Dicas · Viagens

Ilha do Frade e Ilha do Boi: passeios imperdíveis em uma viagem para Vitória

Ilha do Frade Vitória

Uma viagem para o Espírito Santo pode render bons momentos, seja para encantar com as suas belezas naturais ou proporcionar um ambiente tranquilo para dias de descanso. Em Vitória, há dois passeios imperdíveis (entre tantos outros), que você pode fazer quando estiver sozinho ou bem acompanhado, com a família ou os amigos. Nossa primeira parada será na Ilha do Frade, uma área de proteção ambiental cercada pela natureza. Depois, iremos para a Ilha do Boi, considerada um cartão-postal da capital capixaba e também um dos bairros mais sofisticados da região. Então prepare as malas e embarque comigo na leitura!

Ilha do Frade: um refúgio urbano cercado pela natureza

Ilha do Frade Vitória

No tour anterior, você teve a chance de conhecer um pouquinho do Projeto Tamar em Vitória comigo em uma visita pautada pela sustentabilidade e pelo trabalho de recuperação das tartarugas marinhas. E como a natureza está por toda parte na capital capixaba, a nossa próxima parada no roteiro de viagem é em uma área preservada, com acesso a partir da Praia do Canto — pertinho da Praça dos Namorados, onde acontece a feirinha de artesanato e souvenirs nos finais de semana.

São cerca de 1,5 quilômetros até o fim da ilha, que podem ser explorados a pé, de bicicleta ou de carro por meio da ponte que liga o bairro à Praia do Canto. De um lado fica a Praça dos Namorados e, do outro fica a Praça dos Desejos. Antes de seguir pela ponte, você pode ver a famosa Curva da Jurema à direita e o Iate Clube do Espírito Santo à esquerda.

A Ilha do Frade é o único bairro de Vitória que ainda se mantém cercado pelas águas por todos os lados, mesmo após os constantes aterros na cidade. Antes, a capital contava com seis bairros similares. A Ilha do Boi, inclusive, era um deles, mas hoje o “ilha” segue apenas no nome. A outra parte do nome — Frade — deve-se ao mosteiro dos Frades Beneditinos que foi construído na região. Há alguns anos, até mesmo as ruínas deixaram de existir.

Com mansões imponentes, casas luxuosas e vistas espetaculares, a Ilha do Frade já foi uma área de pescadores, mas hoje responde pelo metro quadrado mais caro do Espírito Santo. Ao longo do caminho, é possível notar os ares de riqueza ao redor — lanchas e iates de luxo, jardins bem cuidados e praças arborizadas — em uma região exclusivamente residencial. O blog Capixaba da Gema tem um vídeo bem legal do lugar.

Por ser uma Área de Proteção Ambiental (APA), o bairro é um refúgio urbano cercado por nove praias, dois lagos com ampla área verde para piquenique, pássaros dos mais diversos tipos e uma fauna marinha extremamente rica. A vista é um espetáculo à parte. Além do mar, é possível avistar a Ilha do Boi, a Terceira Ponte que liga Vitória a Vila Velha, o contorno do Morro do Moreno e o belíssimo Convento da Penha.

As praias da Ilha do Frade

Suas pequenas faixas de areia se transformam em praias, frequentadas por moradores da região e turistas. A maior é a Praia da Barreira (com cerca de 180 metros), mas a mais famosa é, sem dúvida, a Praia das Castanheiras (120 metros). Com acesso por meio de uma escadaria, ela tem piscinas naturais entre pedras com formatos únicos — para se refrescar — e o mar aberto — para quem prefere mergulhar de cabeça na companhia de peixinhos coloridos e tartarugas marinhas. A sombra formada por suas castanheiras, que dão nome à praia, é um atrativo à parte para curtir a natureza.

Outra pequena área convidativa para banho ou para a prática de Stand Up Paddle (SUP) e caiaque é a Praia da Ilha do Frade, logo na entrada, ao lado de onde ficam ancorados os barcos de pescadores. As águas são calmas e quase sem ondas. Além de sol, sombra e água fresca, a Ilha do Frade também abriga mirantes com vista para a Ilha do Boi e outras ilhas ao redor, para o mar com a cidade no fundo, além da Curva de Jurema e a Praia de Camburi.

Ilha do Boi: um dos bairros mais sofisticados de Vitória

Ilha do Boi Vitória

Bem perto da Ilha do Frade, um dos cartões-postais de Vitória atrai os olhares e encanta por sua beleza natural. Ao lado da Terceira Ponte e contornando o Shopping Vitória, há uma formação rochosa suntuosa que proporciona uma bela vista da capital, enquanto guarda a entrada para a famosa Ilha do Boi. Essa falésia, aliás, que parece ter sido graciosamente esculpida pela natureza, recebe o nome de Pedra do Boi. Por ter acesso facilitado e base com gramado, o local é ponto de encontro entre aventureiros urbanos. 

Entre a Praia do Canto e a Enseada do Suá — próxima à Curva de Jurema — a Ilha do Boi ainda mantém a sua reserva natural, com águas claras e calmas, ruas arborizadas e vistas de tirar o fôlego — da capital Vitória e da vizinha Vila Velha. Além de render boas fotos de qualquer ângulo, ela é referência para a prática de escalada e rapel — de dia ou à noite — no Espírito Santo. 

Assim como a Ilha do Frade, a Ilha do Boi é um dos bairros mais sofisticados da cidade e também um dos mais frequentados por suas praias, belezas naturais e esportes. Inclusive, o tour por Vitória e Vila Velha faz uma parada estratégica na região para fotografar e observar as tartarugas, tendo a Terceira Ponte como pano de fundo. Nada mal, não é mesmo? Para passar pelos principais pontos de interesse, o percurso de ida e volta soma cerca de 6 quilômetros.

Seja em uma visita rápida (de carro) ou em um passeio mais longo (a pé ou de bike), as casas de luxo apresentam uma arquitetura de encher os olhos, tanto quanto as vistas ao redor do bairro. Próximo a um condomínio com prédios, há um mirante com vista para a Terceira Ponte, o Morro do Moreno e o Convento da Penha. É o local, aliás, onde para o tour. Aproveite para relaxar enquanto sente a brisa do mar e observa as tartarugas marinhas em seu habitat natural. Em outro mirante, é possível avistar a Ilha do Frade e a Curva de Jurema.

Por ser uma região nobre, a Ilha do Boi também é o lar do Clube Ítalo Brasileiro e do famoso Hotel Senac Ilha do Boi. Dizem que a vista da cidade é espetacular, tanto do restaurante como do mirante perto dali, já que a hospedagem fica no alto de um morro — em uma localização privilegiada. Sabia que o local já recebeu hóspedes famosos? A seleção da Austrália foi um deles durante a sua passagem pela Copa do Mundo de 2014.

As praias da Ilha do Boi

No lado leste, podemos ver a Baía da Vitória e a cidade de Vila Velha. Já o lado oeste abriga as duas praias da Ilha do Boi: Praia Grande (190 metros) e Praia da Direita (150 metros). Ambas têm águas calmas e sem ondas, além de um visual convidativo para passar o dia. 

A Praia Grande é a mais badalada. Por isso, conta com uma boa infraestrutura como estacionamento por perto, vendedores (comida, aluguel de cadeiras e guarda-sóis) em uma praça próxima, carrinhos de picolé e área para a prática de frescobol. Já a Praia da Direita é mais tranquila e intimista, perfeita para quem não gosta de ficar disputando espaço na areia e prefere um lugar com menos pessoas na volta. Tem apenas um vendedor fixo.

O que achou do nosso passeio até aqui? Não faltam motivos, nem belezas naturais para conhecer Vitória. A Ilha do Frade e a Ilha do Boi são áreas urbanas, mas que ainda preservam o contato com a natureza, além de belas praias, casas bem arquitetadas e ângulos incríveis para tirar as melhores fotos. Quando este momento de incertezas terminar, eu quero voltar à capital capixaba para passar mais tempo nesses dois bairros tão charmosos em uma nova viagem para o Espírito Santo. 

No próximo post de viagem, vamos fazer um passeio pela orla de Vitória e conhecer as principais praias. Se você gosta de colocar os pés na areia, aproveite para conhecer as praias secretas de Balneário Camboriú.

Deixe um comentário