Dicas

7 práticas de mindfulness para aplicar no Dia do Silêncio

Práticas de mindfulness (Dawid Zawilla on Unsplash)

Sabe que dia é hoje? Shiuuuuuu! Se você olhar um calendário de datas comemorativas, vai descobrir que 7 de maio foi escolhido como o Dia do Silêncio. Logo me lembrei do filme “Um Lugar Silencioso”, onde fazer barulho não é uma opção. Nós podemos escolher entre estar cercados pelo som ou fazer uma pausa. Minha proposta é aproveitar este momento em que passamos mais tempo em casa para trazer algumas práticas de mindfulness. Por que não tirar um dia para relaxar e desfrutar dos benefícios do silêncio, né? Vem comigo nessa?

Antes de tudo, você sabe por que existe o Dia do Silêncio? A data foi criada para conscientizar as pessoas sobre os efeitos da poluição sonora no nosso dia a dia. Quem precisa de foco para trabalhar ou escrever um post como este precisa de um ambiente tranquilo para se concentrar — em casa ou no escritório.

E já reparou como tem sons ao nosso redor? Pare 1 minutinho! Consegue ouvir o barulho dos carros passando na rua ou das obras em construções próximas? E o celular tocando ou uma notificação do WhatsApp chegando? Pois é, às vezes os ruídos fazem parte do dia a dia. Mesmo que a gente não consiga parar por um dia, alguns minutos de silêncio já valem. Como aplicar isso? Com algumas práticas de mindfulness!

Mindfulness (Lesly Juarez on Unsplash)

1. Cultive o hábito da gratidão ao acordar

Ao acordar, nosso dia começa. E por que não despertar com pensamentos positivos? Ao abrir os olhos, faça uma lista — mesmo que mental — de pessoas ou momentos que trouxeram felicidade e agradeça.

Vale pensar na família, em amigos próximos ou distantes, na sua casa ou na sua saúde financeira, em pratos que você pode saborear, em filmes e séries que aquecem o coração, em viagens inesquecíveis, experiências incríveis que viveu por aí, em tudo que te faz bem.

2. Encontre brechas para pausas ao longo do dia

Muitas vezes, o tempo passa e não sobra espaço para outras coisas importantes. Eu percebi que para melhorar a minha produtividade preciso fazer pausas estratégicas entre uma tarefa e outra, ver o dia passar, olhar para o céu (mesmo que só um pouquinho) ou simplesmente parar.

Comece a estabelecer horários durante a sua rotina e tente reduzir os estímulos ao seu redor — TV, música, vídeos, mensagens no celular, redes sociais, etc. — ao seu redor.

3. Sinta e aprecie cada momento de forma “meditativa”

O que isso significa? De forma inconsciente, nós nos acostumamos a fazer tudo meio que correndo sem aproveitar o presente em sua plenitude. Apreciar de forma “meditativa” é sentir a água escorrendo pelo seu corpo ao tomar banho, degustar o sabor dos temperos nas refeições, ouvir o canto dos pássaros da janela ao acordar.

Enfim, nas práticas de mindfulness, significa apreciar de um jeito mais consciente, e nos mínimos detalhes, cada momento do dia.

4. Dedique um tempo para se exercitar

As atividades físicas são essenciais para uma vida mais saudável, além de alimentar corpo, alma e mente. Para que dê certo, você precisa gostar. Afinal, é isso que vai te motivar a seguir em frente.

Aproveite o Dia do Silêncio para refletir sobre o que você mais gosta de fazer — yoga, pilates, musculação, corrida (além de viajar). Eu, por exemplo, adoro K-pop. Por isso, na minha rotina de treinos, incluí a dança, inspirada em coreografias de grupos que eu acompanho.

5. Invista em uma alimentação saudável e nutritiva

Para que a prática de exercícios físicos traga benefícios, é importante também contar com uma alimentação saudável. Aqui em casa, invisto o máximo que posso em ingredientes naturais e orgânicos. A carne já não faz parte do meu dia a dia há muitos anos.

Alimentos industrializados foram perdendo a vez com o passar do tempo. Tudo é uma questão de hábito! Nas práticas de mindfulness, o mais importante é optar por comidas que dão energia e leveza.

6. Aprenda a ouvir mais e a falar menos

Aqui está uma lição que esquecemos às vezes, não é? Eu acredito que nem é de propósito, é algo inconsciente. Então que tal tirar esse dia para praticar? Prepare um chá quentinho e vá para um lugar bem confortável na sua casa. Concentre sua atenção no canto dos pássaros, no som do vento ou da chuva até mergulhar nos seus pensamentos.

Aposto como você vai se sentir muito bem, além de compreender melhor as coisas ao seu redor ou até mesmo ouvir sua voz interior. Filtrar os sons que nos cercam é um dos maiores desafios do cotidiano, assim como estar em paz com nossos próprios pensamentos.

7. Use o tempo livre para meditar

Esvaziar a mente não é uma tarefa fácil, eu sei. Tem dias que eu tento não pensar em nada, mas é um 7 a 1. Assim como tudo na vida, só a prática mesmo para aquietar os pensamentos. Por isso, o dia de hoje pode ser perfeito para você começar, logo depois de agradecer (dica nº1).

A meditação é uma das principais práticas de mindfulness e não leva tanto tempo. Pare por 30 minutos, observe sua respiração, relaxe e aproveite o tempo para você.

Queria estar viajando? Sempre! Enquanto não podemos, vamos aproveitar cada momento ao máximo como nas nossas viagens. E nada melhor do que definir uma data para começar algo novo, não é? O Dia do Silêncio é bem apropriado para mudar seu olhar do mundo para dentro de você. Adotar práticas de mindfulness podem ajudar a manter sua mente saudável e pronta para planejar a próxima viagem assim que tudo passar.

E aí, vamos adotar essas práticas pelo menos hoje? Não se esqueça de me contar aqui nos comentários o que você fez para deixar o seu dia mais silencioso.

Deixe um comentário