
O que comer em Bruxelles? Opções não faltam, mas se você procura algo bem tradicional da Bélgica, recomendo um restaurante na região central, perto do meu hotel. São dois lugares, na verdade, um ao lado do outro, na esquina que dá de frente para uma praça. Um é especializado em batatas-fritas, enquanto o outro tem uma variedade maior de lanches, incluindo as próprias batatas e os tradicionais waffles. Fui no segundo, o Aux Gaufres de Bruxelles, porque eu queria provar as famosas batatas-fritas belgas e, claro, um waffle legítimo belga com recheio de morangos e chocolate como sobremesa.
As batatas-fritas não são finas, nem crocantes. Sozinhas, não tinham nada de mais, nem de menos. O diferencial delas está no acompanhamento, muito comum pela Bélgica. Lá não se come batata sem pelo menos um molho para combinar. No cardápio, tinha opções tradicionais que encontramos aqui no Brasil, como o ketchup, mas também tinha molhos diferenciados. Pedi um que ainda não tinha experimentado em nenhum outro lugar – o molho beárnaise (sweet lemon dressing) – feito à base de gemas de ovo e suco de limão. Achei muito bom e super recomendo!

O waffle belga é diferente do waffle americano no sabor e na aparência. Isso porque a massa não leva os mesmos ingredientes. Enquanto o waffle americano é docinho e macio por causa do fermento utilizado em bolos e tem o formato redondo ou quadrado, o waffle belga é levemente salgado e crocante porque leva fermento de pão e tem o formato retangular. Além disso, os waffles belgas são exageradamente “recheados”. É de comer com os olhos! O que eu pedi veio com muitos morangos em cima e um potinho à parte com o chocolate. Uma perdição! Eu quis sentar para apreciar, mas você encontra barraquinhas de waffle por toda parte, com preços que começam em €1.

Para acompanhar, pedi um Hot Wine (Vin Chad), bebida típica com especiarias muito consumida no frio na época de Natal. Foi recomendação da casa. Não conheço a receita, mas vi uma estrela de anis no fundo da taça e uma rodela de laranja para dar o toque final. No início, achei muito bom e super quentinho para aquecer do frio que fazia na rua. Depois, ficou um pouco enjoativo, bem de leve. Mas gostei de provar e tomaria de novo. Fica a dica aos viajantes!
Ah! Perto dali tem vários hotéis e, na frente de um deles, atravessando a praça tem uma estátua toda branca em homenagem aos Smurfs. É ali que fica também uma loja só com produtos relacionados aos personagens azuis. Aliás, a cidade tem muitos points com estátuas de quadrinhos e artes pelas ruas.