
Você já testou alguma das experiências online do Airbnb? A partir deste domingo, um seleto grupo de fãs de K-Pop terá a chance de participar de uma programação interativa com idols como Monsta X, Cravity, Jamie, The Boyz, AleXa, entre outros. A iniciativa é uma parceria entre o site de hospedagens e a Warner Music Korea. Seu objetivo é trazer um pouco dos bastidores da indústria da música pop coreana através de seus artistas, produtores e staff.
Com a maior parte dos pacotes “sold out” (esgotados), a curadoria de experiências online com foco no K-Pop se estende até o dia 29 de janeiro. Se depender do sucesso do gênero pelo mundo todo, este deve ser apenas o começo, não é mesmo? Enquanto isso, vem comigo para conhecer mais!
O “boom” do K-Pop
Desde que as viagens e os shows entraram em stand-by por conta da pandemia, o mundo virtual ganhou força. 2020 foi, sem dúvidas, o ano das lives e também do K-Pop. Mesmo sem poder sair em turnê, os grupos investiram em concertos online em plataformas virtuais — de graça ou pagos — além de muito conteúdo no YouTube e nas redes sociais.
Enquanto fandoms ao redor do mundo tiveram a chance de curtir um show no conforto de suas casas (muitos, inclusive, pela primeira vez), as agências por trás dos grandes grupos de K-Pop transformaram o distanciamento social em uma oportunidade. Uma matéria do South China Morning Post fala sobre o potencial dos concertos online e o lucro gerado por idols como BTS e SuperM nos meses de pandemia.
O lineup dos idols
A curadoria de experiências online propõe uma nova perspectiva sobre alguns elementos da cultura sul-coreana e do universo do K-Pop. Snacks populares em lojinhas de conveniência, maquiagem, sessão de fotos, casas típicas com arquitetura tradicional do país, aulas de dança e coreografia são algumas das experiências compartilhadas. E os anfitriões são artistas conhecidos de quem não dispensa o som do K-Pop na sua playlist.


Joohoney & I.M do Monsta X abrem o lineup no melhor estilo “mukbang” — aquelas transmissões ao vivo de youtubers que comem enquanto contam histórias divertidas. O grupo se reúne em uma loja de conveniência para apresentar os seus snacks preferidos, enquanto dão dicas do que provar durante uma viagem pela Coreia do Sul. Por falar em comida, o grupo Cravity traz um tutorial de um dos pratos mais populares do país: gungjung tteokbokki. É feito com rolinhos de arroz macios e molho adocicado de pimenta vermelha.




Em destaque na cena do K-Pop, o boy group The Boyz visita uma casa típica coreana — chamada Hanok — enquanto faz pulseiras de contas. Jimin Park, mais conhecida como Jamie, compartilha a sua rotina de maquiagem, além de dar dicas de beleza e cuidados com a pele. Handong do girl group Dreamcatcher fala sobre expressões faciais e poses para uma sessão de fotos. É o mesmo tema tratado por Kevin Woo, que fez parte do U-KISS.


Park Jisoo, popularmente conhecido pelo nome artístico Nive, apresenta um mini concerto intimista e conta como foi a sua jornada na indústria da música — de produtor e compositor a idol. AleXa também divide a sua experiência dos tempos de trainee, enquanto ensina movimentos das coreografias de “Bomb”, “Do or Die” e “Revolution”. E por aí vai!
Inside K-Pop Experience
“Inside K-Pop is a virtual passport to the magic of Seoul at a time when travel remains restricted, offering unprecedented access to some of K-Pop’s biggest names both in front of and behind the curtain.”
Como apresenta a Chefe de Experiências do Airbnb, Catherine Powell, o “Inside K-Pop” é um passaporte virtual pelos bastidores da indústria da música pop coreana. Sua missão é conectar e expandir o K-Pop para uma audiência global em um momento em que as viagens passam por restrições e as nossas experiências encontram novas formas de expandir.
A partir de hoje até o dia 29 de janeiro, o Airbnb oferece 14 experiências interativas em quatro idiomas (inglês, coreano, japonês e chinês). Até o momento em que escrevo, apenas cinco ainda estão disponíveis. Além do encontro mais próximo (mesmo que virtual) com os idols, produtores, criadores e staff também compartilham o que sabem fazer de melhor.
Você pode aprender a arrumar o cabelo e arrasar na make com o staff de Iz*One. Até o momento, ainda há vagas disponíveis. E também pode dominar coreografias do K-Pop com equipes de dança populares como BB Trippin e Freemind.
Todas as experiências ocorrem ao vivo, de acordo com a data indicada na hora da compra. A interatividade fica por conta da sessão de Q&A (perguntas e respostas) que será disponibilizada para aproximar os fãs de seus idols.
Se antes acompanhar um show de K-Pop ou ter contato com a cultura sul-coreana era para poucos, agora o cenário muda. Na tentativa de transformar experiências físicas em uma imersão virtual, a audiência, que ficava limitada apenas a um tour, expandiu. Os idols têm um alcance global graças às plataformas de streaming virtual, às redes sociais e a iniciativas como a do Airbnb com a Warner Music Korea. Nós temos a chance de acompanhar não um, mas vários shows, e interagir com os nossos artistas preferidos. Nada substitui a interação ao vivo ou a sensação de estar no meio da multidão. Entretanto, em um cenário de turnês canceladas, é bom ter a possibilidade de se manter conectados (de alguma forma) e experimentar uma nova forma de entretenimento.
Gosta de K-Pop? Então, dê uma olhada na seleção de posts direto da Coreia do Sul que eu trouxe aqui no blog.