
Embora a comemoração do Dia dos Namorados aconteça apenas em junho aqui no Brasil, muitos países pelo mundo afora celebram a data no dia 14 de fevereiro. Eu resolvi seguir o embalo e — no lugar de flores, presentes ou declarações de amor — vou compartilhar dicas de animes, doramas e músicas de K-Pop para ver, maratonar e ouvir no Valentine’s Day. Para você aproveitar o clima de romance, eu dividi o conteúdo em uma pequena série de três posts, que entrarão aqui no blog ao longo da semana. No primeiro, tenho 14 sugestões de músicas românticas de K-Pop para adicionar na sua playlist.
Já adianto que não foi nada fácil selecionar apenas algumas entre tantas canções inspiradas pelo “love is in the air”. Para a escolha, levei em conta a mensagem por trás da letra, a melodia e o clima de cada música. E a lista final, você confere no primeiro post especial da série que eu preparei. Ouça!
1. Only One (BoA)
"You’re the only one, only one"
Para abrir a lista, “Only One” foi a primeira música que veio à minha cabeça assim que pensei no post. Embora o lançamento tenha acontecido há alguns bons anos (2012), arrisco a dizer que é um dos maiores clássicos de BoA (ao menos para mim). “Only One” é a faixa-título do sétimo álbum da cantora que leva o mesmo nome. Tanto a letra quanto a composição foram feitas por ela, com arranjos de Kim Yong-Shin e Kim Tae-Seong.
“Only One” entra na playlist de músicas românticas no K-Pop mais pela melodia do que pela letra. Afinal, a canção fala de amor, mas o foco traz a dor e a melancolia de uma separação. Mesmo sem estar ao lado de alguém, os sentimentos de carinho e afeto continuam, porque cada pessoa é única, assim como a experiência de um amor que se torna memória.
2. I Give You My Heart (IU)
"As I have nothing to give you I give you my heart As I have received so much from you I can’t express it all at once"
Se tem uma cantora que não pode faltar na sua playlist — e na minha — é a IU. Com ela, a escolha de uma única música para entrar na lista não foi fácil. Depois de ouvir uma, duas, cinco vezes várias de suas canções, optei por recomendar “I Give You My Heart”. A música foi lançada em 2020 como parte da trilha sonora do dorama Crash Landing on You. Ela foi liberada pela primeira vez no ano anterior, enquanto a série estava no ar. Lembra da cena dos anéis de casal no episódio 13? É quando ouvimos pela primeira vez.
Com “I Give You My Heart” ao fundo, a cena entre Ri Jeong-Hyeok e Yoon Se-Ri ficou ainda mais profunda, sentimental e até mesmo poética. A música — com participação do diretor musical do dorama, Nam Hye Seung, na letra e na composição — transmite o desejo de estar sempre ao lado da pessoa que ama.
Em troca de todo o amor recebido, você doa o seu coração a ela, mesmo não sendo o suficiente para expressar os seus sentimentos de forma plena. Já a melodia é um carinho para os nossos corações com a voz suave de IU acompanhada pelo dedilhar no violão e leves assobios ao fundo.
3. Nobody (Wonder Girls)
"I want nobody nobody but you"
Assim como “Only One”, a música “Nobody” do girl group Wonder Girls é um clássico. Basta ouvir uma vez para ficar com a melodia na cabeça e a icônica frase “Nobody nobody but you” em loop. Lançada em 2008 como parte do primeiro EP das meninas — “The Wonder Years: Trilogy” — a canção rapidamente ganhou popularidade e virou hit. Tanta que foi a primeira música de K-Pop a entrar na Billboard Hot 100.
“Nobody” passou pelas mãos do Park Jin-Young (mais conhecido como JY Park) e teve como base um sample da canção “Johnny Johnny”, do trio La La. Além da música original em coreano, também foi gravada em japonês, inglês e chinês. A melodia é inspirada naquele pop retrô com uma pegada soul e referências musicais de artistas clássicos como Diana Ross e o trio The Supremes. Embora a batida não seja tão romântica, a letra cumpre o papel de disseminar a mensagem de amor.
4. Forever (aespa)
"I fell in love with you at first sight And I knew it would last forever"
No dia 5 de fevereiro de 2021, o grupo aespa liberou o segundo single desde o debut com “Black Mamba” no final do ano passado. Como é uma baladinha romântica no maior clima de “love is in the air”, resolvi incluí-la na playlist. A música “Forever”, porém, não é bem uma novidade. Afinal, as meninas fizeram a releitura de uma canção lançada pelo produtor e compositor Yoo Young Jin nos anos 2000 para o álbum “Winter Vacation in SMTOWN.com”.
Na versão de aespa, a balada tem um clima aconchegante de inverno, tanto na melodia como no MV. Aliás, o arranjo passou pelas mãos do cantor original. A letra, por sua vez, traz um quentinho para o coração ao retratar um amor duradouro.
5. Feel Special (Twice)
"You make me feel special"
Uma das mais icônicas músicas do Twice, “Feel Special” não é exatamente uma canção de amor, tampouco tem uma vibe romântica. Por que eu incluí na lista então? Porque vai da interpretação de cada um. Mesmo não falando diretamente sobre amor, a letra inspira e pode ser facilmente transformada em uma declaração.
Como o próprio nome já entrega, a música traz como mensagem o sentimento de se sentir especial. Ao escrever a letra, JY Park (olha ele aqui de novo) levou em conta uma conversa com as meninas, bem como os seus sentimentos em relação ao próprio grupo, fãs, staff e até mesmo outros idols. Ela transmite a sensação de se sentir especial e com vontade de seguir em frente, mesmo com toda a pressão que vem com a fama. Isso é possível graças ao apoio que recebem. Nem elas ou os fãs, ninguém está sozinho. Por isso, a música é como um agradecimento, um conforto para todos os momentos.
“Feel Special” foi lançada em 2019 como faixa-título do oitavo álbum do grupo, que leva o mesmo nome. A melodia combina referências de dance, disco, groove (aquela sensação de “swing”, sabe?) e uma vibe tropical house, que tem aparecido mais e mais no som do Twice (como “Fancy” e “More & More”).
6. You & I (IZ*ONE)
"I’m always with you We’ll be forever I’ll hold onto this hand tightly and sing forever It’s eternal, the name of us"
A letra de “You & I” segue uma linha parecida com a de “Feel Special”, mas vem embalada com uma roupagem mais romântica em sua melodia. Parte do primeiro álbum de estúdio do IZ*ONE — “BLOOM*IZ” de 2020 — “You & I” é uma balada (aquele som acústico gostoso de ouvir), que começa com o som do violão, enquanto outros instrumentos se encaixam pelo caminho.
Uma das integrantes do grupo, Kim Mim Ju, participou da produção e se inspirou no primeiro concerto do IZ*ONE (e o apoio de todas) para converter os seus sentimentos na letra da música. Mesmo com foco maior na mensagem de amizade, a carga emocional enfatizada pela melodia passa um tom romântico, que pode facilmente converter a amizade em amor. Sem contar que amor e amizade podem andar juntos, não é? Por isso, entra na minha lista.
7. Stay (Blackpink)
"But still, stay, stay, stay with me"
Para fechar a parte feminina na minha playlist de músicas românticas, a escolhida foi “Stay” de Blackpink. A canção foi liberada em 2016 no miniálbum “Square Two”, mesmo ano do debut das meninas, e teve participação da Jisoo na letra. Além dela, o produtor Teddy também está por trás da letra, assim como Sei Won-jin na composição.
Diferente dos maiores hits de Blackpink, a música tem um ritmo mais suave e emotivo, tanto no vocal quanto no rap. Há algumas teorias sobre a mensagem que “Stay” quer passar. Pode ser sobre o sentimento de amar alguém — no amor ou na dor — ou o desejo de estar ao lado das pessoas que são importantes para você. Vale tanto para relacionamentos românticos quanto para relações familiares e de amizade.
8. Replay (SHINee)
"Replay, replay, replay..."
As músicas românticas no K-Pop não são apenas cantadas por girl groups. Inclusive, enquanto eu montava essa playlist para compartilhar com você, percebi que os boy groups têm mais canções que falam de amor (sem contar solistas, claro). E para abrir a lista dos meninos, escolhi ninguém mais, ninguém menos do que um dos meus grupos preferidos: SHINee.
“Replay” (ou “Noona Neomu Yeppeo” / “Noona is So Pretty”) é a música que marcou o debut do SHINee em 2008 e, recentemente, parece ter tido uma continuação com “Marry You” — apresentada na live especial do comeback. Se você prestar atenção na letra de “Replay”, ela fala sobre a inocente confissão de amor de um garoto por uma mulher mais velha. Já em “Marry You”, parece que a história seguiu adiante e virou até casamento.
Para acompanhar a história de amor, a melodia combina elementos de R&B (soul, hip hop, dance, entre outros ritmos) com uma percussão rítmica, além de sintetizadores e batidas digitais. Embora tenha sido lançada há tanto tempo, a música segue sendo uma referência, além de ser considerada um dos melhores debuts no K-Pop.
9. Not By The Moon (Got7)
"We can be together forever O Swear not by the moon..."
De uma confissão de amor inocente para um amor verdadeiro, “Not By The Moon” traz referências de um dos maiores clássicos da literatura. A música é de 2020, mas a inspiração vem de uma obra publicada pela primeira vez em 1597: Romeo & Julieta. Na história, Romeo faz juras de amor a Julieta com a frase “O Swear not by the moon…”. Julieta, então, responde que Romeo não deve jurar o seu amor pela lua, já que ela está constantemente mudando, e o amor entre os dois é para sempre.
Os próprios membros do Got7 descreveram a música como a determinação de um casal em manter o seu amor firme e forte, sem promessas vazias. A letra, aliás, mais uma vez passou pelas mãos do JY Park, assim como a composição e o arranjo. Já a melodia traz um tom mais sombrio e melancólico para dar contraste à mensagem que a canção quer passar.
10. It’s You (Super Junior)
"It’s you (It’s you) It’s you (It’s you) It’s only you (It’s you) It’s you (It’s you)"
Assim como SHINee, Super Junior também é uma das maiores referências no K-Pop há muito tempo. Entre tantas músicas sobre amor que eu poderia incluir na playlist, escolhi “It’s You”. O single entrou no álbum “Sorry, Sorry” em 2009. Escrita por E-Tribe, dupla por trás de grandes hits como “Gee” (Girl’s Generation) e “Hush” (Miss A), a melodia tem um toque dançante suave, com influências eletrônicas.
As batidas se mesclam com os sussurros de “Oh oh only for you”, enquanto a letra embala uma verdadeira declaração de amor. Mesmo depois de tanto tempo, é uma música gostosa de ouvir e, por isso, merece um lugar na sua playlist no Dia dos Namorados.
11. Butterfly (BTS)
"Will you stay by my side? Will you promise me? If I let go of your hand, you might fly away and break, I’m scared."
Eis um grupo que está sempre em uma ou outra playlist no meu Spotify. Não é à toa que fui no último show do BTS aqui no Brasil (saudade já). Com um repertório cheio de boas opções, o que eu deveria escolher para entrar na seleção de músicas românticas? Assim como todas as canções da lista, não foi fácil. Depois de dar play e replay algumas vezes, decidi que “Butterfly” se encaixaria bem. Confesso que reparei muito mais na letra e melodia enquanto assisti o I-Land da Big Hit, que formou o grupo ENHYPEN no ano passado.
“Butterfly” é uma música de 2015 e contou com a participação de Suga. Ele e o RM sempre gostaram de se envolver no processo de produção musical. E, no álbum BE (2020), o grupo todo deu o seu toque pessoal. De volta à “Butterfly”, sua letra retrata o medo de perder alguém, utilizando a borboleta como símbolo da efemeridade do tempo.
Qualquer coisa ou qualquer pessoa pode simplesmente desaparecer em um piscar de olhos se a gente não prestar atenção em cada momento. O sentimento de perda é ainda maior quando se trata de alguém que nos traz felicidade, não é? A fragilidade e a delicadeza da borboleta também foram incorporadas à melodia suave que embala a canção.
12. Love Light (CNBLUE)
"You’re a darling You’re more beautiful than the stars above in the night sky The shining thing deep inside my heart My own love light"
Conheci a banda CNBLUE quando vi o dorama Heartstrings em 2011. A música “Love Light” é um pouco mais recente. Foi lançada em 2014 com o álbum “Bluelove”. É uma balada acústica bem suave, que contou com o vocalista principal Jung Yong-Hwa na composição de sua letra. Aliás, a inspiração veio do seu primeiro amor e também da participação no programa “We Got Married” ao lado de Seohyun do Girls Generation.
Diferente de algumas melodias da playlist, “Love Light” tem um tom romântico mais astral para aquecer o coração dos apaixonados. Cada palavra foi cuidadosamente pronunciada na canção de uma forma que pudesse deixar os sentimentos da letra em evidência.
13. Love Talk (WayV)
"Baby, we're two distant strangers I know you don't speak my language But I love the way she's talking to me (Talking to me)"
Eu ouvi “Love Talk” pela primeira vez na versão em inglês e, recentemente, busquei pelo som original em chinês. A música chegou em 2019 como parte do segundo miniálbum do WayV — “Take Over the Moon – Sequel”. Enquanto alguns brincam com a letra, ao dizer que ela retrata uma noite de amor com uma estrangeira, um dos significados pode ser uma homenagem à comunidade de fãs internacionais do grupo. No entanto, ela também pode falar do amor no sentido mais romântico ao transmitir emoções que representam os sentimentos de muitos casais. Isso fica nítido no trecho “Touch me tease me feel me up“.
A melodia tem uma vibe cativante e até meio nostálgica, que conquista os ouvidos assim que a música começa a tocar. Ela traz uma sonoridade R&B com vibrações old school, percussão e elementos do trap e pop latino. Ao mesmo tempo em que o som pode deixar o seu ânimo em alta, ele também ajuda a relaxar depois de um longo dia.
14. Inception (Ateez)
"You are the dream I live in, the dream I can never awake from Every day & night I’m gon’ chase you"
Pra fechar o seleto grupo de músicas românticas do lado dos meninos, incluí “Inception”. A canção é relativamente recente, já que foi lançada em meados de 2020 no quinto álbum do boy group Ateez — “Zero: Fever Part 1”. Assim que vi e ouvi o nome pela primeira vez, lembrei do filme “Inception”, com Leonardo diCaprio no elenco e Christopher Nolan na direção. Não tem muito tempo, assisti novamente para tentar entender alguns conceitos que, na época, não faziam tanto sentido quanto hoje.
De forma bem resumida, o longa fala sobre os sonhos e a distinção (ou não) com a realidade. A música, por sua vez, incorpora o mundo dos sonhos na letra ao retratar um amor jovem. A falta de uma explicação plausível para o que sentimos ao nos apaixonar é surreal demais para ser verdade, ao mesmo tempo em que a sensação é muito forte para ser mentira.
A melodia combina a suavidade da descoberta do amor com a intensidade dos romances adolescentes, sempre cheios de possibilidades ou reviravoltas, mas sem a garantia de um final feliz. Seu objetivo é criar uma vibração emocional capaz de converter esse mix de sentimentos (e toda a sua complexidade) através da música.
[BÔNUS 1] Soulmate (Zico ft. IU)
"Hello, my soulmate"
Antes de encerrar o post — e a playlist de músicas românticas no K-Pop — quero acrescentar dois bônus que não se encaixam nem em girl groups, nem em boy groups. O primeiro é o dueto do Zico com a IU para a canção “Soulmate”, em 2018. Com influências do jazz, ela traz uma melodia suave, cheia de charme e otimismo. Bem a cara da IU, embora seja um lançamento do Zico. A letra reflete as oportunidades que perdemos às vezes de encontrar a nossa outra metade e a intrigante forma como o destino pode reunir ou separar duas pessoas. “Soulmate” teve coprodução de Zico, Poptime e o cantor Crush.
[BÔNUS 2] Happening (AKMU)
"To fall in love with a single glance Next time we meet Just ignore and pass me by, Baby You're just my happening"
O segundo bônus e que, agora sim, fecha a nossa playlist é uma canção dos irmãos da dupla AKMU. O trabalho mais recente dos dois é “Happening” — uma balada acústica liberada em 2020. A mensagem reflete o momento de seguir em frente após o término de um relacionamento, seja por qual motivo for, e a postura diante de um novo amor. Seu título é uma brincadeira com as palavras “happy ending”. Ao tirar o “y” e o “d”, temos “happening”. A melodia é doce e melancólica, embora reflita o amor como um acontecimento, algo que passou e deixou apenas um caminho: seguir em frente. Pelo conjunto da obra, em especial a sonoridade, “Happening” encerra a lista com chave de ouro.
Quando comecei o post, não sabia ao certo quantas músicas românticas do K-Pop entrariam na playlist. No fim, acabei selecionando 14 canções que — coincidência ou não — combinam com o Dia dos Namorados, comemorado no dia 14 de fevereiro em outros países. Além disso, foram dois bônus, assim como o mês dois do ano (fevereiro). Eu realmente não criei a lista com isso em mente, mas ao perceber a sincronia achei interessante.
Em compensação, aproveitei a lista para criar uma playlist no Spotify e já incluí mais algumas músicas. Então, se quiser ouvir, dê o play!
amo esse blog :3 só musica boa!
CurtirCurtir
Yay! Que bom que gostou das músicas também, Alicia. 🙂
K-pop é bom demais, né?
CurtirCurtir