Pessoal

Halo Solar ilumina o céu de Florianópolis

Gente! Quem olhou para o céu hoje? Eu sei que estamos no meio de um roteiro de viagem pela Europa, mas eu queria muito compartilhar o que vi hoje com vocês aqui em Florianópolis. A manhã começou bem diferente por aqui, em São José, Blumenau, Joinville e em outras cidades de Santa Catarina, inclusive em Foz do Iguaçu, no Paraná, mas lá o fenômeno aconteceu no domingo.

Halo solar em Florianópolis

Quem olhou para o céu hoje viu um enorme anel de luz ao redor do sol, lembrando uma grande auréola, e outro círculo mais afastado, com as cores do arco-íris. Lindo demais! Quando fiquei sabendo que algo acontecia no céu, vi um arco-íris em forma de anel e com as cores mais nítidas que o normal. Depois de admirar e de questionar ao mesmo tempo, olhei um pouco mais para cima e vi o anel ao redor do sol.

O fenômeno, que foi o assunto do dia por aqui, é conhecido como halo solar, formado pelo encontro entre os raios solares e as partículas de gelo na atmosfera. Dependendo das condições meteorológicas, é possível ver mais de um anel, com cores mais ou menos nítidas conforme o lugar de onde é observado. Os meteorologistas dizem que isso não é raro e que muitas vezes passa despercebido aos nossos olhos. Não sei se é a primeira vez que acontece aqui em Florianópolis, mas é a primeira vez que vejo ao vivo. Sempre vi fotos pela internet e agora aconteceu na vida real. 🙂

Este slideshow necessita de JavaScript.

As primeiras fotos começaram a pipocar nas mídias sociais por volta das 11h, mostrando pontos diferentes da cidade. Registrei algumas imagens para compartilhar aqui com vocês. Eu me lembrei muito daquelas cenas de filme que mostram a chegada de alienígenas ou até mesmo um portal se abrindo para outra dimensão. Teve gente que lembrou também do famoso Genkidama de Goku, do anime Dragon Ball. Seja como for, não dá para negar que a vista fascina.

Existe também o halo lunar, mas dizem que este fenômeno é mais raro e só acontece em época de lua cheia. Raro ou não, eu não conseguia parar de olhar o céu. Vejo muitos arco-íris por aqui, mas geralmente eles passam tão rápido. É o tempo de tirar uma foto. Até as 14h, última vez que olhei para a janela, o halo solar ainda iluminava o céu.

Deixe um comentário