K-Pop · Música

BE: novo álbum do BTS traz toque mais pessoal do que nunca na produção musical

Boy group com instrumentos musicais para a produção do novo álbum do BTS BE

[Atualizado em 25 de novembro] Já conferiu o novo álbum do BTS “BE (Deluxe Edition)”? Pois é, sem se contentar com um — “Map of the Soul: 7”, que chegou em fevereiro deste ano e passou a marca de 4 milhões de cópias vendidas de acordo com o Gaon Chart — os meninos lançaram mais um álbum de estúdio em 2020. Dois discos em um ano só não é para qualquer um, né? Dessa vez, o trabalho traz um toque ainda mais pessoal de Suga, Jimin, Jin, V, Jungkook, RM e J-Hope, já que o septeto se envolveu no processo de produção musical.

Além disso, 2020 também marcou o lançamento do single “Dynamite” (todo em inglês) em agosto. A música chegou quebrando recorde atrás de recordemais de 100 milhões de views no YouTube nas primeiras 24 horas e duas semanas inteiras no topo da Billboard Hot 100. Vamos conferir o novo álbum do BTS? Vem comigo!

Novo álbum do BTS traz reflexões 

Álbum do BTS BE com parte da letra de Life Goes On

“Even in the face of this new normality, our life goes on.”

Diante do cenário que estamos vivendo, o novo álbum do BTS traz nas letras das músicas e em seu conceito a mensagem de que tudo vai dar certo. Mesmo com o novo normal, a vida continua. Um pouco disso já foi mostrado no mood de “Dynamite”, que abriu e fechou com chave de ouro o especial BTS Week no The Tonight Show com Jimmy Fallon, e também faz parte da tracklist do disco. 

Por falar em grandes conquistas, o colab do BTS com Jason Derulo e Jawsh 685 — “Savage Love” Remix — também rendeu um feito inédito ao grupo. Com “Savage Love” em primeiro e “Dynamite” em segundo, BTS dominou o topo da Billboard Hot 100 com duas músicas ao mesmo tempo.

Depois de ter a data de lançamento anunciada pelo Twitter, “BE (Deluxe Edition)” chegou oficialmente nesta sexta-feira, 20 de novembro de 2020. Com a faixa-título “Life Goes On”, os meninos trazem uma reflexão sobre as adversidades e a necessidade de seguir em frente, já que nem a vida, nem o tempo param. 

Produção musical com toque mais pessoal 

Teaser do álbum do BTS mostra um dos maiores grupos do K-Pop em momento caseiro

“For this album in particular, the septet took a step further and was involved not only in the music making process, but also in the overall production: concept, composition, design, etc. This new project offers an even richer musical spectrum experience as well as the most ‘BTS-ish’ music yet.”

Além da mensagem e da proeza em produzir dois álbuns no mesmo ano (para mim, pelo menos, é), outro ponto forte é o toque pessoal de “BE”. De acordo com um comunicado da Big Hit, o novo álbum do BTS reflete os pensamentos, emoções e as reflexões mais profundas de todos os membros. 

Fora o olhar mais introspectivo de cada um para o momento em que vivemos, Suga, Jimin, Jin, V, Jungkook, RM e J-Hope também participaram de todo o processo criativo. Desde a criação do conceito e design (capa, fotos e MV) até a composição das músicas, o grupo teve um envolvimento maior a fim de oferecer uma experiência musical com o DNA do BTS (muito mais do que os trabalhos anteriores).

Enquanto Jimin atuou como produtor musical, V assumiu o papel de “visual creative” e foi o responsável pela parte visual do box do álbum e todos os materiais complementares — livro dos bastidores, livro com as letras, cartões-postais, fotos, etc. Já RM ficou encarregado do cargo de gerente de projeto, cuidando de toda a parte que envolve o “album design”

Jungkook, por sua vez, dirigiu o MV de “Life Goes On” — lançado com o novo álbum do BTS — com um olhar mais realista e sincero do grupo diante do desejo de reencontrar os fãs. Suga, Jin e J-Hope dividiram a produção e coordenação do álbum.

Visual com conceito personalizado

Teaser do álbum do BTS BE com V, Jimin, RM, Jungkook, Jin, Suga e J-Hope

Especulações sobre um possível novo álbum começaram em abril (como promessa do RM em uma livestream) e, desde então, muitas pistas foram compartilhadas no Weverse, Twitter, YouTube, pela web afora. Durante uma live em maio, os meninos até trocaram ideias de conceitos para o novo álbum. Mais tarde, em outra transmissão, novas reflexões sobre o comeback do BTS vieram de um brainstorming realizado enquanto os membros comiam. Teve até “unboxing” do novo álbum antes do lançamento oficial.

Teasers

Teaser do álbum do BTS BE com mensagem para o fandom Army

A partir de outubro, as coisas se intensificaram e começamos a ter uma ideia melhor do que nos aguardava. A divulgação do conceito por trás do novo álbum do BTS veio com o projeto #Dear_ARMY: imagens em forma de cartões-postais com mensagens escritas por Suga (Min Yoon-gi), Jimin (Park Ji-min), Jin (Kim Seok-jin), V (Kim Tae-hyung), Jungkook, RM (Kim Nam-joon) e J-Hope (Jung Ho-seok). 

Além disso, no dia 19 de outubro, também vimos a primeira foto conceitual do grupo. Em um ambiente bem caseiro e cool, todos estão cercados por instrumentos musicais e posam como uma banda de rock. A imagem reflete o empenho dos meninos em continuar fazendo o que gostam (música) mesmo diante das adversidades. 

Em 30 de outubro, descobrimos o nome da faixa-título do novo álbum do BTS: “Life Goes On”. A frase, aliás, foi utilizada (e enfatizada) pelos meninos em setembro para fechar o discurso na a 75ª Assembleia Geral das Nações Unidas: “Life goes on. Let’s live on”.

Imagens conceituais

Com a data cada vez mais próxima, o início de novembro marcou a primeira amostra do álbum “BE (Deluxe Edition)” com vídeos conceituais. O primeiro “Mirror” mostra os meninos olhando para um espelho, projetando a nossa perspectiva. Já o segundo “Reflection” traz outro ponto de vista, o da imagem refletida no espelho.

Depois dos vídeos, foi a vez das fotos individuais, divulgadas uma a uma no Twitter da Big Hit — com créditos diretos ao grupo “Curated by BTS” — entre os dias 2 e 8 de novembro. Cada membro aparece em um ambiente diferente, com cores e objetos que refletem a sua personalidade, além de áudios para explicar as escolhas. Quem abriu o conceito foi V (encarregado de cuidar da parte visual do novo álbum do BTS), enquanto a deixa final ficou por conta de J-Hope.

V

“Hello Everyone, welcome to V’s room. I’m the curator, V. I wanted to show my own vibes just as they are through the room that I arranged almost like an art gallery, with green and white wallpaper and door and objects laid out in symmetry with the velvet sofa anchoring the middle. I hope you can really feel “V” in this room…”

Ao apresentar o seu universo particular, V conta que a escolha tem como objetivo refletir o seu jeitinho de ser em cada detalhe. Para isso, ele criou um ambiente que lembra uma galeria de arte, com papel de parede verde e branco e objetos — violinos, vasos e portas — dispostos em simetria com um sofá vermelho de veludo. No centro, também há uma foto na parede, que foi tirada por ele e ajuda a expressar melhor como ele vê o mundo e a si mesmo. Além disso, V também fala das roupas que usa: confortáveis, mas ao mesmo tempo não tão confortáveis assim. 

Jimin

“Hello Everyone, welcome to Jimin’s room. I am the curator, Jimin. This is a beautiful room full of flowers. The entire space is covered with stunning blooms, but the highlight of this room stands out for its plain simplicity. I like ideas that are clearly expressed.  If you look at this room, you can easily see that in contrast to the beautiful flowers, I’m colorless, and I wanted to highlight this contrast in a way that’s impossible to miss…”

Depois de V, é a vez de Jimin apresentar o seu espaço cercado por vários tipos e cores de flores. O restante do ambiente é todo monocromático, com sofá, cortina, portas e abajures em um tom creme e pequenos detalhes em dourado. Jimin segue a mesma ideia do ambiente de uma cor só ao vestir roupas pretas para criar o contraste com as flores ao seu redor (além de uma delicada flor em uma das orelhas). A partir de um conceito simples e visualmente bonito, o seu objetivo é mostrar o quanto ele valoriza ideias que são expressadas de forma clara.

RM

“Hello and welcome to RM’s room. I am the creator of this room. I present to you my warm and cozy room. It’s decorated with a white and wood tone color scheme. This room evokes a sense of warmth, of being in someone’s embrace. It has a clean crisp feel, with a warm painting on the wall, but I think it would have looked better with some made of porcelain. I wanted to create a comfortable room that you don’t get tired of, a place you spend time every day, which is why I chose this color scheme…”

Seguindo os passos de V e Jimin, o próximo teaser do novo álbum do BTS veio com RM. Com um visual clean, bastante maduro e minimalista — que mistura elementos em madeira, cores terrosas e o branco nas paredes, além do detalhe do bonsai em um dos cantos — o seu objetivo é refletir um espaço tão aconchegante quanto o abraço de alguém. Ele também quer passar a ideia de um lugar para relaxar e aproveitar todos os dias. As roupas expressam o seu jeito de ser e se vestir com uma bata/quimono e shorts.

Jungkook

“Hello, welcome to Jungkook’s room. I’m the curator, Jungkook. This room is decorated with my two passions: music and speakers. It is an embodiment of all my likes, with special emphasis on music and speakers. I wanted to create a room booming with music so that the viewer can catch a glimpse of who I am inside. Music can be a source of comfort, happiness and strength…”

Após explorar os universos de V, Jimin e RM, foi a vez de Jungkook compartilhar o seu jeito de ser com a escolha de elementos que refletem isso. Para o seu ambiente, ele traz dois elementos principais que fazem parte da sua vida: a música e alto-falantes (que amplificam o seu alcance e despertam sentimentos de conforto, alegria e força). Os desenhos nas paredes laterais lembram o ruído, enquanto o teto e o fundo são à prova de som (como nos estúdios de gravação). As cores mais dark entram em contraste com as imagens anteriores.

Jin

“Hello, welcome to Jin’s room. I am the curator, Jin. The point of this room which is bedecked with gems is that you can never tell what is a jewel and what isn’t. When I first stepped into this room, I was immediately shocked and overwhelmed by the sight of this huge gemstone, but it turns out it was all along. Aren’t you absolutely mesmerized by the largest gem in this room, too? Have you perhaps forgotten along the way, that each and every one of you is a unique and precious gem? Never forget to cherish yourself, and always remember you are a sparkling gem, and always remember to sparkle with confidence just like me…”

V, Jimin, RM e Jungkook, quem é o próximo? Em seu ambiente, Jin destaca o seu brilho próprio e, com ele, a mensagem de que cada pessoa tem uma luz única. Para enfatizar a mensagem no melhor estilo “love yourself”, Mr. Handsome criou um espaço claro e brilhante, com toques de pedras preciosas, um grande lustre de cristais, um abajur também de cristais e mesas de vidro. O ponto focal é um sofá lilás de seda que combina com a sua roupa. Jin prioriza o conforto, sem abrir mão do estilo e da confiança em suas escolhas.

Suga

“Hello everyone, welcome to Suga’s room. I am the curator, SUGA. Blue is an important color to me so the overall theme of the room is the color blue. Different hues of blue were used in this room because the coolness of the perfect blend of white and blue imparts a charm unsurpassed by a room purely adorned in white. There’s a soft pastel blue, a weighty velvet blue and a deep blue like the Jeju seas. I wonder what these blues will mean to you?”

O grupo está quase completo! Já conhecemos o espaço de V, Jimin, RM, Jungkook e Jin. Agora, é Suga que nos apresenta o seu ambiente com várias tonalidades de azul em contraste com o branco das paredes e do teto. É uma cor importante para ele (representa o mar, a sabedoria, calma e estabilidade), por isso ganha destaque no sofá de veludo, em suas roupas, no carpete e na parte inferior da parede ao fundo. O ponto focal está em seus pés: um espelho no chão, que mostra o reflexo de uma pessoa e a comprovação de que ela existe aqui e agora. 

J-Hope

“Hello everyone, welcome to J-Hope’s room. I am the curator, J-Hope. This room gives me mental tranquility and speaks of my identity and what sort of person I am. Like J-Hope, this space is bright, colorful and filled with an energetic ambience. I hope that you can take with you some of this energy…”

Para fechar as fotos conceituais do álbum “BE” — depois de V, Jimin, RM, Jungkook, Jin e Suga — J-Hope aposta em um visual colorido e divertido. E vamos combinar que é a cara dele, não é? Seu objetivo é mostrar um espaço para recarregar as energias e trazer tranquilidade para a mente diante de adversidades. Enquanto o fundo é destacado pela combinação de cores vivas, as laterais têm diversos pôsteres. No centro, J-Hope aparece sentado em um sofá inflável, com pares de sapatos atrás dele em cores que fazem parte do seu dia a dia.

Cada um no seu espaço

Depois que conhecemos mais sobre a personalidade de cada um a partir dos espaços criados por eles para o novo álbum do BTS, a Big Hit divulgou um vídeo. Com duração de quase cinco minutos, podemos ver um pouco mais do conceito, enquanto os membros interagem com o ambiente que criaram como se fosse uma transmissão ao vivo.

Lembra bastante as câmeras do I-Land, quando acompanhamos a criação do ENHYPEN. Além dos sete espaços individuais, temos dois quadros com interações do grupo e instrumentos musicais.

Novo álbum do BTS: mais autoral do que nunca

Jungkook dirigindo MV para o novo álbum do BTS

Devido ao maior envolvimento do grupo no processo de produção musical — mais autoral do que nunca — o álbum Be foi uma experiência de crescimento para os meninos. Em uma entrevista à Rolling Stone, Jin falou sobre isso, a oportunidade de crescer artisticamente como um boy group capaz de representar por meio da música o que todos nós estamos vivendo hoje. 

Ele também falou sobre o significado do nome “Be”, que se refere ao estado de “ser” (“being”). O álbum foi criado a partir do olhar único do BTS para a pandemia, com o intuito de transmitir pensamentos e emoções verdadeiras sobre como o septeto se sente diante das adversidades e da distância dos fãs, além de trazer músicas que proporcionem algum conforto. É uma mistura de medo, ansiedade, frustração e desejo de superar tudo isso. No próprio discurso das Nações Unidas, palavras como “hopeless” e “lonely” (“sem esperança” e “solidão”) se sobressaíram.

Tracklist do álbum “BE”

Divulgada antes do lançamento oficial, a tracklist do novo álbum do BTS inclui sete músicas e um “Skit”. Uma delas é a já conhecida e recordista “Dynamite”. As outras faixas são compostas por: “Life Goes On,” “Fly to My Room,” “Blue & Grey,” “Skit,” “Telepathy,” e “Dis-ease,” “Stay”.

Na conferência global para a imprensa, realizada poucas horas antes do lançamento oficial do álbum, os meninos falaram sobre cada uma das músicas — algumas mais emocionais e outras até divertidas — e responderam perguntas dos jornalistas (inclusive sobre o desejo de receber uma nomeação para o Grammy). Mais de 500 mil pessoas (incluindo eu) acompanharam o streaming em tempo real, transmitido em coreano e com tradução simultânea para o inglês.

Jungkook falou bastante sobre o “Skit”, que transmite por meio de uma conversa animada as emoções que os integrantes sentiram ao receber a notícia de estar no topo da Billboard Hot100 com “Dynamite”. Aliás, o já conhecido hit em inglês fecha o álbum para encerrar o conceito de “BE” com uma mensagem positiva sobre o momento que vivemos. Palavras do RM. 

Com uma pegada R&B, um som mais experimental e meio “blues”, “Fly to My Room” é embalada por Suga, Jimin, V e J-Hope, enquanto “Stay” conta com as vozes de Jin, Jungkook e RM em melodia eletrônica no estilo “future house”.

“Blue & Grey” mistura uma balada pop com sons violão e uma vibe melancólica, “Telepathy” segue um ritmo mais “funky” e divertido, além de “Dis-ease”, que resgata aquele hip-hop old school e também traz um tom astral para cima.

Contagem regressiva especial

Durante a madrugada do dia 20 de novembro, às 1h30 (horário do Brasil), começou a contagem regressiva para o lançamento do MV de “Life Goes On”. Com 567.734 pessoas acompanhando ao vivo, inicialmente, a espera contou com um vídeo especial de J-Hope, V, Jungkook, Jimin, RM, Jin e Suga fazendo entrevistas entre eles com uma breve rodada de perguntas (geralmente três). Nisso, mais de 1,5 milhão de pessoas já estavam sintonizadas no canal oficial do BTS no YouTube. E quanto mais perto das 2h, mais gente se conectava.

Vídeo especial pré-lançamento do novo álbum do BTS com Suga, J-Hope, Jungkook, Jin, Jimin, RM e V

Depois das respostas, o grupo se dividiu em dois. Primeiro Jungkook, Jin, Suga e J-Hope leram mensagens de fãs em resposta aos postcards enviados durante os teasers para o novo álbum do BTS. Depois foi a vez de Jimin, RM e V compartilharem mais uma rodada com palavras de carinho recebidas do fandom. No final da espera, às 2h, poucos minutos antes do lançamento do MV de “Life Goes On”, o número de fãs conectados em tempo real chegou a 2.948.724. É para impor respeito, hein?

Aguardado MV e single “Life Goes On”

Cena do MV de "Life Goes On" do novo álbum do BTS

“Life goes on / Like an echo in the forest / Like an arrow in the blue sky / On my pillow; on my table / Life goes on like this again.”

A faixa-título “Life Goes On” propõe um hip-hop mais alternativo, mesclado ao som do violão, e que combina muito bem com uma viagem de carro. Diferente das minhas expectativas com o debut de æspa, o single me agradou logo de cara, assim que ouvi pela primeira vez. Quando coloquei no Spotify mais uma vez para conferir o álbum todo, gostei mais ainda.

Como fã do som de violão e do estilo eletrônico, já deixo a recomendação também para “Blue & Grey” e “Stay”. Foram as minhas músicas preferidas do comeback, além de “Life Goes On”. Sem contar “Dynamite”, que já faz parte da minha playlist desde o lançamento.

Seu MV foi lançado nesta madrugada, marcando o comeback do BTS e a chegada do álbum “BE”. Diante das adversidades, a letra propõe uma reflexão sobre o novo normal imposto pela pandemia, que parou o mundo sem qualquer aviso prévio e deixou apenas as lembranças.

Com uma melodia suave, melancólica e carregada de esperança ao mesmo tempo, “Life Goes On” traz também a mensagem da vida que segue mesmo diante das adversidades, de fazer o que está ao nosso alcance para seguir em frente.

As imagens entram em sintonia com a música, retratando momentos que muitos de nós passamos nos últimos meses — em casa e buscando formas de passar o tempo — e sentimentos que todos compartilhamos (preocupação, frustração, alegria e união). Enfim, cada um tentando encontrar a melhor forma de lidar com a situação, sem deixar o sorriso ir embora. Jungkook fez um ótimo trabalho na direção! 😉

Cena do MV de "Life Goes On" do novo álbum do BTS

A cena final, que eu destaco acima, traz o grupo reunido em um palco vazio, sem os fãs, mas com as lembranças — “I remember…” — de tudo o que passaram juntos. Com roupas brancas, a mensagem é de esperança de que chegará o dia em que tudo vai parecer como se não tivesse acontecido.

Performances

Dois dias após o lançamento do segundo álbum no mesmo ano, o mais novo single “Life Goes On” fez a sua estreia no American Music Awards (AMA). Em um palco no Estádio Olímpico de Seul, todos aparecem vestidos de preto e branco, com a cor roxa brilhando na arquibancada, representando o fandom ARMY e simulando uma turnê. Lembra um pouco o final do MV, né? E acho que combina com a vibe da música. “Dynamite” também teve vez, com uma performance colorida em contraste ao apelo mais emocional de “Life Goes On” e em clima de tour.

American Music Awards (AMA)

Além das apresentações, BTS recebeu indicação em duas categorias do AMA — Duo ou Grupo Favorito – Pop/Rock e Artista Favorito nas Redes Sociais. E mais uma vez, como já era de se esperar, o grupo saiu vencedor nas duas.

Good Morning America (GMA)

Além disso, logo depois, no dia 23 de novembro, BTS voltou com uma performance bem intimista de “Life Goes On” no Good Morning America e no melhor estilo café da manhã em família. Claro, “Dynamite” também ganhou os holofotes no GMA com uma apresentação bem good vibes.

The Late Late Show with James Corden

E não para por aí! Na madrugada do dia 24, teve mais BTS, dessa vez, no The Late Late Show with James Corden, com uma apresentação ainda mais caseira de “Life Goes On” já em clima de Natal e em um cenário que parece um novo MV para o single. Simples, mas bem produzido!

O mesmo cenário de “Life Goes On” se estende para continuar a performance personalizada com estilo de MV oficial e em um formato especial para o programa de James Corden. O espaço com várias salas dentro de um caminhão logo se revela o estacionamento de um aeroporto, onde o grupo segue para um dos seus maiores hits “Dynamite”. Uma super produção!

Quem quiser ver as duas apresentações em sequência, o The Late Late Show disponibilizou um vídeo com as duas músicas juntas. Além disso, James Corden também entrevistou os meninos para falar de nada mais, nada menos do que a esperada e merecida nomeação para o Grammy.

Enquanto muita gente fala que o ano de 2020 foi “cancelado”, o BTS prova que, apesar das adversidades, podemos seguir os nossos planos e, se necessário, adaptá-los para a nova realidade que vivemos. Por isso e também pelo toque mais autoral (não tão comum na indústria do K-Pop, embora isso esteja mudando aos poucos), eu quis compartilhar a chegada do novo álbum do BTS com você. E para fechar com chave de ouro, deixo aqui o link para a entrevista na revista Esquire, que fala sobre o momento do grupo e a quebra de alguns paradigmas. Recomendo a leitura!

Enquanto não podemos acompanhar turnês por aqui, deixo como recomendação o show do BTS no Brasil, que lotou o Allianz Park. Confira! 😉

Deixe um comentário