K-Pop · Música

BTS Week: BTS marca presença no The Tonight Show com 5 performances épicas

BTS no BTS Week do The Tonight Show com Jimmy Fallon

A partir de agora, esta semana — 28 de setembro a 2 de outubro de 2020 — jamais será a mesma para os fãs de K-pop. Afinal, ela ficou conhecida como BTS Week e contou com cinco performances épicas de Suga, Jimin, Jin, V, Jungkook, RM e J-Hope para o programa The Tonight Show com Jimmy Fallon. O mesmo que nos presenteou com uma apresentação cheia de impacto de “ON” no Grand Central Terminal, em NYC, no início do ano. Se você não acompanhou as novidades do BTS ou quer dar aquele replay em tudo, segue aqui comigo!

BTS Week

BTS Week The Tonight Show com Jimmy Fallon

Ver o BTS em uma semana inteira no The Tonight Show ou acompanhar as performances no canal do YouTube BANGTANTV nunca é demais, né? E quando você acha que não tem mais como superar algo que já é bom, os meninos nos mostram que sempre podem fazer melhor e nos surpreender. Não é à toa que Jimmy Fallon estava animado em receber o septeto da Big Hit Entertainment mais uma vez:

“Adoramos ter o BTS no programa. Esses caras são incríveis e você sabe que eles vão fazer de tudo para mostrar performances inesquecíveis…Da última vez, levamos eles ao Grand Central Terminal, então tivemos que trabalhar muito para superar isso. E o que é melhor do que uma noite com o BTS…uma semana inteira!”

A cada noite uma música diferente, com performances virtuais — devido à pandemia — preparadas especialmente para o programa, começando pela apresentação especial do single “Dynamite” com a participação de Jimmy Fallon e a banda The Roots. Depois veio a icônica “IDOL” ao melhor estilo da cultura coreana, “Home” para confortar em tempos de pandemia, “Black Swan” ainda mais cênica, “Mikrokosmos” carregada de lembranças e “Dynamite” mais uma vez para fechar a semana com chave de ouro.

1. Idol

“You can’t stop me lovin’ myself”

Uma música tão icônica pede um lugar com impacto visual, certo? Lançada em 2018 no álbum “Love Yourself: Answer”, “IDOL” foi a primeira das cinco performances épicas no The Tonight Show. Com roupas tradicionais coreanas — uma versão moderna e estilizada do hanbok — Suga, Jimin, Jin, V, Jungkook, RM e J-Hope cantaram e dançaram na frente do Gyeongbokgung Palace, um dos pontos turísticos mais famosos de Seoul. Construído em 1395, o palácio foi o primeiro e o maior das residências reais durante a Dinastia Joseon. 

A tradição da cultura coreana também é realçada pelo uso do chuimsae, uma técnica que acrescenta exclamações extras na letra para chamar a atenção. No caso de “IDOL”, ouvimos isso no refrão como “얼쑤” e “좋다”. A coreografia, as roupas, o estilo de cada um, a própria música, a arquitetura na volta, tudo se transformou em um espetáculo à parte. Como embaixadores da Coreia do Sul, não poderia ser diferente, lembrando que em 2018 o grupo conquistou a medalha de Mérito Cultural.

Para mim, o Jungkook foi dos que mais sobressaiu nessa performance. Todos foram excepcionais, mas o estilo caiu muito bem nele aos meus olhos. E como admiradora da cultura oriental, “IDOL” no The Tonight Show já se transformou em uma das minhas apresentações preferidas do BTS e de todo o K-pop.

2. Home

“That place is no other than Mi Casa”

Com uma performance mais intimista se comparada a “IDOL”, a música “Home” — do álbum Map of the Soul: Persona de 2019 — os meninos mostram uma apresentação que lembra muito um clipe oficial. Se gostamos de rever “IDOL” com uma nova roupagem, aqui temos a oportunidade de acompanhar uma música que tem poucas performances ao vivo. 

O clima “de boas em casa” pode ser um conforto para os nossos corações em tempos de pandemia. Acho que tem tudo a ver com o momento, não é? Com “Home”, BTS trouxe o seu lado divertido e leve, com direito a brincadeiras entre eles, guerra de travesseiro, bagunça na cozinha e aquela vibe boa que lembra uma festa do pijama.

3. Black Swan

“Every moment becomes eternity yeah, yeah, yeah
Film it now, film it now
Do you hear me yeah

A terceira performance no BTS Week foi a mais dramática com nada mais, nada menos do que “Black Swan” — do álbum Map of the Soul: 7 de 2020. Vimos o BTS cantar e dançar “Black Swan” pela primeira vez no The Late Late Show com James Corden, com os pés descalços. Que coreografia, né? Uma combinação de movimentos intensos que se mesclam a movimentos suaves criou o balanço perfeito na dança, que ganhou destaque com o cenário, as roupas e a entrega dos meninos. Em “Black Swan”, quem mais se sobressai para mim é o Jimin. Ele parece flutuar enquanto dança.

O cenário, que me lembrou muito a igreja onde a Aerith cultiva as suas flores em Final Fantasy VII, traz um ar ainda mais cênico e um clima de sonhos. Com todos os membros de preto, parece que o conjunto realçou cada movimento da dança e retratou bem a imagem de “cisne negro” (“Black Swan”). 

4. Mikrokosmos

“Shine, Dream, Smile”

O quarto dia do BTS Week no The Tonight Show com Jimmy Fallon trouxe um momento de nostalgia para muitos fãs. Falo isso por experiência própria. Assim que eu ouvi as primeiras notas de “Mikrokosmos”, minha mente me levou de volta para o show do BTS no Allianz Parque. Como não lembrar da música que encerrou o meu primeiro show de K-pop? Com todos os lightsticks ligados e conectados, a tradicional onda de apoio aos meninos, os fanchants ainda na fila para entrar no estádio, são tantas lembranças. Inesquecível! 

Assim como “IDOL”, “Mikrokosmos” faz parte do álbum Map of the Soul: Persona e utilizou o mesmo cenário da abertura do BTS Week: o Gyeongbokgung Palace. Para cantar e dançar, Suga, Jimin, Jin, V, Jungkook, RM e J-Hope se reuniram no Gyeonghoeru Pavilion. Além das memórias de shows pelo mundo afora, no final do vídeo temos uma surpresa: luzes roxas formam o logo que representa um dos maiores fandoms de todos os tempos: ARMY.

5. Dynamite

“Dynanana-nananana, eh
Light it up like dynamite”

Para começar e terminar a semana com o pé direito, “Dynamite” abriu e encerrou o BTS Week. Na abertura, tivemos a participação especial do apresentador Jimmy Fallon e da banda The Roots para uma versão acapella. Já no encerramento, Suga, Jimin, Jin, V, Jungkook, RM e J-Hope cantaram e dançaram em um cenário super colorido — com sorvete, patins, globos de luz e elementos que remetem ao clipe oficial — e mais de 500.000 pessoas acompanhando em tempo real pelo YouTube (01:30 horário no Brasil). O final teve direito à chuva de confete e uma volta de patins com todos os membros.

O primeiro single totalmente em inglês do grupo fez história ao estrear no topo da Billboard Hot 100 — parada musical que leva em conta streaming e vendas para montar o ranking. De acordo com a própria Billboard, o BTS contabilizou 33,9 milhões de streams nos Estados Unidos, além de 300 mil cópias vendidas do single somente na primeira semana.

“Dynamite” passou duas semanas no topo da Hot 100, foi para o segundo lugar e depois voltou a assumir a liderança, totalizando ao menos três semanas na primeira posição. O MV também fez bonito ao alcançar 101,1 milhões de views em 24 horas.

Uma das coisas que eu mais gostei foi ver os meninos se divertindo com as performances. Isso deixou tudo mais natural! Não apenas em “Dynamite”, mas a semana inteira, mesmo nas lives mais sérias como “IDOL” e “Black Swan”.

Games, entrevista e novo álbum

BTS Week Entrevista The Tonight Show

Além das lives, o BTS participou de games, que renderam momentos cômicos, no The Tonight Show com Jimmy Fallon. O Zoom Olympics propôs uma série de desafios — Groundhog Challenge, TV Remote Balance e Guitar Pick Challenge. Jin foi acertado pelo seu microfone, enquanto o Jimin foi flagrado tentando trapacear. Será? E quem ganhou no final? Jungkook! E o Dance Your Feelings testou as habilidades dos meninos para expressar o tom da música de acordo com o mood sorteado. Quem se deu bem foi o Jin!

Em uma entrevista para o programa — 1ª parte mais focada na carreira e a 2ª na vida pessoal e tempos de escola, o BTS também falou sobre o novo álbum BE, que deve ser lançado no dia 20 de novembro. De acordo com um comunicado da Big Hit, os meninos se foram além do processo de produção e se envolveram também na criação do conceito, composição, design, etc.

“Nós colocamos muitas emoções que sentimos no momento, alegria e tristeza ao mesmo tempo, nesse álbum. Há muitas músicas boas, tão boas como ‘Dynamite’, então eu espero que a gente possa entrar na Billboard Hot 100.”

O BTS Week reuniu Suga (Min Yoon-gi), Jimin (Park Ji-min), Jin (Kim Seok-jin), V (Kim Tae-hyung), Jungkook (Jeon Jung-kook), RM (Kim Nam-joon) e J-Hope (Jung Ho-seok) em uma semana bem especial, cheia de performances inéditas e com produção de primeira linha. Nos dias 10 e 11 de outubro, é a vez do Map of the Soul ON:E com performances online — como se fosse uma turnê ao vivo — e o diferencial de câmeras para explorar vários ângulos. Além disso, temos o filme “Break the Silence” e o novo álbum BE para o final do ano.

Um ano cheio para o BTS, hein? Eu sei que não é uma tarefa fácil, mas me diz aí qual foi a performance que mais encheu os seus olhos. 😉

Deixe um comentário