Onde ficar em Milano? Encontrar um bom hotel em uma localização ainda melhor em Milano não foi tarefa fácil. Quanto mais perto do Duomo, mais alto era o valor da diária. Quanto mais afastado, mais perdia em custo-benefício levando em conta os principais critérios para mim, localização e preço. Mais do que em qualquer outra cidade, eu precisava ficar perto das atrações turísticas, porque o meu tempo seria muito curto. Apesar de sair cedo de Venezia, só consegui começar a explorar Milano na metade do dia, pouco antes do meio-dia. Depois de estudar o mapa da cidade de ponta a ponta, ler reviews e analisar todos os hotéis em um perímetro que ia da estação Milano Centrale até a Basílica Santa Maria delle Grazie, onde eu visitei o Cenacolo Vinciano, consegui encontrar o melhor hotel para os meus pré-requisitos.

Eu me hospedei no Hotel Manin, no meio do caminho entre a estação de trem e o Duomo de Milano. Era o melhor custo-benefício disponível, em localização e próximo do budget que eu previa para hospedagem, um pouco acima, mas ao menos eu poderia fazer tudo a pé. A rua é bem tranquila, com pouco movimento de carros, e fica na frente do Parque Indro Montanelli, a mais ou menos 10 minutos de caminhada até o Teatro Alla Scala, a Galleria Vittorio Emanuele e o Duomo. A visita mais afastada era o Cenacolo Vinciano, a 32 minutos dali. Para mim, a escolha compensou muito.
Assim como a maioria dos hotéis, ganhei check-in antecipado, mas com dois bônus: uma varanda no quarto e uma vista super agradável para o parque. Foi bem relaxante depois de tantas trocas de trens e países em tão pouco tempo. O quarto era bem espaçoso, com uma cama confortável e frigobar incrementado com potinhos super bonitinhos de petiscos do próprio hotel, além de pantufa e um kit extra de higiene com algodão, cotonetes e lixa para unha, fora o xampu, condicionador e creme hidratante. Bem completo! Eu não aproveitei os petiscos, porque cada potinho custava €8. Pensei em levar de presente, mas o espaço nas malas não comportaria mais nada. Mas é sempre bom ter a opção. A iluminação do quarto também era muito legal, com várias opções de luzes, mais baixa ou para o ambiente todo.
Ah! O hotel também fica perto da famosa Corso Buenos Aires, local que recomendo para compras, porque você vai encontrar todos os tipos de preços, de marcas de luxo a lojas mais acessíveis. E o café da manhã é muito bom, servido no térreo ao lado da recepção, com variedade de opções. Tinha até tomate cereja. Achei bem diferente!
Em uma escala de 1 a 5, sendo 5 a maior nota, eu daria 5 para o hotel. A localização foi perfeita para o que eu procurava, perto de tudo e em uma rua tranquila. O quarto era espaçoso, confortável e moderno, com varanda e várias amenidades para os hóspedes. O café da manhã tinha uma boa oferta de opções. Recomendo o hotel pela localização e pela estrutura ao redor. Eu voltaria a me hospedar por lá em uma nova visita a Milano.