Viagens

Praia do Siriú: dunas e mais dunas a perder de vista

Na série sobre praias lindas de Garopaba, nossa próxima parada é emoldurada por uma imensidão de dunas enormes. A sensação é de estar no meio do deserto em plena viagem pelo litoral catarinense. O oásis pode aparecer a qualquer momento. E não é que tem um mesmo? O oásis do Siriú é uma lagoa de água doce que separa as areias finas e claras da praia. De um lado, a vegetação preservada. Do outro, o mar.

4_Praia do Siriú em Garopaba (Natália Cagnani)

Localizada entre as praias da Gamboa e Garopaba, a natureza é o ponto forte no Siriú. Dunas, lagoa, montanhas e cachoeira, além da praia, claro. A região pertence ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, mantendo, assim, sua orla preservada e criando um refúgio para seus visitantes.

Para chegar até lá, o caminho tem alguns percalços. Isso para quem escolhe pegar a estrada que passa pelo interior da cidade, via Morro do Siriú. Parte do trajeto é de chão batido, com alguns buracos, tornando a viagem um pouco mais longa. Toda atenção é pouca!

A paisagem, no entanto, é de tirar o fôlego, porque as dunas de 40 metros acompanham a viagem da janela do carro. Não é à toa que a Praia do Siriú é a preferida dos adeptos do sandboard e também de quem curte stand up paddle.

Nós seguimos o caminho todo pela Estrada Paulo Lopes (GRP-010), bem sinalizada, até chegar em uma das saídas da praia. Não chegamos a pisar na areia, nem a explorar como a Gamboa. Só vimos uma das pontas da praia, porque passamos por trás de um imenso paredão de dunas e vários points para descer de sandboard.

Além disso, alguns trechos contam com escadas de madeira que levam ao topo das dunas. Tem até um balanço! Passamos por ele no meio do caminho, em direção a Garopaba, mas não chegamos a parar.

Nos arredores, também tem uma cachoeira, para quem quiser e tiver tempo de visitar. Eu vou ter que voltar para desvendar mais a natureza do Siriú. Sinto que não conheci o suficiente, não passei pela lagoa, nem pisei nas dunas.

Ah! Perto dali fica também o Morro do Fortunato, uma das poucas comunidades quilombolas de Santa Catarina, muito procurada por trilheiros. Durante a baixa temporada, o Siriú é frequentado , em sua maioria, por pescadores, agricultores e artesãos.

Próxima parada da viagem: Praia de Garopaba…

Deixe um comentário