Dicas · Viagens

Dicas de viagem: descobrindo sabores em Porto Seguro, da salada à massa

Minha principal pedida nos 5 dias que passei em Porto Seguro foi água de coco. Afinal, quer acompanhamento melhor para combinar com o calor de um lugar que está sempre em clima de verão e praia? Embora eu seja mais adepta de fazer minha própria comida quando viajo ou comprar coisas práticas e levar para o hotel, eu visitei alguns lugares bem bacanas para jantar ou tomar um lanche para compartilhar aqui com vocês.

Sou muito adepta de lugares saudáveis, com um cardápio de saladas bem completas, inclusive com opções vegetarianas, e pratos mais leves. Principalmente na hora de jantar. Bem pertinho do hotel, encontramos um lugar chamado Desfrutte Açaí Gourmet. Apesar do nome, eu quis provar uma salada vegetariana bem nutritiva e com grãos. Se eu tivesse mais tempo, teria provado o açaí também. O mais legal é que eu pude escolher cada ingrediente que faria parte do prato, desde as folhas verdes até os temperos para dar o toque final no sabor. Recomendo!

Indo um pouco para outro extremo, um pouco mais calórico, quero recomendar uma das minhas culinárias preferidas: a italiana. O restaurante também fica na região central de Porto Seguro, a poucos passos da primeira dica que deixei aqui. É o Armomio Trattoria. Com toalha xadrez nas mesas e um clima bem intimista, o lugar lembra uma cantina italiana. Os preços são levemente altos, mas o prato que experimentei valeu cada centavo.

Pedi uma lasanha verde, com massa de espinafre e recheio de ervilhas, abobrinha e outros legumes, além de um molho branco maravilhoso, com parmesão e pimenta do reino moída na hora. Para quem gosta da culinária da terra da botinha, recomendo provar, ainda mais depois de passar o dia na praia ou em passeios para conhecer as belezas naturais de Porto Seguro. Uma boa pedida para recarregar as energias!

Depois de um prato super leve e outro um pouco mais encorpado, digamos assim, falta acrescentar uma sobremesa para fechar as dicas com chave de ouro, não é mesmo? Eu visitei uma das sorveterias mais famosas por lá, a Coelhinho, na Passarela do Álcool. O lugar fica em um casarão em estilo colonial. Na fachada há um coelho pedalando uma bicicleta. É muito bonitinho e chama a atenção para entrar na sorveteria.

Os sabores de sorvetes, que trazem algumas variedades de frutas, vêm de receitas de um chef italiano que mora no Brasil. Como eu estava na Bahia, em meio ao calor nordestino, decidi provar os sorvetes italianos de goiaba e açaí. Os sabores são bem intensos. Minha mãe combinou milho verde com nozes, também bem marcantes.

No meu roteiro de viagem de cinco dias em Porto Seguro, experimentei outras coisas também, como a versão vegetariana do famoso acarajé com vatapá na beira da praia e um cappuccino com Nutella do Rei do Mate, um McFlurry com Ouro Branco, mas resolvi deixar minhas recomendações de lugares que chamaram a minha atenção. Por falar em fama, no próximo post vou contar como foi minha visita a um refúgio da natureza, cercado de verde e falésias a perder de vista. 😉

Deixe um comentário