
Gratidão nunca é demais, não é? Mas você sabia que temos uma data no nosso calendário dedicada a agradecimentos? Talvez ela não seja tão lembrada, nem mesmo muito festiva como, por exemplo, o tradicional Thanksgiving Day celebrado nos Estados Unidos em novembro. Embora sejam datas diferentes, ambas têm similaridades, já que o objetivo é agradecer. Por aqui, no dia 6 de janeiro, comemoramos o Dia da Gratidão.
Além de promover satisfação, trazer mais felicidade, diminuir a ansiedade e mexer com a nossa autoestima, ser grato pode tem tudo a ver com energia. Isso significa que a gratidão contribui para mudar o seu foco mental em relação a vários aspectos da sua vida, elevando o seu poder pessoal de fazer acontecer. Então, vamos ver como aproveitar esse dia para transformar a gratidão em um hábito? Vem comigo!
Pelo que você é grato?

À primeira vista, pode até parecer uma pergunta sem sentido, talvez, ou fácil de responder. Será mesmo? Você já parou para pensar sobre isso? Pergunto, porque até pouco tempo, eu não pensava seriamente a respeito até que eu comecei a mudar a minha forma de ver o mundo e as coisas ao meu redor. Ainda tenho um longo caminho pela frente, mas já sinto algumas mudanças positivas que impactam diretamente o meu bem-estar.
Hoje eu começo a perceber que tenho muitos motivos para agradecer e me sentir grata. Mesmo que eu ainda não tenha tudo o que eu quero, acredito que tenho tudo o que eu preciso para viver bem o presente. Um bom apartamento com vista para o verde, uma cama quentinha para dormir, comida gostosa todos os dias, uma sala que me dá o conforto que eu preciso para ter uma sessão de cinema em casa. Esses são apenas os bens materiais.
Minha saúde nunca esteve tão boa, tanto que estamos chegando ao final de mais um ano (atípico por sinal) e eu ainda não fiquei doente. Nem mesmo aquele resfriado clássico do inverno conseguiu chegar perto de mim. Além disso, estou trabalhando de um jeito mais próximo do que eu sempre quis, conquistando o meu lugar aos poucos.
Pelo que você é grato? Pegue papel e caneta e comece a anotar tudo aquilo que for positivo. Escreva o que lembrar e mantenha o hábito de atualizar a lista toda semana ou, se preferir, diariamente. Com o passar do tempo, a sua percepção vai mudar. Acredite!
Como transformar a gratidão em um hábito?

O exercício do papel e da caneta é apenas uma forma de começar. Se a gratidão faz bem uma vez ou outra que você lembra de agradecer, imagina se ela se tornar um hábito diário. Quero lembrar também que ao ser grato, você estará ativando a lei da atração. Cada vez que você agradece, o universo responde na mesma vibração.
É o seu mindset que determina o que acontece ao seu redor. E se você pode mudar a sua forma de ver o mundo, você pode ir além e mudar também o que acontece à sua volta. Se você não acredita, te desafio a testar! Afinal, você não tem nada a perder, mas tem muito a ganhar, não é mesmo? Separei 8 dicas para te ajudar a ver as coisas com outros olhos e atrair energias positivas. Vamos ver?
1. Desligue o modo ‘piloto automático’
Já reparou em como às vezes fazemos as coisas de forma inconsciente? Tem dias que eu nem vejo o dia passar e, quando me dou conta, já é noite. Isso também acontece com você? Nessas horas, eu costumo me perguntar por onde andava a minha consciência. O que eu estava fazendo a ponto de não perceber as coisas ao meu redor? Certamente, isso é reflexo de anos de condicionamento agindo de forma automática.
De uns tempos para cá, eu tento me manter presente o máximo que posso. Faço pausas durante o dia, olho para o que acontece à minha volta e penso nos motivos que tenho para agradecer. Tento levar a vida de um jeito mais leve, não tão a sério e sem me deixar levar pelos meus próprios dramas (todos tempos, né?), o que abre espaço para sentir mais e ver tudo de forma mais consciente.
2. Agradeça ao acordar ou antes de dormir
Parece demais? Não precisa ser um hábito diário, ao menos no início. Você pode parar uma vez na semana para avaliar o que aconteceu na sua volta e agradecer. Reserve alguns minutos daquele dia (ao acordar ou antes de dormir) para lembrar por quem ou pelo que você é grato. Pode fazer isso de olhos fechados, como se estivesse meditando, ou então escreva o que vier à sua mente em um caderno, agenda, bloco de notas no computador, como se sentir melhor.
Com o tempo — e a prática — você começará a notar o que te faz bem. Seja um encontro inesperado, uma mensagem carinhosa, uma conquista financeira, a companhia de alguém especial para você, o pôr do sol na janela, o som da chuva, o que fizer sentido. Se for um exercício diário, liste de três a cinco coisas. Se for semanal, faça uma lista com 10 coisas que marcaram os seus últimos dias.
3. Aprenda a estar presente de verdade
Sempre achamos que vivemos o presente, mas desde que comecei a pensar a fundo sobre isso, percebo o quanto estava errada. Às vezes me pego pensando no passado e em coisas que eu poderia ter feito de forma diferente. Em outros momentos, minha cabeça está no futuro já fazendo milhões de planos. Podemos desviar o olhar para o passado e o futuro, porém, é importante manter o foco no presente.
Até mesmo com WhatsApp, Instagram e tantas outras formas de socialização, eu percebo a importância que damos ao mundo virtual. Por vezes, é muito maior do que a atenção ao momento que estamos com a família ou os amigos. Falo por experiência própria ao observar pessoas próximas a mim, que deixam de desfrutar de tantas coisas boas do presente por estarem absorvidas por suas redes sociais. Então quando notar sua mente se distanciar, traga-a de volta.
4. Exercite a gratidão com atitudes simples
Assim como os exercícios físicos, para adotar a gratidão no seu dia a dia é preciso prática. Além dos primeiros passos que eu já compartilhei, existem algumas atitudes simples que podem fazer toda a diferença na sua vida e na vida de outras pessoas. Um sorriso, por exemplo, já percebeu como ele pode ser contagiante? Ao receber ou enviar uma mensagem para alguém, você pode incluir um emoji sorrindo e, enquanto escreve, pense em “como sou grato por estar conversando com essa pessoa”.
Você também pode fazer elogios a um colega de trabalho ou amigo que admira, agradecer alguém da família por algum ensinamento ou por compartilhar um momento importante. Pode fazer algo especial por uma pessoa, sem esperar nada em retorno. Ou simplesmente dizer “obrigada” ao receber um elogio, um gesto de carinho que te deixou feliz, qualquer coisa.
5. Seja grato também pelo que você faz
O que isso significa? Assim como você demonstra gratidão a outras pessoas, também é importante se sentir grato pelas suas conquistas, pela forma como você aproveita o seu dia, por cuidar do seu corpo e da sua mente, por se dedicar a um projeto que traga satisfação. Enfim, se parar para pensar, certamente encontrará diversos motivos para agradecer a si mesmo por suas próprias atitudes positivas.
6. Reconheça o que traz conforto
Bens materiais, querendo ou não, trazem conforto e impactam de forma positiva na nossa sensação de bem-estar. Por isso, aqui, avalie o que está próximo a você e te faz bem. Vale tanto coisas materiais quanto momentos, como um chuveiro quentinho, a hora do almoço, o cafezinho da tarde, a vista da janela do seu quarto, a coberta que aquece o seu corpo nos dias frios ou o ventilador que refresca os dias de calor.
Como seria a sua vida sem alguma dessas coisas ou momentos? É provável que você comece a perceber que, mesmo não tendo tudo o que quer, já tem o suficiente para viver bem e se sentir grato. Este é o poder da gratidão!
7. Procure ver o lado bom das coisas
A frase pode parecer clichê, mas faz todo o sentido quando você começa a colocá-la em prática. Então, a partir de agora, ao invés de enxergar o “negativo” na sua vida, comece a olhar tudo de um jeito diferente, pelo seu lado positivo. Um problema pode ser ruim, mas também pode trazer uma oportunidade de crescimento ou aprendizado.
Um bom exercício para ver o lado bom das coisas e transformar situações ou sentimentos negativos em sensações que podem gerar bem-estar vem com uma troca. Sempre que tiver um pensamento ruim, substitua por um pensamento de gratidão. Por exemplo, se o seu namorado esquecer o dia em que vocês se conheceram, lembre-se de todo o tempo que passaram juntos desde então. Não é muito melhor?
8. Valorize o que você tem e vá além
Por fim, a última dica que quero compartilhar para que a gratidão se torne um hábito diário na sua vida tem a ver com tudo o que eu falei até aqui. Mesmo sem ter tudo, valorize o que você já tem. Isso servirá de motivação para ir além e conquistar muito mais. A insatisfação traz angústia e sentimentos ruins, enquanto a realização nos move a buscar novas conquistas e a continuar evoluindo.
Então, você já agradeceu pelo dia de hoje, pelas pessoas ao seu redor ou pelas coisas que conquistou? Enquanto transforma a gratidão em um hábito, comece a reparar no mundo à sua volta e na forma como você se sente em relação a ele com o passar do tempo. Além disso, não se esqueça de colocar em prática, passo a passo, todas as dicas que eu compartilhei aqui. Agradeça o que você já tem e o que ainda vai conquistar. Enquanto isso, deixe o universo se encarregar do resto.
Gratidão pelo dia de hoje, pela leitura e por ter a sua companhia aqui no blog. Pelo que você é grato? Deixe o seu comentário e compartilhe #SouGratoPor…