Dicas · Viagens

Todo o charme do Centro Histórico de Arraial d’Ajuda

Além das praias e falésias multicoloridas, o distrito de Arraial d”Ajuda conta com um Centro Histórico formado por uma praça bem no estilo de cidade do interior (com aquele clima aconchegante e hospitaleiro), uma igreja com traços de arquitetura açoriana e uma estátua pequena de Cristo, lojinhas coloridas ao redor com produtos típicos e artesanato da região.

84_Viagem a Arraial d'Ajuda, na Bahia (Natália Cagnani)

Além de produtos típicos da região e muita história, o centrinho também tem um tesouro, escondido bem atrás da igreja. Lá você vai encontrar uma grade com fitinhas do Senhor do Bonfim (como no Farol de Porto Seguro) e o mar em toda a sua imensidão como pano de fundo. A vista panorâmica das praias e de todo o verde que embeleza a cidade compensa. É lindo demais!

O centro de Arraial é pequeno, mas é tão bonitinho. Não é à toa que o lugar foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A cidade pode até ser praiana, mas o clima é aquele que a gente sente quando vai para o interior, sabe? Tranquilidade, hospitalidade e uma sensação de paz, exceto pelo tempo para explorar as lojinhas e conhecer os arredores.

Tivemos menos de 1h para andar por ali. Conseguimos visitar a igreja, o mirante logo atrás e algumas lojas de artesanato, mas minha recomendação é ir por conta para fazer o seu horário sem pressa. A não ser que você busque apenas um panorama geral e prefira passar mais tempo aproveitando as praias, aí vale fazer o passeio com uma agência.


Também tem a Rua do Mucugê, considerada a rua mais charmosa do Brasil. Com uma grande concentração de bares com música ao vivo e lojas, o ponto alto é a vida noturna. Não conhecemos, porque nossa cidade base era Porto Seguro.

Apesar da visita relativamente rápida, entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda, eu gostei muito mais de Arraial. O vilarejo é muito aconchegante, com suas ruas de paralelepípedos, arborizadas. E super convidativo para aproveitar a natureza em meio às falésias multicoloridas das praias da Pitinga e Taípe. É um lugar encantador e cheio de charme.

Para quem gosta de destinos mais rústicos, vale a parada. Se a viagem for solo, em casal ou com amigos, recomendo conhecer a cidade caminhando pelas praias, com tempo, ou de carro para encaixar Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva. Mas mesmo que seja só uma passagem, como a minha, inclua no seu roteiro de viagem. Vale muito a pena! No próximo post, vamos pegar um barco para conhecer três ilhas no litoral da Bahia

Deixe um comentário