O que comer em Firenze? Opções não faltam na culinária italiana, nem fartura na mesa. Fazia muito frio. E dias frios pedem um bom prato de sopa para acompanhar, não é mesmo? Esta foi a pedida para esquentar um pouco a noite e dar energia para andar pelas ruas da cidade sem pressa, aproveitando ao máximo meu tempo por lá. Só que a escolha não terminou por aí. Para completar, uma boa taça de vinho italiano e uma sobremesa tradicional.
Vocês já sabem que eu queria provar tudo que tivesse de mais tradicional em cada destino da viagem. Então eu fiz uma pesquisa antes de procurar um restaurante para descobrir os pratos típicos da região, além dos já conhecidos, como pizza e massa. Vi duas opções: Pappa al Pomodoro ou Ribollita. A primeira receita é feita com pão italiano banhado em um caldo de tomate, enquanto a segunda é uma sopa criada a partir da combinação de vegetais cozidos que sobraram de outros pratos e azeite de oliva extra virgem fresco. Uma iguaria da região da Toscana.

Por recomendação do garçom, escolhi a segunda opção. Ele me disse que era dos pratos mais típicos da região. Na próxima viagem à Itália, quero provar o outro. Ah! Fui no restaurante La Borsa, que fica na Via Por Santa Maria, rua mais comercial de Firenze, onde se concentram lojas de várias marcas como Benetton, H&M, Desigual, entre outros nomes conhecidos. A Ribollita é maravilhosa! O azeite de oliva é forte e marcante no sabor. Recomendo para quem quiser experimentar. E combina muito bem com uma taça de vinho. Nem lembrava mais que estava frio do lado de fora do restaurante.

Para arrematar o prato, provei o famoso tiramisu. Eu tinha uma ideia bem diferente de sabor desse doce. Pensei que fosse mais docinho e mais cremoso, mas não caiu muito bem no meu paladar. Não sei se foi o que eu provei no restaurante ou se realmente não é um doce para mim. Faltou sabor, sabe? Quando eu voltar na Itália, vou tentar provar novamente em outro lugar para comparar e descobrir se gosto ou não.
Esta foi a experiência da primeira noite, depois de conhecer os principais pontos turísticos de Firenze. No segundo dia, quis ficar mais um tempo perto do Duomo de Firenze, antes de voltar para o hotel para a minha próxima viagem.

Então fiz um lanchinho no Mariotto, perto do Eataly. Pedi uma minipizza de berinjela e um panino vegetariano com capuccinno. A pizza era pequena, mas muito mais saborosa do que a que eu provei em Roma. Por isso, sempre é bom experimentar o mesmo prato em diferentes lugares. Você pode se surpreender!