Pessoal

“Estrelas” em movimento? Entenda o que está passando pelo céu

projeto Starlink (Bernard Ruelle no Flickr)

Você já viu “estrelas” se movendo no céu como se estivessem em uma fila indiana? A imagem aparece nos relatos de diversas pessoas pelo Brasil e no mundo todo. Hoje foi a minha vez de presenciar esse estranho (ou talvez não) fenômeno no céu. Se quiser saber mais sobre isso, convido você a me acompanhar nessa leitura. Vamos lá?

Será um pássaro, um avião ou uma invasão alienígena? Brincadeiras à parte, pelos padrões observados em vários relatos aqui no Brasil e em outros países, isso tem uma explicação bem simples. Essas “estrelas” em movimento, como se estivessem em uma fila indiana no céu são, provavelmente, os satélites do projeto Starlink. Dizem que eles só podem ser avistados no início da noite ou no fim da madrugada.

Eu presenciei a passagem deles pelo céu de Florianópolis neste domingo, 26, por volta das 19h. Foi por acaso! Enquanto eu observava algumas estrelas da janela, percebi uma delas se mexendo até sumir do meu campo de visão. Logo depois, veio outra e mais outra e mais outra, formando um cordão de luz.

É como se várias estrelinhas tivessem formado um “trenzinho espacial”. Diferente de outros relatos que vi por aí e até mesmo fotos, elas estavam mais espaçadas entre elas e com pouco brilho. Ainda sim, mantiveram um padrão de distância, que parecia milimetricamente calculado.

Aliás, dizem que essa luz é resultado da incidência do sol na fuselagem dos satélites. Foi bem rápido! Acho que não passaram mais do que dez satélites, cruzando o céu bem baixinho, tanto que não precisei usar telescópio, nem nada, em direção ao norte. Queria ter uma foto para compartilhar, mas com o celular não consegui registrar. Busquei uma imagem que fosse mais próxima do que eu vi. Só faltou o padrão, mas era como pontos de luz.

Projeto Starlink

Os satélites da rede Starlink fazem parte de um projeto ambicioso da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. O objetivo é colocar milhares — cerca de 12 mil satélites inicialmente — em órbita ao longo dos próximos anos — até 2027 — para proporcionar um sistema global de internet de alta velocidade, além de uma opção mais barata e também mais eficiente.

Com essa “constelação” do projeto Starlink cobrindo o mundo inteiro, o acesso à web se expandiria até centros de pesquisa, comunidades isoladas, navios em alto-mar, entre outros lugares. De acordo com o Olhar Digital, um teste beta privado deve ser lançado em três meses, seguido por um teste público, dentro de seis meses.

E aí, você tem viu a passagem dos satélites na sua cidade? Tem observado mais alguma coisa no céu? Me conta aqui nos comentários. 😉

2 comentários em ““Estrelas” em movimento? Entenda o que está passando pelo céu

  1. bom dia!

    pude presenciar hoje e busquei na internet algo sobre… eram muitas, nao consegui contar e nao consegui filmar, nas filmagens que fiz nao se ve, mas era muito lindo , as 5:40 da manha, acordei meu marido pra ser testemunha do que eu estava vendo.

    Curtir

    1. Oi, Patricia! 🙂

      Nossa, sua experiência é recente! Será que é a mesma coisa?
      Só os nossos olhos para conseguir ver bem, né? Eu me pergunto se algum dia teremos tecnologia que se aproxime disso, mas talvez seja um pouco demais.

      Curtir

Deixe um comentário