Viagens

Dia do Turista: quem é você quando está viajando?

Dia do Turista - Quem é você viajando? (SplitShire on Pexels)

Milhares de pessoas, assim como eu, não veem a hora de fazer as malas, conhecer um novo destino e se aventurar pelo mundo afora. Ainda mais hoje, 13 de junho, que é o Dia do Turista. E vamos combinar que a profissão turista é uma das mais irresistíveis, não é? Afinal de contas, todos nós temos um lado wanderlust de viver e de querer experimentar coisas novas, outras culturas, pessoas e lugares.

Turistando por aqui ou por ali, cada um tem um estilo de viajar. Tem gente que gosta de economizar ao máximo, encontrar o melhor custo-benefício entre conforto e gastos ou ostentar um pouquinho de luxo. E tudo bem! Entre os viajantes de plantão, também tem o perfil de quem se vira bem sozinho ou prefere estar com uma boa companhia — família, amigos, amor. Tem aqueles que adoram um roteiro de viagem intenso (muitos países em pouco tempo), enquanto outros priorizam uma programação mais leve (mais tempo em um destino) para relaxar.

Quem é você quando está viajando? Para aproveitar a data enquanto ainda não podemos explorar o mundo como antes, fiz um levantamento dos tipos de turistas mais comuns. Vem ver!

Turista dos mochilões

Quem gosta de mochilar, sabe se virar bem sozinho ou na companhia dos amigos. Geralmente, programa a viagem por conta própria e não tem medo do desconhecido. Quando chega ao seu destino, consegue se ambientar rapidamente à cultura local e se torna quase um nativo. Também faz novas amizades por onde passa.

Turista dos flashes

Com a câmera e o celular na mão, registra todos os momentos da viagem. Fotografar tudo a sua volta e anotar pensamentos pelo caminho são seus principais passatempos. Não deixa passar um registro sequer em busca do melhores cliques para dividir com a família, os amigos e em suas postagens. Alguns turistas, inclusive, alimentam o feed das redes sociais em tempo real.

Turista das baladas

Tem gente que não perde uma balada por nada, mesmo quando está viajando. Assim como os mochileiros, o turista das baladas se ambienta facilmente ao novo destino e logo faz novas amizades. Seja qual for o tipo de agito, pode contar com ele e com os amigos que o acompanham. O que importa é celebrar!

Turista do sossego

Na contramão de quem vive o lema “party hard”, existem aqueles turistas que aproveitam finais de semana, feriados estendidos, férias e todos os momentos de folga para viajar com o intuito de relaxar. E não necessariamente, precisa ser uma viagem para um lugar novo. O foco é buscar dias de descanso total para afastar o estresse.

Turista bom de garfo

Muita gente viaja de olho não apenas em conhecer um destino, mas o que a culinária local tem a oferecer de melhor. No roteiro dos turistas bons de garfo, as atrações turísticas dão lugar a restaurantes renomados e aqueles pequenos espaços pouco conhecidos do grande público, que revelam o verdadeiro sabor da gastronomia típica da região.

Turista de compras

Além dos souvenirs — que são como mimos da viagem — alguns turistas tendem a reservar boa parte do roteiro para as compras. Eles pesquisam as melhores lojas da região, outlets e onde comprar mais barato. Roupas de marca, câmeras fotográficas e celulares estão entre os desejos de consumo. O único cuidado é ficar dentro do limite de peso para as malas.

Turista das praias

Sol, mar e água de coco. Este é o combo perfeito para quem não perde uma chance de viajar para destinos praianos. E vamos combinar que é bom demais colocar os pés na areia e contemplar o som das ondas, não é? Nem precisa ir muito longe para encontrar lugares paradisíacos. Aqui no Brasil, o que não falta é praia bonita!

Turista cultural

Museus, sítios histórico e exposições de arte não podem faltar na programação de quem gosta de conhecer a fundo sobre um destino. Por demandarem mais tempo no roteiro de viagem, as atrações históricas, artísticas e culturais tendem a entrar na programação de turistas que passam mais tempo em um determinado lugar.

Turista eco-friendly

Se locais fechados não fazem os seus olhos brilharem, então você pode ter uma tendência maior de ir a destinos onde o contato com a natureza é a maior atração. Turistas que buscam lugares mais verdes podem viajar tanto para descansar como para se aventurar no ecoturismo. O roteiro inclui parques, trilhas, cachoeiras e todo tipo de belezas naturais.

E aí, com qual perfil você mais se identifica? Eu gosto muito de fotografar quando estou em viagem ou durante o meu tempo livre, mesmo em casa. Por isso, eu tenho uma identificação forte com o “turista dos flashes”. Sem contar que escrever sobre os lugares que eu conheço me faz muito bem, mas eu também me reconheço um pouco em outros perfis. Já fiz mochilão pela Europa, viajei em busca de descanso, para destinos com praia ou espaços verdes e com riqueza histórica.

Quem é você quando está viajando? Me conta aqui nos comentários qual é o perfil de turista (ou perfis) que mais tem a ver com você e por quê.

Deixe um comentário