Viagens

Porto Seguro: lá vem história, mais descobertas e uma vista panorâmica

Se Porto Seguro foi o ponto de partida para o descobrimento do Brasil, a região onde fica o Centro Histórico não leva este nome por acaso. O local é cheio de história e de descobertas que vão sendo reveladas ao longo da caminhada por suas casas coloniais coloridas ainda preservadas por influência da cultura açoriana, igrejas, museus e ruínas, além do Farol de Porto Seguro e também o Marco Zero do Descobrimento. A visita é quase que obrigatória para quem passa pela cidade. Afinal, foi onde um dos primeiros núcleos habitacionais do Brasil se instalou. Vamos conhecer mais!

01_Centro Histórico de Porto Seguro, Bahia (Natália Cagnani)

A primeira boa surpresa para quem chega ao Centro Histórico de Porto Seguro é descobrir que pode conhecer muitas atrações turísticas de uma só vez e a pé. Na entrada, você já se depara com uma feirinha de artesanato e mais à frente, muita história te espera, além de vários lugares para fotografar. Inclusive uma vista panorâmica para o mar. Ah! Nos arredores há guias que tentam te convencer a passear por ali com eles. Se você quiser, pode contratar um, claro, mas eu não recomendo. Eu sempre gosto de fazer meus passeios por conta para ter tempo de tirar fotos sem pressa e apreciar tudo no meu ritmo.

Localizado no alto de uma colina com uma vista impressionante para o mar, o lugar que abriga as origens do Brasil foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional e também como Patrimônio Natural da Humanidade. O ponto de partida da minha visita foi a Igreja de São Benedito, ao lado das ruínas da primeira escola jesuíta do Brasil.

Um pouco mais à frente, um índio pataxó posava para fotos enquanto mostrava o artesanato feito por sua tribo. Aliás, a presença dos índios por lá é muito forte. Muitos passeios incluem em sua rota uma visita por aldeias indígenas. Eu conheci um pouco da aldeia dos pataxós e vou mais sobre essa experiência em outro post.

Logo atrás do índio, a vista panorâmica para o mar já começava a aparecer. Do outro lado, o charmoso caminho formado pelo casario colonial, todo colorido, nos guia até o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal; as igrejas Nossa Senhora da Penha, padroeira de Porto Seguro, Nossa Senhora da Misericórdia; a Casa da Câmara e Cadeia, onde fica o Museu do Descobrimento.

Cada monumento vale uma foto, não apenas pelo visual e pela arquitetura tradicional que chama a atenção, mas também pelo próprio valor histórico do lugar. Só de andar por ali já dá para sentir um clima diferente no ar, afinal foi onde tudo começou.

As casinhas são tão coloridas por fora como por dentro, com inúmeras opções de artesanato e souvenirs. Também tem muitas peças de roupa, algumas bem características da região do Nordeste. Fiquei apaixonada! Além das casas, há barracas com comida típica como o acarajé, doces como a famosa cocada assada e muitas opções à base de cacau, temperos típicos como o azeite de dendê, além de bebidas tradicionais como cachaças artesanais.

Mais um pouco de caminhada, em direção à vista privilegiada para o mar, está o Farol de Porto Seguro. Todo branquinho, ele é bem menor do que eu imaginava, mas rende ótimas fotos. Atrás dele, tem uma espécie de “cerca” formada por aquelas fitinhas coloridas clássicas da Bahia, sabe?

Uma curiosidade! As fitas do Senhor do Bonfim são consideradas como um amuleto pelos baianos. Muita gente compra e faz um pedido antes de amarrar no braço, no tornozelo ou em grades espalhadas pelas cidades na Bahia. Reza a lenda que os desejos são realizados quando os nós das fitas se rompem espontaneamente.

E mar à vista! Mais um lugar para aproveitar a imensidão de uma visão panorâmica do mar e de um pedacinho da cidade. É lindo demais! Para tornar a lembrança ainda mais memorável, tem até um marco na ponta da colina, perto do farol, com o nome da cidade. Vá com paciência, porque todo mundo quer tirar uma foto ali para levar na bagagem como recordação. Entre na fila e aproveite!

O passeio pelo Centro Histórico de Porto Seguro é relativamente curto, mas vale muito a pena. É um lugar simples, cheio de história e ainda nos presenteia com uma vista panorâmica, sem qualquer custo. Os únicos gastos, se tiver, são nas lojinhas de artesanato ou para provar comidinhas típicas da Bahia. Eu gostei muito da visita e recomendo como parada obrigatória do roteiro de viagem para quem vai a Porto Seguro. 🙂

Deixe um comentário