K-Pop · Música

I-Land da Big Hit chega ao fim com line-up do novo boy group ENHYPEN

Membros do ENHYPEN, novo boy group da Big Hit (I-Land)

Após 113 dias confinados no universo mágico de I-Land, os trainees da Big Hit conhecem o seu destino. No episódio final do reality de sobrevivência, transmitido ao vivo pela Mnet nesta sexta-feira, 18, o line-up do novo boy group da agência foi definido, assim como o seu nome oficial. Com sete membros, seis escolhidos a partir de uma votação global e um indicado pelos produtores, o anúncio do grupo ENHYPEN foi acompanhado por quase meio milhão de pessoas — em tempo real — no canal oficial da Big Hit, sem contar a transmissão da Mnet. Vou compartilhar minhas impressões e surpresas com o resultado. Vem comigo!

Nasce um novo boy group: ENHYPEN

Line-up final do novo boy group ENHYPEN (I-Land)

Ao chegar em seu último episódio, I-Land — primeiro projeto da BELIF+ em uma colaboração da CJ ENM com a Big Hit, disponível na plataforma Viki — anunciou o novo grupo de idols a dar os próximos passos no K-pop, seguindo BTS e TXT. O nome ENHYPEN significa conexão, descobertas e crescimento. Como o próprio fundador e co-CEO da Big Hit, Bang Si-hyuk, define:

“Just like hyphens connect different words to make new meanings, members of ENHYPEN will connect, discover each other, and grow together.”

O line-up final com sete membros contou com a participação de 22 trainees (era 23 até a saída de Kim Yoon-Won ainda na primeira parte), tendo nove deles como finalistas no episódio desta sexta-feira. Duas fãs interagiram em tempo real, com mensagens de apoio aos meninos, e imagens em vídeo de muitos outros fãs pelo mundo apareceram durante a apresentação especial dos 22 aspirantes a idols. Assim, o septeto do ENHYPEN é formado por:

1. Jungwon (1,417,620 votos)

Finalista Jungwon do boy group ENHYPEN (I-Land)

2. Jay (1,192,889 votos)

Finalista Jay do boy group ENHYPEN (I-Land)

3. Jake (1,179,633 votos)

Finalista Jake do boy group ENHYPEN (I-Land)

4. Ni-ki (1,140,728 votos)

Finalista Ni-Ki do boy group ENHYPEN (I-Land)

5. Heeseung (1,137,323 votos)

Finalista Heeseung do boy group ENHYPEN (I-Land)

6. Sunghoon (1,088,413 votos)

Finalista Sunghoon do boy group ENHYPEN (I-Land)

7. Sunoo (935,771 votos)

Finalista Sunoo do boy group ENHYPEN (I-Land)

Os seis primeiros no ranking foram escolhidos a partir de uma votação global. Depois de aparecer no topo durante todo o I-Land graças aos fãs, Sunoo acabou entrando para o grupo pela indicação dos produtores. Se não fosse por isso, K poderia ter conquistado a última vaga, já que recebeu mais votos (946,046). Daniel também foi eliminado no último episódio, com 773,792 votos.

Avaliação do line-up de ENHYPEN

Pelos comentários no Weverse e no YouTube, além de textos em sites especializados como Soompi, Allkpop e Koreaboo e a minha própria estimativa, o line-up foi inesperado, mas ao mesmo tempo previsível. Por tudo que li, vi e acompanhei ao longo dos 12 episódios de I-Land, eu previa uma formação um pouquinho diferente entre os membros e o posicionamento no ranking: Sunoo, Heeseung (que treinou com o TXT), K, Sunghoon, Jay, Jungwon e Jake (ou Ni-Ki). 

Eu, particularmente, torci e alternei meus votos entre Sunghoon e Jungwon nos últimos dias. Então, sob essa perspectiva, fiquei feliz por vê-los no ENHYPEN. Acredito que ambos têm qualidades que podem trazer um bom balanço. Sunghoon é esforçado, aprende rápido a coreografia e tem a dedicação de um atleta, afinal, foi patinador profissional e até conquistou medalha. Já Jungwon é carismático, tem uma boa voz e sabe transmitir o sentimento da música enquanto canta e dança. 

K fora do grupo foi a maior surpresa para mim, assim como Ni-Ki e Jake. Até cheguei a pensar que um deles poderia estar no line-up final — mais o Jake por uma questão de popularidade — mas não os dois. Embora seja um “ás” da dança (o que me lembrou muito da Momo em Sixteen ao entrar para o Twice), Ni-Ki ainda precisa amadurecer tanto como profissional quanto cantor. Áreas que o K conseguiria suprir muito bem, com o plus de ter evoluído skills de liderança e saber coreografar como ninguém.

Apesar do K não ser um dos meus trainees preferidos, o seu talento é indiscutível. E o fato de ser o mais velho entre os participantes me preocupa um pouco. Espero que ele ainda tenha chance de se tornar um profissional, quem sabe até mesmo com uma carreira solo. Habilidades para isso não falta.

Embora os 23 trainees sejam talentosos, alguns ainda precisam de mais tempo para evoluir como profissionais. Para mim, foi o caso do Ta-Ki e do Daniel, principalmente, Hanbin e outros. Cheguei a torcer pelos dois até perceber que ainda não estavam prontos para o palco. Além disso, eles são novos, então certamente terão oportunidades no futuro talvez nem tão distante.

Concordo com alguns comentários que li por aí e que, de uma forma ou de outra, explicam um pouco o resultado que vimos. Após ver alguns de seus trainees preferidos na zona de perigo, muitos mudaram os seus votos, com a sensação de que os top trainees permaneceriam no topo com ou sem a ajuda dos fãs. Basta acompanhar os rankings anteriores.

Por isso, acredito que muita gente deixou de votar, por exemplo, no Sunoo — que sempre liderou as votações globais, exceto pela última — para salvar Jay, Jake e Jungwon. Eles tinham as posições instáveis em relação aos outros trainees, mas sempre foram populares e apareciam em grande parte das listas de quem estava acompanhando os episódios de I-Land. 

Aliás, por falar em Sunoo, depois que ele ficou fora do ranking da votação global pensei que não entraria para o grupo. Gosto muito da sensação “good vibes” que ele passa, sempre com um astral bom e que contagia. Também acho que o Sunoo traz balanço para o grupo e muito carisma com as suas habilidades em expressões faciais. Mas ao vê-lo disputando a última vaga com o K, que ficou em primeiro lugar na avaliação dos produtores com “Flame On”, pensei que a escolha mais provável seria o K. A popularidade global do Sunno entre os fãs pode ter contribuído para o resultado, né? O que é bom! Então a forma como o Sunno entrou para o ENHYPEN no final me surpreendeu.

Avaliação do episódio final de I-Land

Reunião entre os 22 trainees do reality I-Land

Com cerca de 3 horas de transmissão, o último episódio de I-Land já deixa saudades. Comecei a ver sem muitas expectativas, até porque eu tinha acabado de acompanhar a formação do girl group Niziu pela JYP (como não foi em tempo real e eu precisava esperar pelas legendas em inglês para entender os feedbacks, acabei não me animando a escrever). 

Vi os primeiros episódios de I-Land em agosto, pouco mais de um mês depois do início da transmissão (26 de junho). Não demorou até eu maratona e alcançar o ponto em que todos já estavam. A trilha rumo ao sonho de se tornar um idol começou com o teste final sob o som de Calling (Run Into You), uma das sete músicas originais, produzidas para o programa, e que contam a trajetória dos meninos:

  • Into the I-Land
  • I&credible
  • Flicker
  • Dive Into You
  • Chamber 5 (Dream of Dreams)
  • Flame on You
  • Calling (Run Into You)

Um dos maiores highlights foi o reencontro dos trainees que saíram do programa antes da final. Muitos entraram na zona dos i-landers pela primeira vez — depois de passarem todo o tempo na área dos grounders. Eles resgataram memórias, compartilharam um momento de perguntas e respostas, jogaram “Truth or Dare” (Verdade ou Consequência) e ensaiaram juntos para a última performance com os 22 participantes (a primeira com todos no palco).

Outros dois momentos me marcaram: as comidinhas feitas pela família dos meninos — com direito a cartinhas cheias de palavras de incentivo — e os vídeos que cada um deles gravou para pedir votos aos fãs. A criatividade rolou solta! Por fim, não posso deixar de comentar o encontro de Ta-Ki e Ni-Ki no final. Assim que o programa terminou, Ta-Ki saiu correndo pelo palco até abraçar o amigo e parabenizá-lo pela conquista. Essa cena me marcou!

Duas coisas me incomodaram um pouco no episódio final. Uma delas foi a participação do BTS e do TXT, que poderia ter sido maior. A outra foi o suspense (desnecessário) do storyteller Namkoong Min para anunciar o line-up. A cada nome, ele repetia umas três vezes “o trainee que conquistou o 1º lugar pela votação global…”. Dizer uma vez, tudo bem, mas não precisa repetir se não for para contar o resultado, né?

BTS e TXT participam do episódio final de I-Land

Ao longo do programa, BTS e Seventeen — episódios 7 e 9 respectivamente — conduziram pequenas missões antes dos testes e compartilharam conselhos. “Fake Love”, “DNA”, “I Need You” entraram no BTS Test, enquanto “Pretty U” e “HIT” fizeram parte do Seventeen Cover Song. No último episódio, BTS voltou ao I-Land com o TXT para acompanhar a formação do ENHYPEN. 

Durante a transmissão, RM, V, Suga, Jin, Jimin, J-Hope e Jungkook foram convidados a comentar a performance dos trainees finalistas, dividir conselhos e compartilhar palavras de incentivo. Eu selecionei algumas das frases que me chamaram a atenção e um dos vídeos da Mnet com mais conteúdo.

  • J-Hope

“I hope you never forget your beginnings and what you’ve dreamed of, what you’ve surrendered to be here. You must love music and try hard and be passionate about performances. With that, I’m sure you’ll shine even more.”

  • Jungkook

“I think you’ve done so well so far. I hope that you’ll work hard as you rise as far as you can reach. I hope you quickly find your own color and show a great version of yourselves to more people… If you also don’t forget how you’re feeling now and keep this up, then you will discover and grow, just like the meaning of your name.”

  • Jimin

“If you never forget the people who support your love for your fellow members and your work, I believe you can achieve success. I’ll be cheering you on.”

  • Jin

“When we first debuted, I looked at them and thought I wanted to be with them for a long time, and I think it’s such a relief that I’ve been able to do that. You’ll also be together for a long time, so I hope you can be happy and have a good relationship. You were very cool.”

  • Suga

“We also made our television debut on this stage. It’s brought back a lot of old memories. You did very well, so I hope I see you more often in the future.”

  • V

“I wanted to thank you for showing us a cool performance. It was really great. If we have the chance in the future, I hope we can perform together on the same stage.” 

  • RM

“I think the beginning and end are always connected. I hope we meet later on on the same stage or in Big Hit’s offices.”

O TXT também estava lá, mas ao contrário da participação ativa dos membros do BTS, Yeonjun, Soobin, Beomgyu, Taehyun e Hueningkai não foram chamados ao longo do programa. Eu acompanhei o episódio inteiro — 3 horas — e só vi o storyteller interragir com o grupo uma vez, depois do anúncio oficial do line-up final do ENHYPEN. Quando Yeonjun falou:

“First off, you were all so cool. I know how hard you worked to make it this far. There are people I trained with here, and I want to say congratulations and you worked hard. To the applicants who are here, I hope you’ll use your experiences so far as a stepping stone to become greater artists in the future.”

Queria ter visto uma participação maior do TXT e, quem sabe, até uma apresentação do BTS e do TXT. Seria legal para inspirar os novos idols e fechar o último episódio de I-Land com chave de ouro, né? Agora que o ENHYPEN está formado, a próxima vez que vermos Jungwon, Jay, Jake, Ni-Ki, Heeseung,Sunghoon e Sunoo no palco, eles serão oficialmente profissionais. Já tem até fanbase brasileira! Além disso, a Big Hit também fez o anúncio do início das audições para o próximo girl group.

E você, o que achou do line-up final? Me conte aqui nos comentários se o seu bias está entre os sete membros escolhidos!

Deixe um comentário