
No embalo do Dia dos Namorados pelo mundo afora, trago o amor para você na forma de k-dramas românticos. Depois de ouvir aquela playlist cheia de love, nada como uma boa maratona para curtir a data ao lado de pessoas especiais, não é mesmo? Por isso, no segundo post inspirado no Valentine’s Day, tenho 7 sugestões de séries — das mais antigas e icônicas até um dos maiores hits no ano passado — para você colocar na sua lista de #mustsee. Então, apague as luzes (pode acender velas se quiser), reserve um cantinho no sofá e prepare a pipoca, pois a maratona vai começar. Vem comigo!
1. Crash Landing on You (2019)
Um dos k-dramas mais comentados — e também um dos mais assistidos — na Coreia do Sul e no mundo todo durante o ano passado foi “Crash Landing on You“. A série coreana fez a sua estreia no final de 2019, com 16 episódios, transmitidos pela tvN e Netflix. Ao longo da trama, conhecemos a história de amor entre Yoon Se-ri (Son Ye-jin), uma renomada empresária sul-coreana, e Ri Jeong-Hyeok (Hyun Bin), capitão das das Forças Armadas da Coreia do Norte.
O primeiro encontro — obra do acaso ou do destino — acontece em uma zona desmilitarizada entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. Quando Yoon Se-Ri faz um pouso forçado, Ri Jeong-Hyeok resolve ajudá-la a voltar para o seu país. Enquanto isso, um novo e improvável amor começa a desabrochar entre os dois.
2. Love 020 (2016)
De origem chinesa, “Love 020” é um dos meus k-dramas preferidos. Além de trazer romance com pitadas de comédia, a história incorpora elementos dos jogos online. Como boa gamer, incluí a série na minha lista assim que fiquei sabendo da existência dela. E quando terminei a maratona de 30 episódios, embalei no filme. É basicamente a mesma história, mas contada de uma forma mais sucinta e com outros atores.
Se você gosta da temática de games e k-dramas românticos, recomendo muito a série. Ela nos apresenta o apaixonante casal Bei Wei Wei (Zheng Shuang) e Xiao Nai (Yang Yang). Os dois são estudantes de Ciências da Computação. Wei Wei se destaca por sua beleza e boas notas, enquanto Xiao Nai se sobressai nos estudos e nos esportes.
O envolvimento do casal começa no popular jogo online “A Chinese Ghost Story”, onde muitos participantes se casam virtualmente para completar missões especiais. Depois que o avatar de Wei Wei (Luwei Weiwei) se separa de seu atual marido, o jogador número 1 Yixiao Naihe a pede em casamento no game. Ele é nada mais, nada menos que Xiao Nai. A partir daí, os dois criam uma forte conexão dentro e fora do jogo, enquanto o que sentem um pelo outro é colocado à prova o tempo todo. Atualmente, o k-drama está disponível na Netflix.
3. Love Rain (2012)

Assim como “Love 020”, tenho outro xodó na linha de comédia romântica para recomendar. Exibido em 2012 pela SBS, “Love Rain” retrata uma história de amor puro e inocente, que começa nos anos 70 e se estende até os dias atuais. Os primeiros episódios — de um total de 20 — traz o estudante de arte Seo In Ha (Jang Geun Suk) e a tímida Kim Yoon Hee (YoonA de Girl’s Generation). Os dois se apaixonam um pelo outro à primeira vista, mas o destino parece ter planos diferentes para eles. E, assim como a chuva, as emoções fluem e se transformam em lembranças de um amor que seu foi.
O tempo passa e, agora, cada um tem uma vida. Mas será que era para ser assim mesmo? Pois o destino — sem querer, querendo — reaproxima o casal, 40 anos depois, através de seus filhos (interpretados pelos mesmos atores). Seo Joon (filho de In Ha) é um fotógrafo com um temperamento bem difícil e um estilo de vida desregrado, enquanto Jung Ha Na (filha de Yoon Hee) é uma garota otimista e de bem com a vida.
Tal pais, tal filhos! Entre uma briga e outra, aos poucos, o jovem casal se apaixona. O que será que o destino reserva para os pais que se reencontram depois de tanto tempo e os filhos que seguem a mesma trilha e se apaixonam? O k-drama está disponível na plataforma Viki.
4. Secret Garden (2010)

Se além de romance, você gosta de acompanhar clássicos, então “Secret Garden” deve definitivamente estar na sua lista. O k-drama teve a sua estreia na emissora SBS em 2010, mas ainda é uma das principais referências em comédia romântica. Em 20 episódios, conhecemos a história de Kim Joo Won (Hyun Bin), um CEO diferente de qualquer outro, e Gil Ra Im (Ha Ji Won), uma dublê cheia de coragem.
Os dois se encontram meio que por acaso (ou por obra do destino) quando Joo Won confunde Ra Im com uma atriz famosa. Desde então, ele não consegue esquecê-la, mas não entende o porquê. Na tentativa de descobrir o que realmente sente, Joo Won se aproxima de Ra Im. Em meio a brigas, cenas bem divertidas (nunca vou esquecer a cena do beijo roubado), trocas de olhares intensas e a descoberta do amor, os dois acabam trocando de corpos. A partir daí, querendo ou não, o casal precisa ficar junto para descobrir o que está acontecendo.
Não preciso nem dizer que a série foi um sucesso em audiência, né? Não apenas pelo enredo, mas pela sintonia entre o elenco, especialmente o casal Joo Won e Ra Im. “Secret Garden” ganhou diversos prêmios, incluindo Melhor Drama. Aliás, foi aqui que eu conheci o Hyun Bin e, desde então, tenho acompanhado os seus trabalhos. O k-drama também está disponível na plataforma Viki.
5. Personal Taste (2010)

Na linha de desconhecidos que após conviver algum tempo juntos acabam se apaixonando, “Personal Taste” é um dos principais destaques entre os k-dramas. Se temos Hyun Bin em “Secret Garden”, aqui temos Lee Min-ho. Sem contar a Son Ye-jin, que atuou com Hyun Bin no hit “Crash Landing on You”. Exibida pela MBC em 2010, a série tem 16 episódios e foi inspirada no romance homônimo de Lee Se-in — publicado em 2007.
Em “Personal Taste”, Jin Ho (Lee Min-ho) é um arquiteto. De olho em um projeto importante, ele precisa reunir informações sobre uma casa histórica construída por seu pai. O problema é que Park Kaen-in (Son Ye-jin) mora lá. Ela é uma designer de móveis impulsiva e bastante desajeitada. Depois de terminar com o seu namorado de longa data, Kaen-in busca um colega de quarto gay para ajudá-la com as despesas.
No primeiro encontro entre Jin Ho e Kaen-in, ela o confunde com um gay. Para poder entrar na casa, ele assume o papel. Tudo flui bem até ele começar a se apaixonar por ela. Aí você já pode imaginar as confusões que vêm pela frente, né? Assim como “Love Rain” e “Secret Garden”, você pode assistir “Personal Taste” na plataforma Viki.
6. Boys Over Flowers (2009*)
Outro grande clássico entre os k-dramas é “Boys Over Flowers”, que, inclusive, ganhou diversas adaptações a partir do mangá “Hana Yori Dango”, de Yoko Kamio. Além do anime exibido em 1996, teve versão japonesa — em filme (1995) e J-Drama (2005) — taiwanesa (2001), coreana (2009) e, mais recentemente, chinesa (2018).
Eu vi o dorama japonês com Mao Inoue (Makino Tsukushi), Shun Oguri (Hanazawa Rui) e Jun Matsumoto — da banda Arashi — como Domyouji Tsukasa. E também a adaptação coreana “Boys Over Flowers”, que eu destaco aqui, com Ku Hye-sun (Geum Jan-di), Lee Min-ho (Go Jun Pyo) e Kim Hyun-joong (Yoon Ji-hoo).
Jan Di ou Makino Tsukushi é uma garota comum de família humilde, que ganha uma bolsa de estudos para a prestigiosa Escola Shinhwa. Na instituição de elite, ela conhece o F4 (Flower Four), um grupo formado pelos quatro garotos mais ricos e populares. Jun Pyo ou Domyouji Tsukasa é o líder e gosta de mostrar poder sobre os outros, enquanto Ji-hoo ou Hanazawa Rui é o mais doce (embora pareça o mais frio entre eles) e logo faz o coração da protagonista bater mais forte. Entre uma série de reviravoltas, Jun Pyo acaba se apaixonando por Jan Di. E, assim, está formado o triângulo amoroso!
Seja qual for a sua versão preferida, a história de Hana Yori Dango ganhou enorme popularidade e é uma referência até hoje. “Boys Over Flowers” está disponível na Netflix, além da adaptação chinesa “Meteor Garden” e também na plataforma Viki.
7. Goong (2006)
Também conhecido como “Princess Hours”, “Goong” foi um dos dramas coreanos (K-Drama) mais populares na época do seu lançamento, em 2006. Teve até um spin-off chamado “Goong S” ou “Prince Hour” em 2007 com uma história paralela e outros atores, além de uma adaptação tailandesa em 2017. Aliás, muita gente começou a ver séries orientais com “Goong”.
Por falar nisso, não lembro qual foi a primeira que eu assisti. Quando entrei nesse universo, há alguns anos já, fiz uma maratona atrás da outra. E você, lembra qual foi o seu primeiro k-drama? De volta a “Goong”, a série estreou pela MBC com 24 episódios. A história se passa em uma realidade alternativa, tendo a figura da família real e a monarquia em pleno século XXI. Quando o rei fica doente, o príncipe herdeiro Lee Shin (Ju Ji-hoon) precisa se casar com uma pessoa comum, a desajeitada Shin Chae Kyung (Yoon Eun-hye), por conta de um acordo.
Parece uma história de amor dos contos de fadas, né? Porém, o príncipe gosta da bailarina Min Hyo-rin (Song Ji-hyo). E a Shin Chae Kyung logo se torna o interesse romântico do recém-chegado príncipe herdeiro Lee Yul (Kim Jeong-hoon). “Princess Hours” está disponível na plataforma Viki e também na Amazon Prime Vídeo.
Mesmo a lista não tendo nomes tão atuais, eu selecionei os k-dramas românticos mais icônicos, seja pela influência que causam até hoje ou pela capacidade de fazer o coraçãozinho bater mais forte. Afinal, não é qualquer série que deixa aquela vontade de maratonar, não é mesmo? Ainda mais no Dia dos Namorados, com pipoca, uma boa companhia e muito amor para transformar a data em um momento cheio de romance.
Gostou da seleção de k-dramas? Então, compartilhe nas redes sociais com quem não dispensa uma boa comédia romântica!