Viagens

Praia da Gamboa: morros, vegetação e baleias

A primeira parada da viagem pelas areias de Garopaba foi na Praia da Gamboa. A estrada que leva até lá, a partir da saída 253 na BR-101 por Paulo Lopes, é bem rústica, lembra uma colcha de retalhos: pedra, asfalto e terra batida. Alguns trechos são bons, outros precisam de cuidado. A melhor parte é que o caminho é sinalizado por placas. Não existe o risco de se perder.

11_Praia da Gamboa em Garopaba (Natália Cagnani)

A paisagem até a praia é bem diferente, com muitas casas em enormes terrenos (como fazendas com pastos e tudo), bois, vacas, cabras, galinhas. É tudo bem rural! Por um momento, você esquece que seu destino final é a praia. Até que depois de 10 quilômetros estrada adentro e verde para todos os lados, chegamos.

A Praia da Gamboa é de mar aberto, com ondas, cercada por morros, pequenas dunas e vegetação rasteira, além de uma vibe bem tranquila. Parece até uma praia escondida, com um ar bucólico, um retiro em um universo à parte.

Assim que paramos o carro e andamos até a praia, encontramos um casal olhando atentamente para o mar. Quando nos aproximamos, eles apontaram para o mar: “tem uma baleia ali”. Imagina a minha alegria. Já peguei a câmera e comecei a observar.

Aberta a temporada de observação das baleias francas

O litoral de Santa Catarina recebe visitantes ilustres todos os anos, no período de junho a novembro. São as baleias francas que viajam até os nossos mares para dar a luz e amamentar seus filhotes. O primeiro registro fotográfico da temporada de 2018 foi no dia 15 de junho na Praia do Rosa, em Imbituba.

Há relatos da passagem de baleias, mãe e filhote, pelo litoral do Espírito Santo, ainda mais cedo, em maio deste ano. De acordo com o site do Projeto Baleia Franca, foi o primeiro registro confirmado e, embora não seja o mais comum, pode acontecer.

De volta à Gamboa, tudo que eu consegui ver foi aquele jato de água que as baleias expelem e um pedacinho delas, submersas pelas ondas. O casal nos contou que a época dos saltos, quando os mamíferos aparecem mais, costuma acontecer mais tarde. Alguns dizem até que novembro é o melhor mês para observação.

Pequena “escalada” e vista 360° da Guarda e da Gamboa

Depois da emoção de ver um pouquinho e de saber que ali, embaixo das ondas, tinha uma baleia, provavelmente acompanhada por seu filhote, fizemos uma caminhada pelas areias da praia, em direção à Guarda do Embaú, até chegar em um paredão natural de pedras com uma escada, onde começa uma pequena “trilha”. A subida é suave e leva a uma vista panorâmica das praias da Gamboa e da Guarda do Embaú.

O cenário é lindo demais! Cada respiro era um clique, uma foto, um vídeo. O único “problema” foi o vento. Nossa! E como ventava naquele dia. Era difícil segurar o celular, enquanto eu alternava as fotos com a câmera.

Por ser mais afastada e com acesso difícil, a Praia da Gamboa fica fora do circuito turístico. Geralmente, é mais frequentada por moradores próximos e pescadores locais. É uma boa opção para quem curte praias mais rústicas e menos movimentadas. No dia que fomos, fora da temporada, tinha algumas pessoas fazendo passeios de quadriciclo. Fora isso, a sensação era de estar em uma praia deserta.

Próxima parada da viagem: Praia do Siriú…

Deixe um comentário