Dicas · Viagens

Sausalito: um lugar pacífico do outro lado da Golden Gate Bridge

Chegou o momento de falar de um dos lugares mais fofinhos que conheci na vida. Quem acompanhou minha viagem até aqui já sabe o quanto eu amei San Francisco, mas a cidade da ponte Golden Gate não foi a única que conquistou meu coração. Bem perto dali, atravessando as geladas águas do Pacífico, fica uma cidadezinha tranquila, com lindas paisagens e pra lá de charmosa. Vem comigo conhecer Sausalito!

Passeio em Sausalito, Califórnia (Natália Cagnani)

Você já ouviu falar de Sausalito? A apenas 15 quilômetros de San Francisco, você vai encontrar esta pequena cidade cinematográfica, toda charmosa com suas casinhas no estilo vitoriano plantadas colina acima e com uma orla de tirar o fôlego.

Sausalito foi uma das primeiras cidades ao norte da baía de San Francisco. Dizem que a origem do nome vem da língua espanhola, derivado de “sauce” (pimenta). Durante a 2ª Guerra Mundial, foi o centro da construção naval, o que a fez se desenvolver como porto para a construção e o reparo de barcos. Não é à toa que de longe (caminhando pela ponte) já é possível avistar barcos e iates ancorados.

Fundado em meados do século XIX, o porto de Sausalito (Sausalito Harbor), onde desci com o ônibus turístico, fica bem no centrinho da cidade. Dali é possível aproveitar bem a orla para dar uma volta. A rua principal se chama Bridgeway (caminho da ponte, em tradução literal). Legal, né? Faz todo o sentido!

Aliás, as ruas são super limpas, enquanto as praças são floridas, mesmo no outono, e muito bem cuidadas. Tem bastante infraestrutura na volta com restaurantes e cafés, sorveterias e hotéis, além de lojinhas de souvenirs e uma praça muito lindinha e super bem cuidada.

Por falar em lembrancinhas, aqui é o lugar certo para comprar coisas diferentes, bonitinhas e por um preço melhor do que no Fisherman’s Wharf. Uma das que mais gostei se chama California Republic Store. Na área, tem também lojas tradicionais com peças de arte para decoração e louças em cerâmica.

Barcos e iates coloridos emolduram a paisagem com o mar. Ao redor, casinhas e restaurantes flutuantes dão um ar cinematográfico ao lugar, dividindo o olhar entre belas colinas e uma das vistas mais lindas de San Francisco. Tudo é uma gracinha! Imagina acordar todos os dias com uma visão dessas? Sonho meu!

Uma volta pela beira mar de Sausalito

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sausalito é uma cidade pequena, conta com pouco mais de 7 mil habitantes (Senso 2016) e um clima de calmaria que contagia. É muito bom andar por lá, mesmo que seja só para apreciar a beira-mar. Vale muito um bate e volta, mas se tiver tempo recomendo esticar a visita. Isso porque Sausalito é caminho para as vinícolas californianas (Sonoma e Napa Valley) e também para o parque Muir Woods, uma floresta de sequoias-gigantes.

Com mais tempo em San Francisco, eu teria acrescentado estes dois passeios ao roteiro da viagem. Mesmo sem poder andar muito por lá, visitei a cidade duas vezes. Na primeira, eu segui com um ônibus turístico, depois de atravessar a ponte Golden Gate, até o centrinho de Sausalito.

Naquele dia, eu ia jantar com meu irmão, então a visita acabou sendo mais rápida do que eu gostaria. Por isso, quis voltar lá. Na segunda vez, eu consegui aproveitar mais o clima da cidade, andar pela beira-mar, sentir a brisa, fotografar e curtir aquela paz e todo o astral do lugar. E posso dizer que ainda não foi o bastante!

Da próxima vez, quero voltar para visitar as famosas casas flutuantes ou casas barco ou floating houses ou houseboats, que surgiram na época da 2ª Guerra Mundial e já foram cenário de filmes por aí, como “Boundaries” (“Limites”, em português). Dizem que as casas foram construídas a partir de navios abandonados depois da guerra. E o que era para ser temporário acabou se transformando no lar de muitas famílias.

Como chegar em Sausalito

É possível chegar de balsa, saindo do Pier 39 ou do Ferry Building; de carro; bicicleta e até mesmo a pé, atravessando a famosa ponte vermelha.

Como eu contei no post sobre a Golden Gate, você pode até atravessar a pé, mas a caminhada termina no mirante Vista Point. A partir dali, não tem calçada para pedestres, então não recomendo continuar o passeio a pé. Minha alternativa foi buscar um dos ônibus turísticos que chegavam lá para me levar até o centro da cidade. Se você conhece outras formas ou acredita que dá para ir a pé tranquilamente, compartilha comigo. 🙂

Vou a pé

Foi assim que eu cheguei em Sausalito pela primeira vez. Depois de caminhar pelo Lyon Street Steps, Palace of Fine Arts, Wave Organ e finalmente pelo Crissy Field para atravessar a ponte Golden Gate, cheguei na cidade. Como eu conto no post detalhado sobre a travessia, levei mais ou menos 1h30min andando pela ponte e parando o tempo todo para fotografar.

Além desse tempo, eu fiquei no mirante por alguns bons minutos, admirando a Golden Gate Bridge de outra perspectiva, até ir atrás de um ônibus turístico para chegar ao centrinho da cidade.

Vou de balsa

Na volta, peguei uma balsa até o Pier 39. O bilhete custa $10,75. Os primeiros horários de saída, para ir ou voltar, começam por volta das 7:00 durante a semana e vão até as 19:00. Para se programar melhor, consulte todos os horários.

Se o seu destino for Sausalito, você precisa comprar o bilhete em uma das máquinas antes de embarcar. Não é tão difícil, mas se tiver dúvidas (como eu tive) pode pedir ajuda para quem estiver próximo. Se o seu destino for San Francisco, é possível pagar dentro da balsa, depois do embarque.

Na segunda vez, eu saí do Ferry Building, em Embarcadero, e voltei pelo Pier 39. Queria ter a experiência de conhecer os dois caminhos e ainda poder passar mais um tempo na região do Fisherman’s Wharf. Do Ferry Building, você pode dar um pulinho no Cupid’s Span, uma escultura em forma de flecha de cupido. E aproveitar para ver barcos ancorados, gaivotas e a belíssima ponte que liga San Francisco a Oakland.

Voltando ao Ferry Building, ele por si só também é uma atração. Vale a pena tirar fotos do lado de fora e depois fazer um passeio para conhecer as lojinhas ali dentro. Tem um café que eu gostei bastante, o Blue Bottle Coffee. O atendimento é excelente e o cafezinho é passado na hora, bem na sua frente.

A viagem até Sausalito é de aproximadamente 30 minutos, passando ao lado da Ilha de Alcatraz e tendo como pano de fundo toda a baía de San Francisco, com seus arranha-céus modernos, a marina e a Coit Tower (falarei dela mais à frente, prometo).

Vou de bicicleta ou de carro

Taí duas experiências que eu vou ficar devendo para você, porque eu não cheguei a vivenciá-las. Mas mesmo sem ter chegado a Sausalito de bike ou de carro, é importante que você saiba que é possível atravessar a ponte de uma forma ou de outra e seguir viagem até a charmosa cidadezinha para desfrutar de paz, tranquilidade e um visual bacana.

Ah! Você sabia que atravessar a Golden Gate de bicicleta é uma das formas mais procuradas por lá? É quase uma atração turística à parte. O que não falta na cidade são lugares para alugar uma bike para fazer o passeio, não só pela ponte, mas por toda a baía de San Francisco. E se quiser voltar de balsa, para curtir outro visual, você pode levar a bicicleta na balsa.

Se estiver de carro e com tempo, você pode aproveitar para esticar a viagem de Sausalito até as duas opções que eu já comentei aqui: o Muir Woods e as vinícolas Napa Valley.

Deixe um comentário