Depois de passar um fim de semana curtindo o frio na Serra Catarinense e tomando bons vinhos, vamos trocar as baixas temperaturas por um destino um pouco mais quente e os vinhos por uma água de coco bem gelada. A próxima parada do meu roteiro de viagem me levou para uma das cidades mais badaladas do litoral brasileiro e também uma das mais hospitaleiras. Falando em hospitalidade, a gente logo pensa no Nordeste, né? Oh terra para saber receber as pessoas, viu? Todo mundo muito querido, prestativo e querendo ajudar, com a maior boa vontade e sempre com um sorriso no rosto. O destino deste e dos próximos posts é Porto Seguro, na Bahia.

Por falta de tempo e pela distância, ainda não conheço tantas cidades quanto eu gostaria pelo Nordeste. Quando criança, fui para Fortaleza (Ceará) e Natal (Rio Grande do Norte). Tenho muita vontade de voltar, principalmente em Fortaleza. Tenho vontade também de pegar o carro e passar por todo o litoral nordestino, começando por Ilhéus (Bahia) até chegar em São Luís (Maranhão), com direito a uma paradinha em Fernando de Noronha. Ainda vou fazer essa rota e compartilhar aqui com vocês.


E não tem época para conhecer região, toda época é época. Nas quatro estações, a previsão é sempre de praia. Praias bonitas, praias mais rústicas, praias com ondas e com água calma, onde o mar se encontra com o rio e o visual muda dependendo do fluxo das marés. Claro que tem período com maior incidência de chuva, como agora entre o final de maio e o início de junho, que foi o momento da minha viagem.
Porto Seguro é uma cidade simples, mas extremamente hospitaleira e cheia de história. Com quase 150 mil habitantes (IBGE/2017), é um dos destinos preferidos de quem visita a Bahia em busca de um lugar ao sol em praias famosas como Trancoso ou nas piscinas naturais que se formam sob recifes e corais em áreas preservadas. É também um destinos preferidos de quem busca história, inspirada pelas casinhas coloridas no Centro Histórico e a influência da cultura açoriana na arquitetura. Afinal, foi lá que tudo tudo começou, quando Pedro Álvares Cabral desembarcou no Brasil no ano de 1500. No próximo post, eu conto mais sobre a costa do descobrimento…
Dessa vez, quem embarcou comigo até a Bahia foi a minha mãe. Foi nossa primeira viagem juntas e foi também o presente que ganhei de aniversário. Presente bom, hein? 😉