Dicas

8 atitudes sustentáveis para adotar no Dia do Meio Ambiente (e em todos os outros)

Meio ambiente (congerdesign on Pixabay)

O ar que respiramos, a água que nos refresca, a comida que nos alimenta e o próprio ambiente em que vivemos, tudo vem, de uma forma ou de outra, da natureza. Por isso, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, é uma das datas mais importantes no calendário. E foi criada como um incentivo para tornar nossas ações mais sustentáveis e conscientes, em busca de um equilíbrio.

Para marcar a data, eu vou contar um pouco da história por trás dela, além de trazer uma lista com pequenas atitudes que podemos adotar por um mundo melhor. Além de contribuir com o meio ambiente, mudar um hábito ou outro trará mais bem-estar para o seu dia a dia. Vem!

A origem do Dia Mundial do Meio Ambiente

Tudo começou na Suécia em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Realizado no dia 5 de junho daquele ano, foi o primeiro evento a promover um debate sobre o uso dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente e o conceito de desenvolvimento sustentável.

Desde então, todos os anos, somos convidados a repensar as nossas atitudes e a criar hábitos no dia a dia em prol de um ambiente mais saudável para nós e para todos ao nosso redor. Comemorada no mundo inteiro, o Dia Mundial do Meio Ambiente — World Environment Day (WED) — também serve para orientar as políticas ambientais em um cenário global.

Cada ano traz um tema diferente para o debate e, até então, alternava a sede do evento entre país do mundo todo. Em 2020, porém, a programação será on-line, com lives no YouTube e diversas ações virtuais, tendo em vista o momento de distanciamento social.

Entre os principais impactos, podemos citar a coleta seletiva (a falta dela), o descarte incorreto do lixo, o desperdício de alimentos (água e energia elétrica também) e por aí vai. Muitos deles podem ser reduzidos a partir da adoção de novos hábitos. Mesmo sendo uma mudança em escala mundial, se cada um de nós contribui um pouquinho, já chegamos mais perto de um mundo sustentável e autossuficiente. 🙂

8 atitudes verdes para um mundo melhor

Meio Ambiente e Jardinagem (Free-Photos on Pixabay)

Já reparou em como esse movimento verde vem ganhando força nos últimos anos? Existe uma preocupação cada vez maior com os impactos na natureza e o bem-estar animal. Não é por acaso que muitas marcas de roupas, cosméticos, alimentos e afins, têm mudado o foco na escolha de fornecedores, matéria-prima e tudo que envolve a produção.

O próprio Caderno de Tendências do Sebrae 2019-2020, traz alguns processos earth-friendly:

  • Mais cuidado com a água a partir de uma conscientização sobre a escassez do recurso;
  • Embalagens feitas com materiais renováveis ou reciclados;
  • Valorização maior da produção local e do uso de ingredientes locais;
  • Consumo ético e consciente em prol de produtos com ingredientes naturais e sem testes em animais;
  • Um olhar mais humanizado para o ecossistema e a biodiversidade.

Se as marcas estão fazendo algo, nós também podemos contribuir. Pensando nisso, fiz uma lista com pequenas atitudes que podemos adotar no nosso dia a dia para transformar o lugar em que vivemos em um mundo melhor. Continue comigo!

1. Separe o lixo seco do orgânico

Aí está uma atitude simples de adotar no dia a dia, mas que, por muitas vezes, passa batida. A coleta seletiva, separação do que pode ser reciclado e do que é orgânico, faz toda a diferença para dar a destinação correta ao lixo. Sem contar que ajuda o meio ambiente, reduz o lixo no mundo e ainda poupa os recursos naturais.

Já que estamos falando sobre o assunto, não custa lembrar sobre jogar lixo nas ruas. Se não tiver uma lixeira perto de você, guarde o que ia fora até chegar em casa. Eu sempre faço isso e posso dizer por experiência própria que não custa nada.

2. Monte a sua horta caseira

Não tem nada melhor do que usar temperinhos direto da horta da sua casa, né? Falo por experiência própria. Vale até para quem mora em apartamento. Afinal, você só vai precisar de um cantinho com sol e um pouco de sombra. Depois é só cuidar com carinho, regar periodicamente e compartilhar palavrinhas de incentivo para transmitir boas energias.

Quem mora em casa com quintal, pode criar um espaço ainda maior para árvores frutíferas e outras coisas que gosta de comer. Com o tempo, você vai perceber os benefícios de produzir o seu próprio alimento e a sensação de bem-estar ao cuidar de plantas.

3. Prefira alimentos orgânicos

Quem já migrou ou provou frutas, verduras e legumes orgânicos sabe que os alimentos são bem mais saborosos e têm uma cor mais viva. Além disso, eles não levam agrotóxicos, nem qualquer outro produto químico, e ainda respeitam o ciclo de vida dos animais e o meio ambiente. Sem contar que ajudam a fomentar a produção local.

Os preços de uma feira orgânica são mais altos, sabemos, mas com a busca por um estilo de vida cada vez mais focado na saúde e bem-estar, isso tende a mudar. Ao menos, é o que eu espero com o aumento da demanda.

4. Troque sacolas plásticas por ecobags

Isso já é uma realidade em países da Europa e começa a ditar tendência por aqui. Em feiras e supermercados, eu vejo pessoas trocando as tradicionais sacolas plásticas pelas ecobags. É um hábito que eu tenho tentado adotar também, ao menos quando vou à feira. E espero chegar no momento de migração completa e decretar independência do plástico.

5. Saia a pé ou de bike

Carros são práticos, mas não podemos esquecer que emitem gás carbônico, o que é prejudicial ao meio ambiente e também para nós. Se tiver que ir a lugares próximos, opte por fazer uma caminhada e aproveitar a brisa batendo no rosto. Você também pode pegar a bicicleta para pedalar por aí, seja para ir ao mercado, no trabalho ou apenas para espairecer.

Já que estamos falando da prática de exercícios físicos também, quem mora em apartamento pode trocar o elevador pelas escadas. Além de economizar energia, ainda dá para queimar algumas calorias entre um degrau e outro.

6. Adote o minimalismo

Ser minimalista já se transformou em um estilo de vida em que “menos é mais”. Isso vale para tudo! Roupas, objetos, alimentação, o consumo de forma geral. Antes de comprar qualquer coisa, tenha em mente a seguinte pergunta: “eu preciso mesmo?” Se a resposta for sim, siga em frente. Caso contrário, deixe para lá.

7. Economize energia, água e papel

Para poupar o uso da energia elétrica, não se esqueça de apagar a luz de ambientes vazios. Quando for viajar ou passar um tempo fora de casa, tire tudo da tomada e evite deixar aparelhos em stand by. Se puder, substitua as lâmpadas tradicionais pelas de LED ou as fluorescentes.

O mesmo pensamento vale para a água na hora de enxaguar a louça, tomar banho ou ligar a máquina de lavar (que pode ser ligada sempre que a pilha de roupas atingir a capacidade máxima). Até o papel pode ser poupado — folhas recicladas, celular, tablet, computador etc. — a fim de preservar florestas e ecossistemas inteiros.

8. Use pilhas recarregáveis

Pilhas e baterias têm pontos de coleta específicos para descarte. Uma opção ainda mais sustentável do que simplesmente fazer o descarte correto dos modelos tradicionais, é utilizar pilhas e baterias recarregáveis. Além de economia, elas são feitas com menos produtos químicos e matérias-primas nocivas ao meio ambiente.

Esta lista é pequena diante das possibilidades que temos no nosso dia a dia para contribuir com a preservação do meio ambiente e o melhor uso dos recursos naturais. Mesmo que a conscientização precise alcançar níveis globais, ao fazer a sua parte, você ajuda a criar um mundo mais verde, sustentável e limpo.

Gostou das dicas? Então confira outras ideias que eu já compartilhei aqui no blog para fazer em dias específicos e depois adotá-las como um novo hábito.

Deixe um comentário