Onde ficar em Porto Seguro? Diferente das minhas outras viagens, eu não escolhi o hotel onde me hospedei. Como a viagem para Porto Seguro foi um presente de aniversário da minha mãe, quem acertou todos os detalhes foi ela. Que presentão, hein? A única coisa que eu fiz foi montar nosso roteiro de viagem para aproveitar o clima quente e acolhedor da Bahia. Apesar de ser a primeira vez por lá, ficamos bem localizadas, na região central da cidade entre o Centro Histórico e a Passarela do Descobrimento.
O hotel escolhido foi o Casa Blanca Park Hotel, ao lado da estátua em homenagem a Pedro Álvares Cabral e a poucos minutos de caminhada do Centro Histórico, do Memorial do Descobrimento e da Passarela do Descobrimento. Também era bem perto do aeroporto, mais ou menos 15 minutos de carro.
Uma localização muito boa em relação à estrutura ao redor, com shoppings, mercados, farmácias e muitos restaurantes, só não tão boa para quem quer ficar perto das praias. Nada que um carro ou táxi não resolva. Ah! Pelo que ouvimos, o Uber ainda estava em fase de implantação. Eu tentei pedir um, mas não havia carros disponíveis naquele momento.
Assim como todos os baianos que conhecemos por lá, os recepcionistas eram muito simpáticos e prestativos. O hotel, por dentro, no caminho que leva do quarto até o salão onde o café da manhã é servido e, um pouco mais à frente, a piscina, é muito bonito, contato direto com a natureza. Extremamente arborizado. E com muitas peças de decoração, esculturas, vasos. Até a piscina é decorada com peixes e golfinhos, além de uma ponte bem bonitinha.
Todo esse emaranhado de verde, acompanhado pelo som de pássaros, era parte do quarto onde ficamos. Era nada mais, nada menos do que a vista da nossa sacada, com direito à rede para relaxar depois do café da manhã ou do almoço. O quarto era bem simples por sinal, relativamente pequeno e tinha uma cama de solteiro e uma cama de casal. Sem elevadores, mas com apenas um lance de escadas.
O café da manhã, em compensação, era muito bem servido. Se estivesse faltando algo na mesa, você poderia pedir ao garçom, sempre muito atencioso. Tinha frutas, variedades de pães e bolos e opções quentes. No meu caso, como vegetariana, tinha sempre ovos mexidos e pães de queijo. Só senti falta de coisas mais tradicionais da região, sabe? O mais típico que experimentei foi um suco de cacau natural. Lembro vagamente de uma viagem que fiz com a minha família há muito tempo por Fortaleza e Natal e lembro que tinha muita comida da região no café da manhã dos hotéis.
Em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a maior nota, eu daria 3 para o hotel. Para quem não faz questão de estar perto da praia e valoriza infraestrutura por perto, a localização é uma boa pedida, já que toda a parte histórica de Porto Seguro pode ser feita a pé. O café da manhã é muito bom, apesar de não oferecer coisas típicas da região. A parte interna do hotel, no caminho que liga os quartos às áreas de lazer é muito bonitinha.
A nota mediana é por dois imprevistos que aconteceram durante a nossa estadia. Um deles se deve ao barulho no nosso quarto depois das 21h para a limpeza da caixa d’água, se não me engano. A gente tinha voltado para o hotel depois de um dia de passeio, cansadas e aquele barulho parecia estar dentro do quarto. E o outro problema foi a consequência disso. A cor da água ficou amarela no chuveiro e na pia, sem aviso prévio. Imagina o susto, né? O pior é que a mudança na coloração aconteceu pelo uso de produtos químicos e acho que faltou sensibilidade por parte do hotel para nos avisar de possíveis transtornos.