No roteiro de viagem por Garopaba, a Praia da Ferrugem foi a última parada, mas em uma outra viagem de fim de semana eu consegui encaixar mais uma: a Praia do Ouvidor. Um amigo nosso falou tanto desse lugar, que a gente não conseguiu esperar para conhecer. A ideia era fazer uma das trilhas que leva até ela, a trilha da Praia do Rosa, que passa pela Praia Vermelha até chegar no Ouvidor. A trilha acabou não saindo, mas conhecemos o Ouvidor. Então vem nessa viagem comigo!

De todas as praias de Garopaba que entraram no nosso roteiro, a do Ouvidor é a mais intimista. Não sei se foi pelo clima (frio e muito nublado) ou pela época do ano (julho é baixa temporada), mas a sensação é de estar sendo acolhido pela praia.
O acesso é pela Praia do Rosa, com placas sinalizando a direção, por um caminho que começa razoavelmente bem até a terra batida tomar conta. Não quer ir de carro? É possível chegar por trilha.
Dizem que o visual é lindo, passando por dunas e sítios arqueológicos a partir da Barra. Outra trilha é a que sai da própria Praia do Rosa, passando pela Praia Vermelha no caminho.
Aliás, você sabia que a Praia Vermelha só é acessível por trilha? Ela fica em uma propriedade particular. A área pertence ao Grupo Gerdau, mas praia é liberada para visitas. Afinal, mesmo sendo uma área privada, a praia não deixa de ser um espaço público, né?
Localizada entre a Barra e a Vermelha e a 17 quilômetros de Garopaba, o Ouvidor é uma das praias mais desertas da cidade, quase um refúgio da natureza. Por isso não tem estrutura ao redor. Na baixa temporada, é frequentada principalmente por moradores e pessoas que conhecem o local.
Alguns surfistas se arriscam pelas ondas calmas. Vimos um durante a nossa visita. A maioria das pessoas estava lá apenas contemplando a paisagem e o sossego.
Dizem que a origem do nome vem do seu formato, que lembra a forma de um ouvido. A Praia do Ouvidor é pequena e conta com uma extensão de 750 metros. Em cada um dos costões de pedra, dois pequenos córregos desembocam no mar, realçando a beleza rústica do lugar. Há também algumas casas particulares na volta, mas nada de construções na orla ou bares. Natureza pura!