
Nada como ter aquela playlist do coração sempre por perto para levantar o astral, confortar as lágrimas, relaxar durante o dia ou antes de dormir, dar ritmo ao treino, focar nos estudos e no trabalho, criar um clima romântico, curtir uma viagem ou simplesmente inspirar. Às vezes, tudo o que precisamos é encontrar a melodia certa para cada momento nosso, não é? No K-pop, não faltam opções para preencher essa lacuna que só a música é capaz de completar.
Para comemorar o Dia Internacional da Música, fiz uma seleção com alguns dos meus grupos favoritos do pop coreano. Meu Top 3 — três girl groups e três boy groups — começa com representantes atuais (alguns inclusive dominando as paradas na Coreia do Sul e no mundo), passa por grupos icônicos naquela que é considerada a era de ouro do K-pop até chegar a dois solistas e um grupo misto que carrego no meu coração.
Ao todo, serão 15 músicas no melhor estilo K-pop para você dar um play hoje e o replay amanhã e depois ao mergulhar nesse universo contagiante. Então antes de preparar o Spotify para rodar a sua playlist, vem no embalo da minha lista para aquecer os fones. Solta o som!
1. SuperM (2019)
Tiger Inside
“A tiger inside you…Let you free in this world more widely”
SuperM é aquele grupo da SM Entertainment que reúne sete nomes famosos no cenário do K-pop: Taemin (SHINee), Kai e Baekhyun (EXO), Mark e Taeyong (NCT 127), além de Ten e Lucas (WayV). Um dos principais motivos por eu incluir o SuperM na minha lista se chama Taemin, um dos artistas mais completos — em grupo ou em carreira solo — e que eu acompanho desde a formação do SHINee. Tenho várias preferidas, mas uma das músicas que eu mais gostei foi “Tiger Inside”, que veio antes do lançamento do álbum de estreia SuperOne.
A letra fala sobre despertar o “tigre” que temos dentro de nós para buscar a nossa liberdade no mundo. Para causar uma completa imersão no tema, ela traz o som de sintetizadores que lembram os rugidos dos tigres e incorpora movimentos interessantes na coreografia. Além disso, a inclusão de roupas com toques orientais deixou o MV ainda mais envolvente.
2. Stray Kids (2017)
Get Cool
“Fly fly fly, it’s all good, something’s different today”
Uma das músicas que mais se destaca para mim quando ouço Stray Kids da JYP Entertainment é “Get Cool”, porque ela mostra um lado divertido do grupo e um conceito mais fofinho no melhor estilo aegyo. É um som que foge um pouco das letras com mensagens profundas — como “Miroh”, “Hellevator” e “Double Knot” — e uma vibe mais dark com foco nas linhas de rap, que normalmente caracterizam os hits do SKZ.
A letra fala sobre a definição de sorte a partir de diferentes perspectivas. E, apesar de explorar um ritmo bastante conhecido do K-pop no som de outros grupos, Stray Kids imprime o seu estilo único nessa B-side.
3. Blackpink (2016)
Stay
“So stay, wherever that may be”
Blackpink na área! Conheço praticamente todas as músicas desde a formação do grupo em 2016 pela YG Entertainment. Escolher apenas uma para colocar na lista não foi fácil, então eu quis trazer uma das melodias que mais me marcou quando eu comecei a ouvir o Blackpink. “Stay” foi lançada no ano de debut e, assim como “Get Cool” do Stray Kids, mostra um outro lado de Lisa, Rosé, Jennie e Jisoo.
Com uma melodia cativante, o foco traz uma linha vocal mais emotiva e suave, além de esconder diversos significados. Um deles pode ser o mix de sentimentos causados pelo amor de alguém que não está mais ao seu lado ou por um amor que trouxe memórias dolorosas.
4. Twice (2015)
More & More
“Do you believe that you are the one for me?”
Com músicas que me lembram muito o estilo das girl groups de J-pop — refrões chiclete, conceito kawaii e visual bem colorido — como “Likey” ou “TT”, Twice (JYP) trouxe uma nova vibe com o álbum “More & More”. Por isso, a música que dá nome ao álbum é a escolhida para entrar na lista. É uma das que eu mais tenho ouvido do grupo nos últimos dias.
O MV nos mostra um um jardim encantado dos contos de fadas que logo se revela como o Jardim do Éden, com um caleidoscópio de cores e um conceito bem mais maduro do que estamos acostumados a ver.
5. Mamamoo (2014)
Hip
“Wherever you go…you can shine…There’s only one you in this world”
Embora Blackpink geralmente traga o tom de girl power às suas músicas, vou deixar o destaque da lista para “Hip” do Mamamoo (RBW Entertainment). Aliás, é uma das girl groups do K-pop que eu mais gosto atualmente. Wheein, Solar, Hwasa e Moonbyul têm uma versatilidade muito legal entre um som e outro, como “Egotistic”, “Starry Night” e até mesmo o mais novo single “Wannabe Be Myself”, produzido para a marca Andar.
“Hip” tem uma coreografia de impacto, letra empoderada e um envolvimento maior das meninas na produção. O MV explora quatro universos diferentes, misturando conceitos, trazendo à tona temas que sempre geram debate e deixando os rótulos de lado.
6. BTS (2013)
Save Me
“Thank you for letting me be me”
Se tem um grupo que sabe fazer hit atrás de hit é o BTS (Big Hit Entertainment). E não é porque os meninos — Suga, Jimin, Jin, V, Jungkook, RM e J-Hope — estão em alta, basta ouvir cada álbum para entender o que eu estou falando. Também tenho um carinho especial a mais pelo septeto por ter sido o primeiro show de K-pop que eu fui aqui no Brasil. O primeiro e único, por enquanto. Se eu soubesse que o mundo viraria de cabeça para baixo, teria feito um esforço extra em 2019 para ver o Kard e o Monsta X.
Se todos os grupos até aqui já me deram trabalho para escolher uma música, o BTS foi um veraddeiro desafio. Por ser um single mais recente, “Dynamite” está em todas as minhas playlists, assim como “Boy With Luv”, “DNA”, “Fake Love”, “Dope”, “The Truth Untold”, “Blood, Sweat and Tears” e não para mais.
Quando penso em letra, melodia e mensagem, “Spring Day” e “Save Me” são as músicas que mais mexem comigo. Eu tenho um apego ainda maior com “Save Me” por me lembrar do dia do show. Enquanto eu caminhava até o final da fila infinita para entrar no Allianz Parque, em São Paulo, um violinista estava tocando a melodia. E isso me marcou!
7. Miss A (2010)
Bad Girl, Good Girl
“You don’t know me, you don’t know me…”
Vamos voltar um pouco no tempo agora? Miss A foi um dos grupos mais icônicos da JYP na era de ouro do K-pop, assim como Wonder Girls. Aqui eu vou seguir um pouco o lado comercial (A-side) ao eleger “Bad Girl, Good Girl”, que é um das músicas mais populares pela letra empoderada para a época, melodia marcante, coreografia poderosa e um MV bem produzido.
As meninas fizeram história na indústria coreana ao conquistar a primeira vitória da carreira com o single no KBS Music Bank, apenas 22 dias depois do debut. Sem contar a letra que, ao invés de retratar uma declaração de amor ou o mix de sentimentos ao se apaixonar, faz uma crítica a quem fala de outras pessoas pelas costas. Não é para qualquer um, né?
8. 2NE1 (2009)
I Am The Best
“I am the Best…I am the Best…I am the Best…I am the Best…The Best”
Outro clássico que preciso incluir na lista é “I Am The Best” de nada mais, nada menos que um dos mais icônicos grupos da YG. Na época em que CL, Sandara Park, Minzy e Park Bom lançaram o single, eu era DJ. Apesar do K-pop não ter nem metade da fama que tem hoje, eu já tentava trazer o toque oriental para o Brasil. Em todas as festas que eu tocava, duas músicas estavam sempre na minha playlist: “I Am The Best” e “The Boys” (Girl’s Generation).
Para mim, 2NE1 foi um dos melhores girl groups de todos os tempos, assim como SNDS que também vai entrar na lista logo mais. O MV é simplesmente uma explosão visual, enquanto o refrão — até para quem não sabe coreano — é fácil de memorizar. A popularidade era tão grande que, em 2015, o grupo fez o seu debut nos Estados Unidos. E, dois anos mais tarde, se despediu dos palcos e dos fãs. CL é quem segue mais ativa entre as quatro, com carreira solo.
9. SHINee (2008)
Ring Ding Dong
“Ring ding dong…Ring ding dong…Ring diggi dingdiggi”
Assim como o BTS, SHINee é outro hitmaker. Eu sou suspeita a falar, já que acompanho Taemin (meu eterno bias), Minho, Key e Onew desde o debut em 2008. Uma pena o Jonghyun não estar mais com a gente. Gosto de todos os grupos que estão na lista e de outros que acabei deixando de fora, mas SHINee tem um lugar especial no meu coração.
A música mais recente do grupo “Countless” é linda demais, com uma linha vocal suave que embala os ouvidos de um jeito gentil, caloroso, quase como um abraço. Ela só não foi o destaque da minha lista, porque eu queria incluir um single com o SHINee completo. Então entre “Ring Ding Dong”, “Lucifer”, “Sherlock” e tantas outras, eu escolhi a primeira. Quando comecei a aprender as coreografias de K-pop “Ring Ding Dong” e “Genie” (SNDS) foram as primeiras que eu memorizei.
Além disso, o MV é sensacional ao transformar os meninos em anjos para representar a letra que trata de se apaixonar de forma inconsciente. O “Ring Ding Dong…” que dá nome à música e é repetido no refrão diversas vezes simula o som de um “sino” (um estalo) na cabeça de alguém ao se dar conta de que se apaixonou.
10. Girl’s Generation (2007)
Genie
“Tell me your wish…Tell me the little dream that’s in your heart”
É aqui que começa a minha história com o K-pop. Foi Girl’s Generation — ou SNDS da SM Entertainment — que abriu o caminho para mim a um novo mundo. E a primeira música do pop coreano na minha vida foi “Genie”, que fala sobre a realização de desejos. A partir daqui, veio Bigbang, Super Junior, IU, SHINee, 2NE1 e todos os outros girl groups e boy groups que hoje dominam as minhas playlists no Spotify.
Entre os grupos que terminaram, sinto falta de 2NE1, Miss A, Kara, 4Volume, T-Ara, MBLAQ, Beast e muitos outros. Mas Girl’s Generation foi o que me causou o maior impacto. Quando a Oh! GG foi lançada como uma das sub-unidades e o single “Lil Touch”, eu tinha muita esperança de um comeback, mesmo que comemorativo para celebrar o sucesso de SNDS. Será que algum dia teremos o retorno, mesmo que pontual? Afinal, até Sandy e Junior promoveram uma turnê comemorativa no ano passado, então é uma possibilidade, né?
11. Bigbang (2006)
Tonight
“Big Bang Big Bang… we’re back again one more time”
A frase que eu selecionei na música “Tonight” tem tudo a ver com o momento do Bigbang hoje. Desde o cancelamento da Coachella, aguardamos pelo retorno de um dos boy groups mais icônicos que, enfim, teve os últimos membros liberados dos serviços militares. Sem contar o Seungri, claro, que saiu do grupo depois de se envolver em um dos maiores escândalos da indústria coreana e agora está cumprindo o seu alistamento.
Bigbang me lembra um pouco 2NE1, com um apelo visual altamente impactante, e também por ter aparecido no meu setlist de DJ com “Fantastic Baby”. O comeback de G-Dragon, T.O.P, Taeyang e Daesung pela YG deve acontecer até o final de 2020. Ao menos é o que nós esperamos, né?
12. Super Junior (2005)
Sorry, Sorry
“Sorry, sorry, sorry, sorry”
Para completar a parte mais icônica da lista, não poderia faltar o Super Junior (SM). O grupo, aliás, fez o tão esperado comeback depois do hiato causado pela obrigatoriedade dos serviços militares neste ano, com o explosivo MV de “2YA2YAO”. O single faz parte do álbum Timeless, lançado em 2019, e fala sobre aproveitar enquanto ainda somos jovens.
Mas o hit que eu quero destacar, entre tantos, é “Sorry, Sorry”, que marcou e ainda marca todas as gerações do K-pop. Além de ser um dos grupos mais antigos ainda na ativa, Super Junior conseguiu nos cativar com a coreografia de “Sorry, Sorry”. Nunca vou esquecer de uma amiga minha que, apesar de já ter ido para a Coreia do Sul, não é muito ligada na cultura K-pop. Por saber que eu gosto, um dia ela chegou até mim, começou a cantar “Sorry, sorry, sorry, sorry…” e fez até a coreografia com as mãos.
Desde então, sempre lembro dessa música do Super Junior, embora eu goste também de “Mr. Simple”, “Super Clap”, “Devil”, “Sexy, Free and Single” e por aí vai.
13. IU (Lee Ji-Eun)
Blueming
“(I feel) Bloom…(I feel) Bloom…(I feel) Bloom…I send one more flower to you”
Quem me acompanha aqui no blog ou já leu algum dos meus reviews — Hotel Del Luna e Moon Lovers: Scarlet Heart Ryeo — já sabe que sou fã de carteirinha da IU. E não é de hoje! Lee Ji-Eun fez o seu debut em 2008 pela LOEN Entertainment, com apenas 15 anos, mesmo ano que o meu querido SHINee. Desde então, somos inseparáveis. Nunca vou me esquecer do programa Heroes, que foi ao ar em 2010 e mostrou o lado fangirl da IU com o Taeyang (Bigbang). Ela também fez uma pontinha em uma das apresentações do grupo com a música “I Need a Girl”, sempre com reações super espontâneas. E também o dorama Dream High. Preciso rever para escrever um review qualquer hora dessas, né?
Assim como o Taemin, que é o próximo da lista, a IU é uma artista completa tanto no palco como em seus papéis nos mais variados k-dramas. Recentemente, ela mudou com todo o seu time para a EDAM Entertainment. Eu gosto simplesmente de toda a discografia, até dos hits mais puros como “Marshmallow” — que marcou o início da sua carreira — “Good Day”, “Palette” (com G-Dragon do Bigbang) “BBIBBI”, “Eight” (com Suga do BTS) e “Into the I-Land”, música tema de abertura do reality que formou o grupo Enhypen.
Escolhi “Blueming” do mini-álbum mais recente “Love Poem” pela melodia que encanta assim que a música começa a tocar. É suave e parece fazer um carinho aos ouvidos enquanto conta a história de um amor que começa a florescer nos dias frios do inverno, usando flores como uma metáfora para criar o clima romântico.
14. Taemin (SHINee e SuperM)
Move
“Your moves captivate me under the dark lights”
Lee Tae-Min é um nome que merece ser lembrado. Ele começou tão tímido em 2008 com o SHINee e hoje é um dos principais solistas do pop coreano. Em uma entrevista recente ao iHeartRadio, Taemin contou que a sua voz foi tirada da gravação do single “Replay” durante o debut do grupo. Como ele ainda era muito novo, o seu timbre estava em transição e ele tinha dificuldade para acompanhar a linha vocal.
Com horas de treino durante todos esses anos e muita dedicação, a voz do Taemin é hoje uma das mais sólidas. Sem contar as suas skills de dança, sempre impecáveis e ainda mais impactantes com a carreira solo, enquanto os outros membros cumprem o período militar. Não é por acaso que Taemin está no grupo SuperM, né? Não falta talento, nem carisma.
Como solista, o cantor já emplacou vários hits como “Want”, “Danger”, “Famous” e o mais recente “Criminal”. Meu preferido (e também do Taemin) é “Move” que, com uma dança elaborada, sutil e cheia de impacto — uma verdadeira arte — tornou-se um viral na web e rendeu muitos covers na web. Um dos mais famosos e um dos meus favoritos é do Twice, com Momo, Mina, Dahyun e Chaeyoung.
15. Kard
Bomb Bomb
“Make it burn, make it burn…Make it make, it burn, burn…Night after night, bomb, bomb”
Para fechar a lista com chave de ouro, quero recomendar um grupo um tanto quanto excêntrico para os padrões coreanos, claro. Kard (DSP Media) é formado por duas meninas (Somin e Jiwoo) e dois meninos (B.M e J.Seph). A primeira música que conheci, “Bomb Bomb”, é um dos maiores hits desse grupo misto. A canção combina uma melodia intensa, a linha de rap poderosa de B.M e J.Seph que contrasta com o vocal suave de Somin e Jiwoo, uma vibe tropical e uma coreografia de impacto visual.
Agora em outubro, o J.Seph precisa se alistar e cumprir os seus deveres militares com a Coreia do Sul. Como será que o Kard vai ficar até o seu retorno? Embora o grupo seja bem popular no exterior, principalmente na América Latina (incluindo o Brasil que tem um dos maiores fandoms), a fama na Coreia do Sul não é tão grande.
A numeração da lista não tem uma ordem de preferência. Quem gosta de K-pop, assim como eu, sabe o quanto é difícil escolher um grupo só ou uma música entre tantas, né? A seleção segue as gerações da “onda coreana” (Hallyu), além de incluir os solistas IU e Taemin e o grupo Kard à parte nos destaques. Por isso, eu também criei uma playlist no Spotify para incluir outros artistas que eu também admiro, mas que ficaram de fora da lista. Afinal, nada melhor do que aproveitar uma data que começou a ser celebrada em 1975 para atualizar a sua playlist, conhecer melodias novas e mergulhar na cultura K-pop.
Que música você vai ouvir hoje? K-pop, rock, clássica, eletrônica, hip-hop, existe um repertório musical imenso para explorar… Deixe aqui nos comentários. 😉