Nem só de praia, sol e mar vive a Praia do Rosa. O destino é famoso também por suas inúmeras trilhas no meio da natureza, passando por costões e até áreas mais rurais, com vaquinhas, cães pastores e uma vista de tirar o fôlego. Esta foi a paisagem de uma das trilhas que escolhemos seguir no dia da volta da nossa viagem: a trilha de Porto Novo, que liga a Praia do Luz e a Praia do Rosa.

Pelo tempo mais nublado do que ensolarado e também por ser a nossa primeira vez na Praia do Rosa, acabamos fazendo a trilha por acaso. Eu adoro trilhas, mas tinha tanta coisa para conhecer em Imbituba e em tão pouco tempo que achamos melhor deixar para uma próxima viagem.
A trilha de Porto Novo, ou Portinho, apareceu diante de nós. Como assim? Depois do check-out na pousada, pegamos o carro para seguir até a Barra de Ibiraquera por um caminho muito legal sugerido pelos anfitriões. Isso fica para o próximo post, tá?
Ponto de partida

Nós chegamos em Ibiraquera e fomos até a ponta da Praia do Luz, que fica bem do lado, para conhecer a praia. Quando chegamos ao final, vimos uma pequena entrada no meio da mata. Lá fui eu sondar para ver o que era. E adivinhe só? Bem na minha frente estava a entrada para a trilha. O destino final: Praia do Rosa.
Por que não? Meu instinto trilheiro falou mais alto. Adiamos o roteiro pelas praias de Imbituba e seguimos mata adentro para explorar ao menos uma trilha durante a viagem pela praia do Rosa. Antes de entrar, fiz uma pesquisa rápida.
O quê: trilha Praia do Luz – Praia do Rosa
Nível: leve (facinho)
Duração: 20 minutos, em média
Bem suave para aproveitar, né? Esse é o tempo médio. Eu sempre levo mais, porque a cada passo eu paro para tirar uma foto. É mais forte do que eu, não consigo evitar. 😉
Areia, mata fechada e campo
A trilha de Porto Novo (Portinho) começa por um caminho de areia fofa, passa por um trecho de mata fechada com algumas pedras no caminho e termina em um vasto pasto com direito a boizinhos e cachorros fazendeiros.
É uma mistura de ambientes em uma trilha só e isso já transforma o passeio em uma experiência muito legal. O início é na areia mesmo, uma leve subida na areia fofa. Não demora até a areia dar lugar à mata fechada. Tudo bem tranquilo.
Ao longo do trajeto, brechas entre as árvores já dão uma provinha da vista que está por vir. A Praia do Luz vista de cima e, no fundo, a Barra de Ibiraquera. Em algumas partes é possível desviar do caminho para admirar a vista e fazer cliques da paisagem.
Clima de fazenda no ar
Mais à frente, o cenário muda completamente. O visual praiano dá lugar a um panorama completamente diferente. A areia vira grama. A mata fechada se transforma em um campo aberto, com vaquinhas por todos os lados, cães pastores e até cerquinhas com porteiras, separando algumas partes da trilha.
A sensação é de estar em um fazenda. Você só lembra que está na praia, porque ao fundo o mar toma conta da paisagem. De um lado, a Praia do Luz, a ilha do Batuta e uma vista parcial da baía de Imbituba. Do outro, a Praia do Rosa (Rosa Sul). É sensacional!
Subindo um pouco mais o morro e passando por uma porteira de madeira, tem um mirante natural. Pelo tempo, seguimos em direção à Praia do Rosa e deixamos para explorar esse caminho em uma outra viagem até lá.
Destino final: Praia do Rosa
Ao cruzar o campo e passar por outra porteira de madeira, você chega até a Praia de Portinho (pequena vila de pescadores) e ao lado do Rosa (abarrotada de surfistas). Pedras emolduram a paisagem ao longo da descida e carros estacionam na pequena estradinha de terra que se forma na encosta do morro.
Além dos surfistas e pescadores, muita gente estava lá apreciando a vista com chimarrão e com seus PETs. Muito legal! Definitivamente, vamos voltar à Praia do Rosa, até para andar por ela e sentir mais o lugar.
A viagem pelo Rosa termina por aqui, mas vem explorar comigo o que mais Imbituba tem a oferecer…