E a série sobre praias lindas continua em nossa viagem para Garopaba. A próxima parada do roteiro é a Praia do Centro, também conhecida como “Garopabinha”, que fica perto do centro histórico e na área que concentra o comércio da cidade, a Praça 21 de Abril e a igreja. Aliás, tem duas igrejas, a pitoresca igrejinha branca do centrinho histórico e a paróquia de São Joaquim. Na orla da praia, o destaque fica por conta do pequeno calçadão para caminhadas com direito a banquinhos, dos barcos dos pescadores e das gaivotas, que fazem a festa por lá.

A Praia de Garopaba é a mais urbanizada das nove praias que fazem parte da pequena cidade do litoral de Santa Catarina. São 2 quilômetros de extensão, com um trecho, o mais central, formado por um calçadão e bancos para apreciar a vista e, pra quem estende um pouco mais, o pôr do sol.
Além de caminhadas, a estrutura da praia abre muitas possibilidades para desfrutar do cenário que mescla o ar de cidade do interior com a vibe de litoral. Bicicletas, passeios com os PETs, em família ou com amigos, stand up paddle são comuns na região. Sem contar os barcos dos pescadores, ancorados próximos da orla, criando um clima rústico, de sossego e aconchego.
Pelo mar calmo, não é uma praia muito procurada por surfistas, até porque as características do mar tendem mais para a formação de uma enseada. Eu estive lá em 2014, em uma passagem rápida pela cidade, e tive a oportunidade de conhecer Garopaba por outros ângulos.
Na primeira visita, uma névoa encobria toda a enseada, deixando apenas alguns pontos de visão e transformando a Praia de Garopaba em um cenário quase cinematográfico. Sabe aquelas cidades bonitinhas de novela? Essa foi minha primeira impressão. Um charme só, mesmo com a chuva.
Na viagem mais recente, agora passando um fim de semana inteiro por lá, encontrei um lugar ao sol. 🙂 Sim! A previsão era de tempo nublado, mas o sol deu as caras e consegui ver outro lado de Garopaba. Minha conclusão: não tem tempo ruim em Garopaba. Faça chuva ou faça sol, é uma praia que vale muito conhecer. Então, se estiver passando por aqui, inclua no seu roteiro de viagem.
Mas essa parte mais sossegada e urbanizada foi o final do nosso passeio. Como saímos do Siriú em direção à Praia de Garopaba, passando pela SC-434, o primeiro lugar que conhecemos foi na altura do bairro Morrinhos.
Perto dali, o acesso à praia leva até um enorme deque de madeira em forma de escada em volta de um morro. Ao subir, tem-se uma vista privilegiada da praia central e do Siriú. É bem suave!
Nada íngreme ou com obstáculos pelo caminho, a não ser que você decida subir um pouco mais até o topo do morro ou caminhar mais além até as pedras mais afastadas.
E adivinha o que aconteceu? Vimos uma família de baleias passando por ali. Ainda não foi aquela vista com saltos e tudo mais. Apenas esguichos de água no mar e um movimento no meio das ondas. Mesmo assim, foi bem legal. Primeira vez, né? Quem sabe na próxima, a gente ainda consegue ter uma visão mais ampla de tudo. Afinal, a temporada de baleias vai até novembro. 🙂
Próxima parada da viagem: Praia da Silveira…