J-Pop · Música

A trajetória de NiziU “Step and a Step” até o seu debut

NiziU com as sete integrantes reunidas para debut com "Step and a Step"

[Atualizado em 2 de dezembro] Além do debut de æspa como o novo girl group da SM, eu também estava ansiosa com a chegada de NiziU com a JYP. Quem leu o post que eu fiz sobre a formação do ENHYPEN no I-Land, sabe que eu acompanhei o Nizi Project desde o início. Por uma questão de barreira linguística, perdi o timing para escrever sobre o programa. Com debut oficial no dia 2 de dezembro e o seu segundo miniálbum, o novo girl group da JYP antecipou o lançamento da faixa-título “Step and a Step”. O MV ultrapassou a marca de 10 milhões de views no YouTube 24 horas após o lançamento, enquanto a música teve a sua primeira performance no festival japonês “Best Artist”.

Apesar da estreia oficial acontecer quase seis meses após a formação do grupo, as meninas já carregam uma bagagem de respeito — milhares de seguidores/inscritos no Instagram e YouTube, prêmio da MTV, mini-LP “Make You Happy” e algumas aparições na TV japonesa. Já conhece o novo girl group da JYP? Vem comigo!

Nasce, oficialmente, novo girl group da JYP: NiziU

NiziU: novo girl group da JYP

Assim como Twice, NiziU é um girl group formado a partir de um reality. Criado pela JYP Entertainment e Sony Music Japan, o Nizi Project tem a proposta de unir pessoas com cores diferentes para desenvolver um grupo que possa brilhar tanto quanto um arco-íris. Não por acaso o nome “Nizi” vem da palavra japonesa “niji”, que significa “arco-íris”. 

Com nove membros — Mako, Riku, Rima, Rio, Maya, Miihi, Mayuka, Ayaka e Nina — o grupo fez o seu pré-debut no dia 30 de junho com um mini-LP composto por quatro músicas. O single principal traz a música que marcou o final do reality “Make You Happy”, além de outras canções também mostradas no Nizi Project, como “Baby I’m a Star” (música tema do programa), “Boom Boom Boom” e “Beyond the Rainbow”.

Conceito

Um dos diferenciais de NiziU é a proposta de combinar as melhores técnicas do K-pop com o talento de artistas japoneses. Geralmente, quando idols da terra do sol nascente ou de outros países — Taiwan, Austrália, China, entre outros — fazem o seu debut na Coreia do Sul, o foco maior é no mercado coreano, com um single ou outro para o Japão. 

Com o NiziU, a ideia é formar um projeto global por meio de um mix entre J-Pop e K-Pop, com foco muito maior no mercado nipônico, deixando a divulgação global (incluindo a Coreia) como promoções complementares à trilha musical. Conforme o sucesso, elas podem ir expandindo. E o idioma não será uma barreira. Afinal, além do japonês, Mako e Miihi falam coreano, enquanto Rima e Nina são fluentes no inglês.

Inclusive, o próprio MV de “Make  You Happy” já mostra isso. Uma versão japonesa foi lançada com o pré-debut das meninas em junho e conta com mais de 174 milhões de views no momento em que escrevo. A versão coreana veio em meados de julho e contabilizou mais de 32 milhões de visualizações.

Do Nizi Project ao esperado debut de NiziU

NiziU: novo girl group da JYP em MV "Make You Happy"

As audições para o Nizi Project começaram em 2019, mas o programa foi ao ar somente no início de 2020 e chegou ao line-up final em junho, poucos dias antes do pré-debut. Eu acompanhei pelo YouTube no canal oficial da JYP e, posteriormente, no canal do NiziU, sempre que os episódios eram publicados com legendas em inglês, toda sexta-feira.

De acordo com o site oficial de NiziU, o programa Nizi Project contou com cerca de 10.000 participantes em audições realizadas em várias regiões do Japão e também em Los Angeles e Hawaii. A primeira temporada teve a participação de 26 aspirantes a idol, enquanto a segunda temporada reuniu as 13 finalistas com o sonho de fazer o seu debut na indústria do K-Pop.

A primeira temporada foi realizada no Japão com 26 participantes pré-selecionadas nas audições globais. Cada uma ganhou um pendante com um cubo vazio. Para passar para a próxima fase, era preciso completá-lo com quatro peças triangulares de quatro cores:

  • Dança: amarelo;
  • Vocal: verde;
  • Star power: vermelho;
  • Personalidade: azul.

Os quatro elementos reunidos representavam o passaporte para seis meses de treinamento intenso na Coreia do Sul, além da chance de debut. Já na segunda temporada, foram realizadas quatro missões com as 13 finalistas: teste individual, avaliação em grupo, batalha entre times e a disputa final por uma vaga. Ela foi dividida em duas. Na primeira, cada grupo apresentou uma música — “Beyond the Rainbow” e “Boom Boom Boom” — que depois foi incluída no mini-LP. Na segunda parte, os dois grupos mostraram uma performance do single “Make You Happy”.

O line-up final  — Yamaguchi Mako, Oe Riku, Yokoi Rima, Hanabashi Rio, Katsumura Maya, Suzuno Miihi, Oguo Mayuka, Arai Ayaka e Hillman Nina — foi anunciado no dia 26 de junho de 2020, assim como o nome do grupo NiziU. 

Pré-debut com “Make You Happy”

NiziU: novo girl group da JYP em MV "Make You Happy"

“You can never succeed alone; you need each other and the fans.”

De acordo com J. Y. Park, NiziU aproveitou o nome do projeto, que ganhou popularidade durante a sua transmissão, e agregou o “U” para soar como “Need You”. Ao explicar o significado, ele lembrou que ninguém alcança o sucesso sozinho e que todos precisam uns dos outros e de seus fãs para trilhar o caminho até o topo.

Quatro dias depois, em 30 de junho de 2020, veio o pré-debut com o primeiro mini-LP “Make You Happy”. Composto por quatro músicas, o álbum incluiu canções já conhecidas para quem acompanhou o reality. Além disso, tivemos o MV da faixa-título nas versões japonesa e coreana, um vídeo de performance de “Make You Happy” e “Baby I’m a Star”, making-off e mais alguns conteúdos audiovisuais.

Logo veio o nome oficial do fã-clube — WithU — e a primeira missão dos fãs: ajudar as meninas com os seus autógrafos. As assinaturas passaram por votação dos fãs, com cada integrante mostrando duas opções. 

Participações especiais

Sabia que algumas integrantes do NiziU participaram do MV de duas músicas do Stray Kids? Se você reparar bem em “God’s Menu” e “Back Door”, poderá ver as meninas. No primeiro, elas aparecem na pista de corrida, enquanto no segundo vídeo, estão conversando uma cena e com moletom e capuz branco em outra.

Popularidade em alta

NiziU: Riku, Mayuka, Nina, Miihi, Rio, Rima, Mako, Maya e Ayaka fazem formato de coração com as mãos

A participação no Nizi Project já trouxe bastante popularidade para o novo girl group da JYP graças à repercussão positiva do programa. Isso também rendeu milhões de seguidores no Instagram e inscritos no YouTube antes mesmo do debut oficial. O MV “Make You Happy” alcançou a marca de 100 milhões de views no dia 31 de agosto, cerca de dois meses após o lançamento. Para um grupo que ainda não fez a sua estreia oficial, é uma ótima forma de começar, não é?

Conforme a Somag News, o single “Make You Happy” também se saiu bem na Oricon, uma das paradas musicais mais importantes da Ásia. O grupo ficou em quinto no ranking e permaneceu na lista por 19 semanas consecutivas.

De volta ao YouTube, a influencer virtual japonesa Kizuna Ai postou em seu canal um vídeo com a coreografia de “Make You Happy”. Com quase 3 milhões de inscritos, ela é conhecida por fazer covers de danças e músicas. 

Music Day

Além da conexão com os fãs pelas mídias sociais, a agenda das meninas do NiziU também anda movimentada no Japão desde o final do reality, com diversas aparições na TV japonesa. Uma delas, a primeira aliás, foi no Music Day no dia 12 de setembro. Pela primeira vez depois do Nizi Project, Mako, Riku, Rima, Rio, Maya, Miihi, Mayuka, Ayaka e Nina apresentaram o single “Make You Happy” na TV. 

Prêmio MTV

Meninas do NiziU com prêmio MTV Japan

“We are grateful to earn such a great award. We’d like to do our best performance so that we can pay back to people who always support us”.

Recentemente, as meninas receberam o seu primeiro prêmio como NiziU. O single “Make You Happy” foi premiado pela MTV Japan na categoria “Best Dance”. Nem Maya, nem Miihi participaram da entrega por questões de saúde. Durante a entrega, a líder Mako agradeceu o reconhecimento e prometeu mostrar a melhor performance possível para retribuir o apoio dos fãs.

Single “Step and a Step”

NiziU em cena de final no MV do single "Step and a Step"

Survival is over, so I want you to walk slowly, step by step, with your own stride.”

Pouco antes do seu debut oficial com o álbum “Step and a Step”, as meninas lançaram um programa especial “We NiziU! TV” de quase 1 hora em seu canal no YouTube para mostrar a jornada rumo à estreia como idols. Logo depois, vieram dois teasers da nova música. O primeiro teaser mostrou um pouco o universo colorido de “Step and a Step”.

Já o segundo teaser trouxe uma provinha da coreografia, com passos que podem “viralizar” tanto quanto a dança do refrão de “Make You Happy” que simula movimentos de pular corda.

Assim como as músicas anteriores, o single teve a mão de J. Y. Park na letra e composição. Diferente de “Make You Happy”, que é uma música mais astral e que compartilha o sentimento de alegria da formação do NiziU, o conceito traz uma mensagem de coragem e união.

Estreia no festival “Best Artist”

Antes do debut, seguindo os moldes da indústria musical nipônica, NiziU apresentou o MV de “Step and a Step” no dia 25 de novembro (no Japão e um dia antes para nós) para acompanhar o festival de música “Best Artist” da NTV. Além do MV do single principal do novo miniálbum, as meninas também apresentaram a música na TV pela primeira vez, sem a Miihi, que segue cuidando da sua saúde antes de retornar.

O mesmo festival contou com a presença de ninguém menos do que BTS com o hit “Dynamite”. Suga não participou, já que se recupera de uma cirurgia no ombro. O grupo acabou de lançar o álbum BE (o segundo no ano), recebeu a merecida nomeação para o Grammy (enfim) e está com a agenda cheia de performances desde o lançamento do novo single “Life Goes On” em uma das quarentenas mais produtivas que eu já vi. Só de pensar que o meu primeiro show de K-Pop foi vê-los pessoalmente aqui no Brasil, dá um orgulhinho, ainda mais agora que não podemos acompanhar as performances ao vivo.

Mensagem por trás da música

No MV, cada uma — Rio, Mayuka, Nina, Ayaka, Riku, Maya, Miihi e Mako — parece estar em um mundo próprio buscando respostas. Depois que o MV foi revelado, podemos ver que elas encontram uma porta e decidem atravessar. Maya e Miihi dividem o mesmo universo, de certa forma, e Maya incentiva Miihi a seguir em frente com ela até onde as outras estão. Acho que isso também mostra o momento delas, com a Miihi afastada por questões de saúde e todas incentivando a sua volta ao grupo (no seu tempo) quando ela estiver melhor.

No lançamento, J. Y. Park disse que a ideia por trás da música é encorajar as meninas a seguir em frente, passo a passo, devagar e no tempo de cada uma, rumo à nova jornada que as aguarda na indústria musical. É também uma mensagem de esperança para todos nós depois de passarmos por tempos incertos em busca de um futuro melhor e juntos novamente. A letra nos encoraja por meio de várias palavras de incentivo: “take your time”, “everything will be ok”, “take my hand”, “just believe yourself” (“não tenha pressa”, “tudo vai dar certo”, “pegue a minha mão”, “apenas acredite em você”).

Além da mensagem por trás da letra e da coreografia, o rap de Rima e Mayuka merece um destaque à parte, sem contar a cena quando a Maya deita nas meninas. Aqui conseguiram enfatizar bem uma de suas características mais elogiadas no Nizi Project: o seu modo de se expressar, com um toque cênico e que preenche bem a música. Já que o MV saiu antes, no dia oficial, as meninas lançaram um vídeo de performance para “Step and a Step” com uma participação bem fofinha da Miihi.

As outras músicas que fazem parte do álbum — “Joyful”, “Sweet Bomb” e “Make You Happy” — seguiram a data oficial de 2 de dezembro de 2020. “Make You Happy” é a canção que já conhecemos, apresentada no final do Nizi Project e também como parte do álbum pré-debut. “Joyful” tem uma vibe bem estilo J-Pop, enquanto “Sweet Bomb” é um BOP marcante.

FNS Music Festival

No dia da estreia, as meninas apareceram no FNS, um festival anual no Japão organizado pela TV Fuji desde 1974. BTS voltou a aparecer com “Dynamite” e o ENHYPEN, que recentemente fez o seu debut oficial, também se apresentou na TV japonesa com o single “Given-Taken”.

Kohaku Uta Gassen

Para fechar o ano e o debut oficial com chave de ouro, as meninas do NiziU foram convidadas para o festival Kohaku Uta Gassen. Organizado pela rádio NHK, o tradicional programa japonês será transmitido online no dia 31 de dezembro, véspera do Ano Novo, com apresentações de diversos artistas que se dividem entre equipes masculinas (shirogumi) e femininas (akagumi). Dizem que é uma das atrações mais aguardadas no Japão, além de uma das mais assistidas.

No fim do arco-íris de NiziU…

Com 13 finalistas no programa, muita gente pensava que esse seria o número final de membros do novo girl group da JYP. No último episódio, porém, J. Y. Park divulgou o line-up final. Então no fim do arco-íris de NiziU, você encontrará nove integrantes. Vou falar sobre cada uma delas, seguindo a ordem em que os seus nomes foram sendo chamados no Nizi Project. 

Mako

Em primeiro lugar no Nizi Project, Yamaguchi Mako é a unnie do grupo (19 anos) e foi trainee da JYP desde 2017. Com pontuações altas em todos os quesitos do reality — dança, vocal, star power e personalidade — ela se tornou a líder de NiziU. Um dos momentos mais marcantes do reality foi na apresentação de “I’ll Be Back” (2PM). Mako mudou o visual e preparou uma performance cheia de impacto. Dizem que ela tinha potencial para entrar no Itzy quando o grupo foi formado em 2019.

Riku

Em segundo lugar, Oe Riku (18 anos) chamou a atenção de J. Y. Park desde o início, graças ao seu potencial de crescimento. A cada performance, ela sempre surpreendia em algum quesito, principalmente ao apresentar um lado mais cool em “Who’s Your Mama”. Sem contar que a sua voz tem boa projeção para abrir músicas ou acompanhar refrões, além do seu perfil que, para mim, encaixa muito bem nos padrões de idols do J-Pop. Especialista em caratê fora dos palcos, Riku é conhecida como a “esquilinho energética” do grupo.

Rima

Em terceiro lugar, Yokoi Rima (16 anos) também foi trainee da JYP, mas por menos tempo que Mako, já que entrou na agência no início de 2019. Seus pais são famosos no Japão. Enquanto a mãe Nakabayashi Miwa é modelo, o pai Zeebra (Yokoi Hideyuki) é rapper e ex-membro do grupo Giddra. Fluente em japonês, inglês e coreano, Rima é a rapper principal. Ela começou a chamar a atenção de J. Y. Park depois da primeira performance individual da segunda temporada, com “Honey”. Também pode tocar bateria.

Rio

Em quarto lugar, Hanabashi Rio (18 anos) ganhou destaque, primeiramente, por seus movimentos expressivos na dança. Durante o Nizi Project, ela começou a desenvolver melhor a parte vocal e a trabalhar sua presença de palco como idol, não apenas como dançarina. Rio é ex-integrante do grupo de J-Pop Kizzy (EXPGLab) e saiu para focar na atuação. Ao saber das audições na JYP, ela resolveu tentar mais uma vez a carreira de idol, impressionou com “Lady” (Yubin) e agora é dançarina principal de NiziU.

Maya

Em quinto lugar, Katsumura Maya (18 anos) era trainee da YG Entertainment antes de entrar para o Nizi Project. Desde o início, uma de suas principais características se sobressaiu em todas as apresentações: presença de palco. Maya sempre foi elogiada no programa por suas habilidades cênicas e expressões capazes de transmitir os sentimentos por trás das músicas. Uma das melhores performances foi “Swing Baby” ao lado de Mako e Rio, o que lhe rendeu o primeiro lugar no ranking da missão em grupos na segunda temporada.

Miihi

Em sexto lugar, Suzuno Miihi (16 anos) é a terceira trainee da JYP (desde 2018) — assim como Mako e Rima — a fazer sua estreia no NiziU. No início do Nizi Project, aliás, vemos um take das três se preparando para a primeira audição antes do treinamento intensivo de seis meses na Coreia do Sul, com o desejo de fazer o debut juntas e no mesmo grupo. Deu certo! Depois da performance de “Nobody” (Wonder Girls) na segunda temporada do reality, Miihi ficou em 1º lugar no ranking das avaliações individuais e garantiu a sua vaga, mesmo passando por momentos de altos e baixos. Ela é uma das principais vocalistas do grupo. 

Mayuka

Em sétimo lugar, Ogou Mayuka (17 anos) foi uma das integrantes que mais surpreendeu no Nizi Project. Até o último episódio da primeira temporada, ela não tinha conquistado um pendante sequer. Tudo mudou com a performance em grupo na avaliação final da música “Dalla Dalla” (Itzy). Ela ganhou três pendantes de uma só vez (dança, vocal e star power) e se tornou uma das finalistas. Quero destacar também a batalha entre times na segunda temporada com “Heartbeat” (2PM). Foi nesse momento, abrindo a performance, que a Mayuka garantiu sua vaga no NiziU. Ela é a rapper de apoio e também pode tocar piano.

Ayaka

Em oitavo lugar, Arai Ayaka (17 anos) chamou a atenção de todos pelo seu visual e pela semelhança com a cantora e atriz Bae Suzy (ex-integrante do Miss A). Durante os seis meses de treinamento na Coreia do Sul, Ayaka ganhou confiança e começou a mostrar que tinha potencial para crescer como idol. Um dos seus maiores destaques veio com a performance “Very Very Very” (IOI) na missão em grupos na segunda temporada. Ao lado de Miihi e Rima, ela chamou a atenção por ter melhorado de forma considerável os seus movimentos como resultado de treinos intensos.

Nina

Em nono lugar, Nina Makino-Hillman (15 anos) é a maknae do grupo e foi chamada como a última integrante de NiziU em um dos momentos mais emocionantes do episódio final. Aos prantos, a caçula se uniu ao grupo e agradeceu a oportunidade. Como seu sobrenome já mostra, Nina é japonesa-americana. Nasceu em Seattle e é fluente em inglês, japonês e francês. Apesar de não ter mostrado tanta sintonia com a dança, Nina se destacou logo nas primeiras audições — com “Brand New Day” (Yasuda Rei) — por alcançar notas altas sem perder a estabilidade. Por isso, é uma das principais vocalistas do grupo.

Desde o anúncio do Nizi Project, eu tenho acompanhado a formação do NiziU e, enfim, agora o debut é oficial. Mesmo com a pré-estreia, as meninas já conquistaram tantas coisas. Isso significa que elas devem ter uma trilha bem agitada pela frente e espero que seja do Japão para o mundo. Um dos pontos mais positivos é que as músicas têm letra japonesa. Eu ainda tenho dificuldades com coreano (estou estudando devagar) e, por enquanto, o japonês flui melhor para mim na hora de cantar ou falar. NiziU, fighting!

E você, qual foi o seu debut ou comeback no K-Pop mais aguardado de 2020? Comenta aqui!

Deixe um comentário