Viagens

Descobrindo Porto Seguro, onde a história do Brasil começou

É hora de descobrir o Brasil, ou melhor, a Bahia, mais precisamente onde Pedro Álvares Cabral desembarcou no ano de 1500. A região formada pelas cidades de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte ficou conhecida como a Costa do Descobrimento, berço da história e da cultura do Brasil, além de ser considerada pela Unesco Patrimônio Natural Mundial. Minha viagem por Porto Seguro foi de 5 dias, passando por lugares famosos entre os turistas, momentos históricos e passeios inesquecíveis. Vem comigo!

06_Descobrimento_Porto Seguro, Bahia (Natália Cagnani)

Pouco mais de 518 anos depois da descoberta do Brasil, desembarquei em Porto Seguro pela primeira vez. Localizada no extremo sul da Bahia, a cidade é pequena, mas aconchegante, alegre e hospitaleira. Por ser tombada como patrimônio histórico, não tem prédios com mais de dois andares. Com construções mais baixas, é fácil ver a cidade de ponta a ponta. Coqueiros por toda a parte. Do aeroporto, já dá para ver um pedacinho do mar lá no fundo.

 

Porto Seguro conta com três distritos que atraem a atenção dos turistas que vão para lá: Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva. Logo na minha chegada, depois de fazer o check-in, levei minha mãe até a primeira parada do nosso roteiro de viagem, bem ao lado do hotel. Uma pequena praça, localizada na entrada do Centro Histórico abriga uma estátua em homenagem ao descobridor do Brasil. Com o braço estendido, Cabral aponta para um dos lugares mais visitados por lá, em direção à Passarela do Descobrimento.

Mas o grande atrativo da passarela começa quando o sol se põe. Então vou deixar esse passeio para daqui a pouco. Antes vou compartilhar com vocês uma outra visita. Bem, não foi bem uma visita, porque não chegamos a entrar. Só passamos em frente, tiramos algumas fotos e voltamos. Vocês já ouviram falar no Memorial da Epopeia do Descobrimento?

Como nosso hotel ficava na área central de Porto Seguro, dava para fazer muita coisa a pé por ali. Uma delas é uma caminhada até o Memorial do Descobrimento, um museu a céu aberto que fica na orla da Praia do Cruzeiro. Lá tem uma pequena trilha com vegetação nativa, réplicas de objetos antigos, uma oca com artesanato criado pelos índios e a grande atração: uma réplica da Nau Capitânia, embarcação que conduziu Cabral e sua tripulação até o Brasil. A entrada custa R$30 por pessoa.

O dia estava tão voltado a novas descobertas, que resolvemos fazer mais uma através da orla que leva até um dos lugares mais tradicionais de Porto Seguro. Um lugar que reúne lojinhas de artesanato, souvenirs, casinhas coloridas em estilo colonial, rendas, muitas rendas, produtos artesanais, castanhas, cacau em pó, cocada assada, chocolates artesanais, bebidas típicas da região, entre outras variedades. É a Passarela do Descobrimento.

A badalação mesmo começa quando o sol se põe. É a partir daí que as primeiras barracas são montadas ao longo da orla. Você encontra um pouquinho de tudo. E é um passeio muito agradável para fazer com a família ou com amigos depois de um dia visitando pontos turísticos ou curtindo as praias.

24_Descobrimento_Porto Seguro, Bahia (Natália Cagnani)

Tudo é bem iluminado e tranquilo. Uma parte dessa passarela, mais para a ponta da orla, é conhecida como a Passarela do Álcool. O destaque fica por conta das barracas iluminadas com luzes coloridas e decoradas com frutas. Lá é possível degustar bebidas tradicionais, inclusive sem álcool. Tem até um dos coquetéis mais famosos da região, o “capeta”, à base de leite condensado, vodka, pó de guaraná e algumas frutas. Eu não provei, mas escrevendo agora até fiquei com vontade de experimentar. Fica para uma próxima, quem sabe, né? No próximo post, eu vou contar como foi minha visita ao Centro Histórico de Porto Seguro…

Deixe um comentário