar por Usui. Um enxerga no outro alguém para compartilhar as suas fragilidades, dividir os seus problemas e apoiar as suas decisões.
3. Ao Haru Ride (2014)
Episódios: 12
Tenho um carinho muito especial por todos os animes que estou compartilhando aqui. “Ao Haru Ride” não é diferente. Gostei tanto que assim que terminei os 12 episódios, continuei a história pelo mangá. Isso porque a animação nos apresenta um final em aberto. Embora eu não seja muito fã de enredos inacabados, recomendo o anime pelo conjunto da obra. Depois você pode fazer o mesmo que eu e seguir o romance de Yoshioka Futaba e Tanaka Kou pelo mangá.
Então vamos ao anime! Você já reencontrou um amor de infância? Como foi a sensação? Mesmo sendo popular entre os meninos, Futaba guarda uma paixão de infância por Kou por não ter conseguido se confessar. Ao entrar no Ensino Médio, os dois se reencontram, mas Kou diz não sentir nada por ela agora. Será verdade? Só assistindo para saber, não é mesmo? Além do anime, “Ao Haru Ride” ganhou um filme em 2014.
4. Bokura Ga Ita (2006)
Episódios: 26
Entre os animes românticos, “Bokura Ga Ita” é um dos mais intensos. A conturbada história de amor entre Takahashi Nanami e Motoharu Yano passa por diversos altos e baixos, assim como os romances da vida real. A forma como o relacionamento deles é apresentado para nós, espectadores, desperta sorrisos, lágrimas, revolta, reconciliação, enfim, um mix de sentimentos, o que torna o anime um #mustsee.
Yano é o garoto mais popular da escola e vive cercado de boatos sobre os seus relacionamentos, enquanto Nanami (Nana) é uma garota cheia de entusiasmo e que, no início, acredita que ele é só mais um menino convencido. Com o desenrolar da história, Yano desenvolve uma forte paixão por Nana, mesmo tendo dificuldade para esquecer a sua ex-namorada. Entre idas e vindas, os dois começam a namorar, e Nana tenta entender mais a fundo o passado de Yano.
5. Special A (2008)
Episódios: 24
De alguma forma, “Special A” me lembra um pouco a vibe de “Kaichou wa Maid-Sama” por ter uma história leve e envolvente. É um anime divertido e com boas pitadas de romance entre Hanazono Hikari e o seu colega de classe Takishima Kei. Os dois são os melhores alunos da Hakusenkan, uma escola de elite. No início, para Hikari, Kei é o seu rival tanto na busca pelas melhores notas como nas competições esportivas. Para Kei, no entanto, Hikari é mais do que uma rival, colega de classe ou amiga, já que ele é apaixonado por ela.
O nome “Special A” se refere a uma turma especial na escola, formada por alunos talentosos e com inteligência acima da média. Mesmo que a história principal envolva o relacionamento entre Hikari e Kei, também conhecemos os outros membros da classe A. Com base em acontecimentos do passado, entendemos como cada um deles lida com o presente e influencia, de forma direta ou não, as vidas uns dos outros.
6. Karekano (1998)
Episódios: 26
“Kareshi Kanojo no Jijou”, popularmente conhecido como “Karekano” pode ser colocado na mesma lista de “Bokura Ga Ita”. O anime também traz o romance entre dois adolescentes de uma forma mais intensa, próxima da realidade, cheia de altos e baixos e sem rodeios. Os personagens principais são os estudantes mais populares do colegial, Miyazawa Yukino e Shouchirou Arima. No ambiente escolar, ambos são exemplares e aparentam ter vidas perfeitas. No entanto, quando tiram o uniforme, as máscaras caem e eles se mostram como realmente são.
Para ser o centro das atenções, Yukino adota uma postura de “rainha da vaidade”, mas em casa anda completamente desleixada (completamente o oposto da imagem escolar). Já Arima tem a imagem de um bom rapaz e não gosta de falar sobre o seu passado. A aproximação do casal acontece quando Arima, sem querer, descobre a verdadeira personalidade de Yukino. “Karekano” traz um romance próximo do real, sem perfeições demais e com estilos de vida que podem ser facilmente comparados com situações reais. Se gostar da densidade do anime, vale seguir a história no mangá, já que nem todos os volumes foram adaptados.
7. Romeo x Juliet (2007)
Episódios: 24
Para fechar a lista, resolvi incluir “Romeo x Juliet”. Afinal, quem não conhece a história de amor proibida entre duas famílias inimigas — Capuletos e Montéquios? Dos livros para as telas, o clássico de Shakespeare também recebeu uma adaptação em anime. A história de “Romeo x Juliet” se passa em um continente flutuante chamado Neo Verona, onde a família Montéquio derrotou a família Capuleto e tomou o poder.
Ainda criança, Juliet escapa e aprende a lutar a fim de derrubar o atual regime. Enquanto se prepara para o combate, ela conhece Romeo e os dois se apaixonam à primeira vista. Porém, um não sabe o passado do outro, já que Juliet esconde a sua identidade por trás do herói da revolução, Odin. Quando o casal descobre o que o destino reserva, será que o amor dos dois pode superar todas as barreiras? Sendo “Romeo x Juliet”, prepare os lenços, pois as lágrimas são inevitáveis.
Aqui encerro a minha lista de recomendações de animes românticos para você ver no Dia dos Namorados. É bastante coisa para maratonar de uma única vez, mas fica a dica para assistir sempre que tiver vontade de acrescentar um pouco de romance no seu dia, ao lado de pessoas especiais. De clássicos a histórias mais densas e leves, espero que aproveite a seleção para dar play, replay e se apaixonar.
Gostou da seleção de animes românticos? Vou deixar como sugestão a minha recomendação de mangás clássicos para incluir na sua lista de leitura.